Conheça o novo INCT de Neurociência Social e Afetiva sediado no Mackenzie
06 de abril de 2023 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) é a sede do mais novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), o Instituto de Neurociência Social e Afetiva (SANI, pela sigla em inglês). Fundado em 2023, o centro de pesquisas reúne professores e demais pesquisadores de diversas instituições de ensino do país para se aprofundarem nos estudos sobre neurodesenvolvimento e suas diversas relações.
Um INCT é um instituto que reúne pesquisadores de laboratórios espalhados por todo o Brasil, tendo a UPM como sede, no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O SANI possui parceiros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da PUC-RS, UNB, PUC-SP, da Universidade Federal do ABC e diversas outras. “Trata-se de uma rede colaborativa de pesquisa, com pesquisadores de vários lugares do país e de fora do país para responder a grandes desafios da ciência”, aponta o coordenador do SANI, professor Paulo Boggio, que é pesquisador do CCBS da UPM.
Atualmente, o instituto possui 15 pesquisadores parceiros brasileiros e 17 estrangeiros, além de 37 alunos dos níveis de doutorado, mestrado e iniciação científica (graduação). Cada instituição de ensino também proporciona diferentes laboratórios que estão à disposição de cada um dos projetos desenvolvidos no INCT.
O SANI tem como desafio responder às propostas alinhadas com Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, visando principalmente o desenvolvimento de bem-estar social e da saúde da humanidade, por meio da neurociência. A ideia é compreender como diferentes características individuais ou de grupo, que dão base à pluralidade das visões de mundo, podem explicar os complexos fenômenos sociais associados aos desafios atuais e aos problemas apontados na Agenda 2030.
“Todos nós temos vieses, crenças e expectativas sobre o que é um mundo. E essa visão de mundo impacta diretamente em como a gente interpreta as coisas, em como a gente apoia ou não políticas públicas, o quanto a gente acredita ou não em fake news, o quanto a gente acredita ou não que o clima está mudando. O problema todo é que está ficando mais complexo integrar visões de mundo diferentes para problemas que são comuns no mundo todo”, aponta Boggio.
Os projetos desenvolvidos no SANI são interdisciplinares e reúnem áreas como psicologia, neurociência, biologia, filosofia, sociologia e outros. Algumas das pesquisas que já são desenvolvidas analisam a questão da polarização política; mudança climática; saúde e bem-estar; desinformação; e diversidade, igualdade e inclusão. Cada uma dessas áreas gera tópicos que norteiam os projetos de pesquisas do instituto.
Para Boggio, a UPM ganha muita visibilidade com o SANI, pois é a única instituição privada a receber aporte para a organização de um INCT, o que mostra a qualidade e aprovação de seus docentes, que desenvolvem pesquisa de ponta. “Isso significa que a Universidade sedia um Instituto que tem reconhecimento nacional.A gente está mostrando que os docentes que estão envolvidos, estão sendo aprovados em editais extremamente competitivos”, conclui.
A sede do SANI na UPM fica no Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, localizado no CCBS.
Notícias Relacionadas
Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes
Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol
Na Lupa
Pesquisa analisa violência doméstica sob a perspectiva da linguística
Tese de Doutorado investiga discursos de vítimas de violência doméstica
Pesquisa e Inovação
Membranas filtrantes são construídas em pesquisa do Mackenzie
Nanomaterial pode ser usado para despoluição de água
Pesquisa e Inovação
Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri
Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local
Pesquisa e Inovação
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa