Imagem retrata bolinhas amarelas e cada uma representando um humor

Colégios Mackenzie utilizam diferentes estratégias para atender demandas socioemocionais

28 de setembro de 2021 | Saúde e Bem-Estar Colégios Destaque

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais tem como objetivo fazer o estudante reconhecer, denominar e entender suas emoções para a tomada de decisões responsáveis. Além da prática já ser comum nos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), ela ganha ainda mais força no trabalho com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As competências socioemocionais, autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável estão presentes nas 10 competências gerais da Base, portanto, devem fazer parte de todo o currículo escolar, do Ensino Infantil ao Ensino Médio. No Mackenzie, diferentes estratégias foram desenvolvidas a fim de atender às demandas socioemocionais e às determinações da BNCC para a Educação Básica. Compreender a importância de focar nessas habilidades e competências é imprescindível para lidar com as emoções e fortalecer a inteligência emocional dos alunos.

A orientadora educacional do CPM Tamboré, Keila Frassei, aponta que o trabalho com habilidades socioemocionais é essencial para o desenvolvimento global dos alunos, "pois ajusta a maneira dos estudantes de se relacionarem e de perceberem o outro no contato social diário", destaca.

Segundo ela, é no ambiente escolar que a criança amplia os contatos sociais e começa, gradativamente, a elaborar estratégias para interagir com a diversidade de novas pessoas, trazendo à tona conflitos, vitórias, mas também a frustração, o medo e, por vezes, a insatisfação.

“Ouvir o ‘não’, compartilhar regras e estabelecer uma rotina diferente da que conhece em sua casa proporcionam um movimento que atinge diretamente o emocional infantil, trazendo, inicialmente, o desconforto. Contudo, na sequência, isso traz crescimento, força e novos recursos para o seu desenvolvimento'', acrescenta Keila.

Na prática  

O Castelo das Emoções é um projeto-piloto iniciado em agosto deste ano, no CPM Tamboré, mas deve ser ampliado para todas as unidades. É baseado em um livro escrito pela professora Keila Frassei e retrata esse caminho de apropriar-se das próprias emoções, utilizando como metáfora as partes que compõem um castelo como universo das emoções humanas - que necessitam de tempo e planejamento para que sejam edificadas, desde a infância. 

“Com estratégias lúdicas, crianças e adolescentes são estimulados a identificar suas emoções e aprimorar as competências socioemocionais. As atividades no ambiente escolar os auxiliarão a compreender e modelar as emoções que serão despertadas durante esse processo de autoconhecimento. Ao longo do semestre, acolheremos também os pais, com o intuito de agregar novas ferramentas que os capacitem a compreender a fase emocional que os filhos estão e a melhor forma de ajudá-los a lidar com suas dificuldades”, destaca a orientadora.

O alvo principal é o desenvolvimento global do aluno baseado numa tríade: aspectos cognitivos, emocionais e espirituais. “Como Escola Confessional Cristã, cremos na direção de Deus e faremos o trabalho em parceria com a família”, finaliza Keila Frassei.

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.

Provérbios 25:28

 

Notícias Relacionadas

Imagem contém livros, uma maça, um relógio, um óculos, um recipiente com lápis e um menino no fundo.
Educação Empreendedora é desenvolvida nos Colégios Presbiterianos Mackenzie

Saber empreender é diferencial no mercado de trabalho e jovens aprendem desde cedo a colocar isso em prática  

Colégios

Imagem mostra uma bola de futebol
MackEsporte incentiva práticas esportivas no Colégio Presbiteriano Mackenzie

Projetos mostram que atividade física faz a diferença na formação do aluno  

Esportes

Inscrições prorrogadas para o edital MackPesquisa 2021

Interessados podem submeter projetos até dia 22 de outubro

Atualidades

Mackenzie nomeia novos Diretores para Colégio e Faculdade em Brasília

Professores assumem liderança da instituição com missão de ampliar presença da marca na região 

Instituto

Projeto do Colégio Mackenzie trabalha literatura na infância

Programa usa os livros para trabalhar o desenvolvimento das crianças 

Cultura

Imagem retrata um campo com árvores e um céu bem azul
Dia da árvore e a preservação do meio ambiente

Unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie desenvolvem projetos que promovem a conscientização dos alunos  

Sustentabilidade

Garota com um tablet fazendo atividade em sala de aula
Ensino e Tecnologia caminham juntos no processo de aprendizagem dos Colégios Mackenzie

Confira os benefícios que tecnologia traz para ensino

Colégios

Uma menina de aproximadamente quatro anos está em frente a um painel cheio de letras do alfabeto. Todas as letras têm ao lado um animal, como girafa, elefante.
Material Móvel: mais um diferencial dos Colégios Mackenzie

Recurso didático contribui com processo de pré-alfabetização e matemática, de maneira lúdica e criativa, na Educação Infantil

Colégios

A Base Nacional Comum Curricular e o novo Ensino Médio: iniciativas Mackenzie

Atualização permite maior protagonismo aos estudantes, além de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem de mais qualidade

Colégios

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades