Comemorações dos 143 anos do IPM teve concerto de gala
01 de novembro de 2013 |
Como parte das comemorações dos 143 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, a Coordenadoria de Arte e Cultura realizou do dia 31 de outubro o Concerto de Gala Coral Sinfônico, que aconteceu no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis.
O evento contou com a participação especial das Orquestras Sinfônicas de Americana e Rio Claro, que acompanharam o Coro Universitário Mackenzie e os solistas convidados: Elisabete Almeida (soprano), Joyce de Souza (mezzo-soprano), Gilberto Chaves (tenor) e o professor da casa, Thoróh de Souza (baixo).
A apresentação de dois movimentos da IX Sinfonia de Beethoven, o I e IV, foi o destaque da noite, além da execução de obras de Haendel e Krähenbühl. Por fim, como bis, fizeram uma homenagem ao compositor Giuseppe Verdi, o compositor do ano, interpretando um trecho do terceiro ato da ópera Nabucco, Va, pensiero, sull'ali dorate, (Vai, pensamento, sobre asas douradas), que representa o coro dos escravos hebreus exilados na Babilônia. O maestro Parcival Módolo ainda lembrou da celebração do dia da Reforma Protestante, que completou 496 anos na mesma data.
De acordo com Parcival, não é a primeira vez que o Coro Universitário Mackenzie canta acompanhando uma orquestra. “No mundo da música de concerto não é comum que as orquestras tenham um coral à disposição. Por isso o nosso coral tem sido convidado muitas vezes e cantado com várias orquestras”, contou. Segundo ele, esse privilégio é dedicado a poucos corais. “É muito raro que um coro de uma universidade tenha nível suficiente para fazer um projeto com uma orquestra profissional. Nem nós conseguimos medir essa importância. São raras as universidades no mundo que têm um coral com esse nível para grandes apresentações públicas”, analisou o maestro.
Notícias Relacionadas
Concerto Coral Sinfônico celebra 70 anos da UPM
Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Coro Universitário Mackenzie se unem na apresentação
Cultura
Capelania do Mackenzie promove mais uma Worship Night
Apresentação musical de louvor acontece no campus Higienópolis
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa