Como tornar o ensino da gramática mais atrativo
09 de outubro de 2019 | Cultura Responsabilidade Social Universidade Campus Higienópolis Destaque
Aprender gramática, aquelas extensas regras de português, não precisa ser algo chato ou traumático. Essa foi a lição deixada pela professora Maria Helena de Moura Neves, considerada uma das maiores especialistas gramaticais da língua portuguesa e que ministrou Aula Magna do curso de Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), nesta quarta-feira, 09 de outubro, no campus Higienópolis.
“Gramática, que é algo tão chato na escola, nada mais é que o cálculo de produção de sentido de uma língua, aquilo que faz gerar significado e efeito, apesar de ser um conceito abstrato”, explicou a professora durante a palestra.
De acordo com ela, que dá aula na pós-graduação da UPM, o ensino de gramática deve ser pautado na linguagem, em seu entendimento, e não em regras “postiças, que não levam a nada”. “É trabalhar contexto sempre. Chegar ao sistema da língua a partir do texto, e não o inverso, quando se parte da regra para só então olhar o texto como exemplo”, afirmou a professora.
Sob esta ótica, Maria explicou que é necessário ensinar aos alunos mostrando a ocorrência para então se chegar à regra, por meio de textos, e não utilizando exemplos. Por este caminho, seria necessário ensinar as regras primeiro e de forma isolada, o que tornaria o ensino maçante.
A organizadora do evento, Elaine Cristina Prado dos Santos, professora da UPM, afirmou que, no curso de Letras, o estudo da gramática acontece sob diversos aspectos, mas que o objetivo é sempre buscar uma melhor comunicação. “O objeto da gramática é saber falar, argumentar e escrever de uma forma melhor”, pontuou.
Além disso, o estudo das regras do português deve levar em consideração as diversas formas de falar que existe no Brasil. “Não devemos ensinar a gramática de uma forma elitizada, mas descobrir e respeitar a diversidade da linguagem”, declarou.
O diretor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, Marcos Nepomuceno, defendeu que o ensino deve ser construído de forma coletiva e por isso a realização da Aula Magna foi tão importante. “É a celebração de uma coletividade por meio do conhecimento, que é uma construção coletiva. Educação se aprende pela convivência”, encerrou ele.
Notícias Relacionadas
Mackenzie recebe linguista especialista em análise do discurso
Considerado um dos principais pensadores da área, Dominique Maingueneau dará palestra em 17 de março
Eventos
A importância dos Estudos da linguagem para a sociedade
Mostra de Pós-Graduação em Letras apresenta trabalhos que possuem relevância social na construção de pensamento crítico
Atualidades
Experiências com Jornalismo Internacional
Palestrantes contam sobre vivências na cobertura de grandes conflitos
Atualidades
Jornalismo e mídias sociais em debate no Mackenzie
Semana da Comunicação discute qual será o papel do jornalista no ambiente digital
Atualidades
Atos que viraram fatos: olhar do jornalismo e da história sobre os protestos de 2013 a 2016
Obra de professoras do curso de Jornalismo será lançado pela Editora Mackenzie
Atualidades
Daniela Cachich e Luiz Sanches falam aos alunos de Publicidade e Propaganda
Evento contou com a participação de centenas de alunos do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa