Garota em sala de aula com a mão levantada sentada na sua carteira

Colégio Mackenzie retoma aulas presenciais

18 de novembro de 2021 | Atualidades Colégios Destaque

Em 2020, foi necessário interromper as atividades acadêmicas devido à pandemia de covid-19. Porém, desde outubro do ano passado, de forma gradativa, as aulas voltaram a acontecer de forma presencial nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), com todas as medidas de segurança como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.

Conversamos com as orientadoras pedagógicas Ana Junqueira, do Fundamental I de São Paulo; Flávia Giacomin, do Fundamental II de São Paulo; Laura Pires, da Educação Infantil de Brasília; e Sandra Ferrari do Ensino Médio de Tamboré para entender como os alunos estão lidando com o retorno à rotina escolar. Confira:

A espera pelo retorno

O ensino remoto foi um momento desafiador para os professores e para os alunos, já que ambos aguardavam o dia de voltar à “normalidade”. A orientadora Flávia Giacomin afirma que a equipe técnica da unidade sempre acompanhou os posicionamentos de especialistas e autoridades para que o retorno pudesse acontecer sem ninguém ser prejudicado.

“A equipe compreendia as oportunidades e fragilidades das aulas on-line e estava ciente dos desafios que deveriam ser superados com o início do ensino híbrido. Certamente, foi um momento muito esperado por todos e penso que as escolas do mundo inteiro ansiavam por este momento”, conta ela.

Para a orientadora Laura Pires, a pandemia foi um grande marco para a educação como um todo. “O ensino on-line demandou dos professores uma reinvenção e muita resiliência para transformar suas casas em salas de aula remotas. Podemos dizer que foi uma longa espera, mas o melhor fruto deste tempo foi o estreitamento do vínculo família e escola, e o grande reconhecimento e valorização dos profissionais da educação infantil”, expressa.

Recepção dos alunos

Na unidade São Paulo, o retorno foi marcado pelo dia do abraço, em que foram utilizadas capas de chuvas e face shields. Assim, os estudantes e funcionários puderam se abraçar com os cuidados necessários e as capas eram descartadas após o contato físico. “Foram momentos inesquecíveis em que alunos e educadores se alegraram e verbalizaram o quanto foi bom e emocionante voltar a abraçar, mesmo que de forma diferente”, revela Ana Junqueira.

De acordo com a orientadora Laura, na unidade de Brasília foram desenvolvidos trabalhos de conscientização com crianças ao longo da pandemia e no retorno. “Além de orientá-las sobre os protocolos, também falamos sobre a importância de confiar em Deus mesmo em momentos difíceis e criamos recursos para que pudessem demonstrar afeto e generosidade de maneiras alternativas” completa.

“Escola silenciosa não é escola! O som das crianças no local significa muito aprendizado, experimentação e diversão”, diz Laura.

A Equipe Técnico-Pedagógica do Colégio Tamboré realizou o Projeto Acolhimento - Recomeço, com recepção, dinâmicas, devocional, rodas de conversas, músicas e palestras. “O propósito do projeto foi de dar as boas-vindas aos alunos e toda comunidade escolar num gesto de amor e de acolhimento sincero, e curar feridas”, explica a orientadora pedagógica Sandra Ferrari, sobre o plano de “desconfinamento”, que proporcionou um retorno acolhedor e harmonioso, sobretudo no aspecto socioemocional.

Apesar de alguns alunos estarem inseguros e fragilizados com a situação incerta da pandemia, Flávia conta que a maioria está feliz e já adaptada à nova rotina. “Há aqueles que enfrentaram dificuldades durante este período e, agora, estão reconstruindo uma rotina de estudos, buscando superar possíveis lacunas no processo de aprendizagem. Unânime é a felicidade de voltar a socializar, reencontrar e conviver diariamente com os amigos”, destaca.

O desenvolvimento dos alunos e dos professores

As orientadoras concordam que os alunos têm surpreendido com seus avanços, e se tornando cada vez mais protagonistas no processo, que não parou mesmo no período de aulas remotas. Mas não foram só eles. Segundo Sandra, os professores estão mais maduros e experientes. “Aprenderam a transitar entre o ensino remoto e presencial. Exploraram novas formas de ensinar, utilizaram as metodologias ativas para potencializar a aprendizagem, combinando tecnologias e ferramentas para atingirem melhores resultados de desempenho dos nossos alunos”, conta.

Para Flávia, quem escolheu educar, há tempos entendeu que precisa ser criativo e flexível. “Não foi por causa da pandemia que o professor aprendeu a se reinventar, é um processo que acontece há alguns anos. Os professores voltaram a ensinar da forma como faziam antes da pandemia, mas com a vantagem de não abandonar os recursos tecnológicos que, agora, eles dominam melhor”, ressalta.

Ana conta que é o momento de retomar atividades importantes e de colocar em prática o que foi aprendido neste tempo. “Estar de volta, primeiramente, representa a graça e o amor de Deus por nós, significa a vida que nos foi preservada e uma chance para valorizarmos o hoje como presente, nas nossas vidas e nas vidas de nossos alunos”, aponta.

Esse tempo de distanciamento trouxe a certeza de que o convívio com o outro, a troca e o compartilhamento de experiências são essenciais para o desenvolvimento, individual e coletivo, na opinião da orientadora Sandra. “A criança e o jovem longe da escola perdem habilidades sociais e até mesmo os conflitos gerados pela convivência e os impasses cotidianos são importantes, pois são elementos relevantes para a aprendizagem”, finaliza.

Amai o SENHOR, vós todos os seus santos. O SENHOR preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo. Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.

Salmos 31: 23-24

Notícias Relacionadas

Três mulheres sentadas em uma mesa alegres juntando suas mão ao centro
Inovação e desenvolvimento de carreira permearam o encontro de Educação Básica no Mackenzie

Evento do Mackenzie capacita equipe pedagógica  

Pesquisa e Inovação

Criança sentada na mesa da sala de aula fazendo experimentos
Colégio Mackenzie coloca em prática a Cultura Maker

Laboratórios com tecnologias são fornecidos para os estudantes aprenderem na prática

Atualidades

Imagem mostra uma menina escrevendo em um folha e um notebook a frente
10 dicas para quem vai encarar os grandes vestibulares

Preparamos algumas recomendações para você arrasar no hora das provas

Atualidades

Imagem contém livros, uma maça, um relógio, um óculos, um recipiente com lápis e um menino no fundo.
Educação Empreendedora é desenvolvida nos Colégios Presbiterianos Mackenzie

Saber empreender é diferencial no mercado de trabalho e jovens aprendem desde cedo a colocar isso em prática  

Colégios

Imagem mostra uma bola de futebol
MackEsporte incentiva práticas esportivas no Colégio Presbiteriano Mackenzie

Projetos mostram que atividade física faz a diferença na formação do aluno  

Esportes

MackInFono: Informativo aborda questões científicas relacionadas ao meio acadêmico

Projeto é compartilhado com colaboradores, pais e responsáveis dos alunos do CPM

Colégios

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades