![Garota em sala de aula com a mão levantada sentada na sua carteira](/fileadmin/ARQUIVOS/Public/top/midias_noticias/noticias/2021/NOT%C3%8DCIAS_GEST%C3%83O_DE_CONTE%C3%9ADO_2021/Col%C3%A9gio_Mackenzie_retoma_aulas_presenciais.jpg)
Colégio Mackenzie retoma aulas presenciais
18 de novembro de 2021 | Atualidades Colégios Destaque
Em 2020, foi necessário interromper as atividades acadêmicas devido à pandemia de covid-19. Porém, desde outubro do ano passado, de forma gradativa, as aulas voltaram a acontecer de forma presencial nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), com todas as medidas de segurança como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.
Conversamos com as orientadoras pedagógicas Ana Junqueira, do Fundamental I de São Paulo; Flávia Giacomin, do Fundamental II de São Paulo; Laura Pires, da Educação Infantil de Brasília; e Sandra Ferrari do Ensino Médio de Tamboré para entender como os alunos estão lidando com o retorno à rotina escolar. Confira:
A espera pelo retorno
O ensino remoto foi um momento desafiador para os professores e para os alunos, já que ambos aguardavam o dia de voltar à “normalidade”. A orientadora Flávia Giacomin afirma que a equipe técnica da unidade sempre acompanhou os posicionamentos de especialistas e autoridades para que o retorno pudesse acontecer sem ninguém ser prejudicado.
“A equipe compreendia as oportunidades e fragilidades das aulas on-line e estava ciente dos desafios que deveriam ser superados com o início do ensino híbrido. Certamente, foi um momento muito esperado por todos e penso que as escolas do mundo inteiro ansiavam por este momento”, conta ela.
Para a orientadora Laura Pires, a pandemia foi um grande marco para a educação como um todo. “O ensino on-line demandou dos professores uma reinvenção e muita resiliência para transformar suas casas em salas de aula remotas. Podemos dizer que foi uma longa espera, mas o melhor fruto deste tempo foi o estreitamento do vínculo família e escola, e o grande reconhecimento e valorização dos profissionais da educação infantil”, expressa.
Recepção dos alunos
Na unidade São Paulo, o retorno foi marcado pelo dia do abraço, em que foram utilizadas capas de chuvas e face shields. Assim, os estudantes e funcionários puderam se abraçar com os cuidados necessários e as capas eram descartadas após o contato físico. “Foram momentos inesquecíveis em que alunos e educadores se alegraram e verbalizaram o quanto foi bom e emocionante voltar a abraçar, mesmo que de forma diferente”, revela Ana Junqueira.
De acordo com a orientadora Laura, na unidade de Brasília foram desenvolvidos trabalhos de conscientização com crianças ao longo da pandemia e no retorno. “Além de orientá-las sobre os protocolos, também falamos sobre a importância de confiar em Deus mesmo em momentos difíceis e criamos recursos para que pudessem demonstrar afeto e generosidade de maneiras alternativas” completa.
“Escola silenciosa não é escola! O som das crianças no local significa muito aprendizado, experimentação e diversão”, diz Laura.
A Equipe Técnico-Pedagógica do Colégio Tamboré realizou o Projeto Acolhimento - Recomeço, com recepção, dinâmicas, devocional, rodas de conversas, músicas e palestras. “O propósito do projeto foi de dar as boas-vindas aos alunos e toda comunidade escolar num gesto de amor e de acolhimento sincero, e curar feridas”, explica a orientadora pedagógica Sandra Ferrari, sobre o plano de “desconfinamento”, que proporcionou um retorno acolhedor e harmonioso, sobretudo no aspecto socioemocional.
Apesar de alguns alunos estarem inseguros e fragilizados com a situação incerta da pandemia, Flávia conta que a maioria está feliz e já adaptada à nova rotina. “Há aqueles que enfrentaram dificuldades durante este período e, agora, estão reconstruindo uma rotina de estudos, buscando superar possíveis lacunas no processo de aprendizagem. Unânime é a felicidade de voltar a socializar, reencontrar e conviver diariamente com os amigos”, destaca.
O desenvolvimento dos alunos e dos professores
As orientadoras concordam que os alunos têm surpreendido com seus avanços, e se tornando cada vez mais protagonistas no processo, que não parou mesmo no período de aulas remotas. Mas não foram só eles. Segundo Sandra, os professores estão mais maduros e experientes. “Aprenderam a transitar entre o ensino remoto e presencial. Exploraram novas formas de ensinar, utilizaram as metodologias ativas para potencializar a aprendizagem, combinando tecnologias e ferramentas para atingirem melhores resultados de desempenho dos nossos alunos”, conta.
Para Flávia, quem escolheu educar, há tempos entendeu que precisa ser criativo e flexível. “Não foi por causa da pandemia que o professor aprendeu a se reinventar, é um processo que acontece há alguns anos. Os professores voltaram a ensinar da forma como faziam antes da pandemia, mas com a vantagem de não abandonar os recursos tecnológicos que, agora, eles dominam melhor”, ressalta.
Ana conta que é o momento de retomar atividades importantes e de colocar em prática o que foi aprendido neste tempo. “Estar de volta, primeiramente, representa a graça e o amor de Deus por nós, significa a vida que nos foi preservada e uma chance para valorizarmos o hoje como presente, nas nossas vidas e nas vidas de nossos alunos”, aponta.
Esse tempo de distanciamento trouxe a certeza de que o convívio com o outro, a troca e o compartilhamento de experiências são essenciais para o desenvolvimento, individual e coletivo, na opinião da orientadora Sandra. “A criança e o jovem longe da escola perdem habilidades sociais e até mesmo os conflitos gerados pela convivência e os impasses cotidianos são importantes, pois são elementos relevantes para a aprendizagem”, finaliza.
Amai o SENHOR, vós todos os seus santos. O SENHOR preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo. Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.
Salmos 31: 23-24
Notícias Relacionadas
![Três mulheres sentadas em uma mesa alegres juntando suas mão ao centro](/fileadmin/_processed_/8/d/csm_Encontro_de_Educa%C3%A7%C3%A3o_B%C3%A1sica_do_Mackenzie_a866c813ef.jpg)
Inovação e desenvolvimento de carreira permearam o encontro de Educação Básica no Mackenzie
Evento do Mackenzie capacita equipe pedagógica
Pesquisa e Inovação
![Criança sentada na mesa da sala de aula fazendo experimentos](/fileadmin/_processed_/0/4/csm_Cultura_Maker_63c3d02d78.jpg)
Colégio Mackenzie coloca em prática a Cultura Maker
Laboratórios com tecnologias são fornecidos para os estudantes aprenderem na prática
Atualidades
![Imagem mostra uma menina escrevendo em um folha e um notebook a frente](/fileadmin/_processed_/f/a/csm_10_Dicas_para_quem_vai_encarar_os_grandes_vestibulares_79c85f8536.jpg)
10 dicas para quem vai encarar os grandes vestibulares
Preparamos algumas recomendações para você arrasar no hora das provas
Atualidades
![Imagem contém livros, uma maça, um relógio, um óculos, um recipiente com lápis e um menino no fundo.](/fileadmin/_processed_/3/6/csm_Educa%C3%A7%C3%A3o_Empreendedora_%C3%A9_compet%C3%AAncia_desenvolvida_no_Col%C3%A9gio_Presbiteriano_Mackenzie_f7613115f9.jpg)
Educação Empreendedora é desenvolvida nos Colégios Presbiterianos Mackenzie
Saber empreender é diferencial no mercado de trabalho e jovens aprendem desde cedo a colocar isso em prática
Colégios
![Imagem mostra uma bola de futebol](/fileadmin/_processed_/1/d/csm_MackEsporte_incentiva_pr%C3%A1ticas_esportivas_no_Col%C3%A9gio_Presbiteriano_Mackenzie_6a94fac199.jpg)
MackEsporte incentiva práticas esportivas no Colégio Presbiteriano Mackenzie
Projetos mostram que atividade física faz a diferença na formação do aluno
Esportes
![](/fileadmin/_processed_/8/3/csm_MackInfono_a8f4de72db.jpg)
MackInFono: Informativo aborda questões científicas relacionadas ao meio acadêmico
Projeto é compartilhado com colaboradores, pais e responsáveis dos alunos do CPM
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa