Colégio Mackenzie Brasília é avaliado com notas altas no PISA para Escolas
20 de agosto de 2024 | Colégios Destaque
Em um índice recentemente divulgado pelo PISA para Escolas, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) recebeu excelentes notas de proficiência em nível de Leitura, Matemática e Ciências de seus alunos. As médias são superiores aos dados obtidos pelo programa internacional em âmbito nacional e muito semelhantes a países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Além disso, as notas indicam que existe uma proximidade nos índices por gênero e de diferenças socioeconômicas, o que evidencia uma grande igualdade no ensino mackenzista.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) é um exame que avalia os níveis de educação de um país e o compara com o restante do mundo. O mesmo programa também fornece, quando solicitado, um levantamento específico para cada escola, o PISA para Escolas, que foi realizado no CPMB, indicou as notas em comparação com o Brasil e com a OCDE.
O índice comparou os dados do Mackenzie Brasília em relação ao índice obtido pela prova no Brasil e em relação à média entre os países que integram a OCDE. No Brasil, foram avaliadas 599 escolas e na OCDE foram 11.122 instituições de ensino. Foram avaliados alunos de 15 anos em 2023.
No quesito Leitura, o CPMB obteve índice de proficiência de 480, que foi considerado significativamente maior do que a pontuação no Brasil (410) e semelhante à OCDE (476). O levantamento avaliou a capacidade dos estudantes de Localizar Informação, Compreender e Refletir e Avaliar sobre diferentes formas textuais.
De acordo com a professora Valéria Guedes, mentora de Língua Portuguesa do CPMB, o resultado comprova a excelência do trabalho de incentivo à leitura e compreensão textual desenvolvido no Mackenzie. Ela afirma, ainda, que o índice é uma consequência da inovação em metodologias criativas e ativas, além do acompanhamento individual e preciso ao estudante.
“Os dados de 2023 são resultados da qualidade do corpo docente, das metodologias criativas de ensino, associadas a recursos tecnológicos de incentivo à leitura, da infraestrutura e acervo da Biblioteca da instituição, somado ao propício ambiente escolar capaz de estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes”, apontou.
Em Matemática, os alunos do Mackenzie Brasília tiveram um índice de proficiência de 491, significativamente maior do que o brasileiro (379) e semelhante à OCDE (472). O programa avaliou os quesitos Formular (de identificar a matemática na situação-problema), Aplicar e Interpretar Resultados.
A professora Raíta Lopes, mentora de Matemática do CPMB e coordenadora de Olimpíadas matemáticas, explicou que os alunos do Mackenzie têm a Matemática abordada a partir da memorização, elaboração e estratégias de controle. Além disso, ela aponta o incentivo da Instituição na participação dos estudantes em competições da área.
“A unidade de Brasília incentiva profundamente a participação nas Olimpíadas de Matemática, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, treinando diariamente os estudantes para a resolução de problemas complexos no Centro de Treinamento Olímpico (CTO). Finalmente, a matemática é desenvolvida de maneira prática, seja nas aulas, seja nas trilhas orientadas, nos projetos e nas atividades avaliativas trimestrais”, destacou.
Já em Ciências, a proficiência mackenzista foi de 491, significativamente maior do que a pontuação no Brasil (403) e semelhante à OCDE (485). Nessa área do conhecimento, a prova avaliou as capacidades de Explicar, Avaliar e Planejar, e Interpretar Cientificamente.
Para o professor Rodrigo Borges, tutor de Ciências Biológicas, a estrutura de laboratórios e a qualidade na formação acadêmica dos professores foram os diferencias para o bom índice dos alunos. “Da equipe de professores de ciências da natureza, cinco dos oito professores apresentam mestrado ou alguma pós-graduação, o que está relacionado ao desempenho positivo no PISA, portanto, investir na formação continuada dos professores pode ser uma boa estratégia para melhorar ainda mais os resultados”, avaliou ele.
A professora Valéria destaca que os índices dos alunos em todas áreas evidenciam a qualidade do ensino mackenzista. “O trabalho com ênfase em Leitura, Matemática e Ciências são áreas imprescindíveis à completa formação dos estudantes, visto que conduzem ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao sucesso acadêmico, profissional e emocional dos discentes”.
Além de indicar os pontos fortes dos alunos, o PISA para Escolas também apontou áreas estratégicas para a instituição de ensino avançar. “Os dados do PISA oferecem uma visão abrangente e detalhada sobre a eficácia das práticas educacionais, identificando áreas de sucesso e de melhoria, e fornecendo uma base sólida para políticas educacionais mais eficazes e adaptativas”, disse a professora Raíta.
Igualdade no ensino
Os PISA para Escolas também evidenciou que o ensino do CPMB caminha com os estudantes em níveis de igualdade. A partir dos dados, em todas as áreas avaliadas, meninos e meninas possuíram performance semelhante. Além disso, quando são avaliados a partir das diferenças socioeconômicas, os alunos apresentam, também, desempenho semelhante.
“A igualdade nas notas é o indicativo de que o CPM Brasília promove um ambiente de aprendizado equitativo, onde os estudantes têm oportunidades iguais de sucesso, o que se relaciona às práticas pedagógicas inclusivas e à valorização da diversidade desenvolvidas pela instituição”, apontou a professora Valéria Guedes.
Habilidades socioemocionais
Outra revelação obtida a partir dos dados do PISA para Escolas mostra as competências socioemocionais dos estudantes. Nesse quesito, os alunos do Mackenzie Brasília evidenciaram Autocontrole com o clima e disciplina em sala de aula; Otimismo sobre a percepção sobre a saúde; Otimismo em relação à satisfação com a vida em geral.
Para a professora Valéria, isso mostra o cuidado que o Mackenzie tem em se preocupar com o ensino além da sala de aula, em uma formação integral do ser humano. “O notável resultado testifica que a educação no Mackenzie Brasília ultrapassa a esfera do conteúdo curricular, preparando os alunos para o enfrentamento de desafios complexos, promovendo-lhes a autonomia que os conduzirão à cidadania ativa e consciente”, finalizou ela.
Notícias Relacionadas
Estudantes do Colégio Mackenzie Brasília conquistam medalhas em importantes competições de Matemática
Colégio foi destaque entre as instituições privadas do Distrito Federal
Colégios
Livro infantil "Ela ainda está aqui" aborda o Alzheimer com sensibilidade
Obra de professoras do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo traz ilustrações e propostas didáticas
Cultura
Novo diretor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília toma posse
Novo gestor pretende tornar a FPMB mais presente na vida de Brasília
Faculdades
MackGraphe recebe a visita da Marcopolo, da área de transporte
Visita técnica discutiu possibilidades de parceria na área de pesquisa e inovação em nanomateriais
Instituto
Aluno de Economia da Faculdade Mackenzie Rio tem monografia premiada
Estudante escreveu o trabalho final do curso sobre o futebol como negócio
Faculdades
Intermack: evento esportivo movimenta o Colégio Mackenzie Brasília
Competição reuniu cerca de 1800 estudantes
Esportes
Atletas apoiados pelo Colégio Mackenzie Brasília são destaque no esporte brasileiro
Brasilienses participam das seleções de natação e nado artístico
Esportes
Mackenzie Brasília sedia Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais e Copinha Brasil
Os melhores atletas brasileiros de saltos ornamentais participarão da competição, considerado o maior torneio nacional de base da modalidade. A…
Esportes
Aluno do Colégio Mackenzie Brasília conquista a maior nota de matemática no Enem
Estudante tirou 958,6 na prova e diz que tem muita persistência
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa