Coronavírus: entenda a origem e a situação atual da doença
20 de fevereiro de 2020 | Atualidades Mundo Saúde e Bem-Estar Campus Higienópolis Destaque
No início deste ano, o mundo foi surpreendido com o Coronavírus, nomeado COVID-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apareceu na China e em pouco tempo se espalhou por mais de 20 países da Ásia e Europa. A epidemia começou em um mercado da cidade chinesa Wuhan, local em que o comércio de animais silvestres é comum. Segundo epidemiologistas, a origem do vírus pode estar relacionada a morcegos.
Até este mês de fevereiro, 74.279 casos foram confirmados na China e outros 905 casos foram registrados em 25 países. Apesar dos altos índices de contágio e mais de 2.000 vítimas fatais da doença, dados da OMS mostram que 80,9% dos casos encontrados são leves, sem pneumonia ou com pneumonia fraca.
Há cerca de duas semanas consecutivas, as ocorrências têm diminuído. Apesar disso, os cuidados devem permanecer: higienizar as mãos com água e sabonete, cobrir a boca ao tossir e o nariz ao espirrar, evitar ambientes com aglomeração e não compartilhar objetos de uso pessoal.
No Brasil, o Ministério da Saúde monitora cinco novos casos de suspeita de Coronavírus, que estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul do país. Os 45 casos suspeitos até agora já foram descartados e não há registro da doença em território nacional. O Ministério da Saúde afirma ainda que dará continuidade a toda mobilização feita.
Debate na Universidade
O tema foi discutido na aula inaugural de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no auditório Escola Americana, campus Higienópolis, com participação dos professores José Luiz Caldas Wolff, Susi Fernandes e Camila Sacchelli Ramos. Um dos focos foi a questão genética do vírus COVID-19, já que este, por conter RNA+, possui um grande potencial de mutação.
Wolff explica que o Coronavírus é encontrado amplamente na natureza e possui uma grande diversidade de hospedeiros, o que possibilita a adaptação em diferentes ambientes. “O morcego é um organismo capaz de conviver com uma grande variedade de vírus, e possui hábitos que facilitam a disseminação”, comentou sobre o principal suspeito e hospedeiro de disseminar a doença. “Devido ao fato de serem voadores, aparentemente, eles comem, mastigam frutas, pegam a seiva dos nutrientes e cospem os restos. Junto com as salivas vão os vírus”, complementou.
Outro ponto abordado foi a diferença entre os termos epidemia e pandemia. A primeira se refere a uma doença que ocorre com frequência incomum em uma determinada região. Já a pandemia, considerada mais preocupante, é quando uma epidemia se alastra para outros países e continentes.
Perguntada sobre a preocupação dos brasileiros com COVID-19, a professora Susi explicou que “ainda não é pandemia”, visto que a taxa de ataque, apesar de alta e transmissível, tem menor agressividade e poder de mortalidade que poliomielite e febre amarela, doenças ainda presentes no Brasil. Taxa de ataque pode ser definida como número de novos casos a partir de um único confirmado.
Ainda de acordo com Susi, “saúde não significa apenas não ter doença, mas sim equilíbrio entre o agente agressor, o indivíduo e o ambiente”, ou seja, é necessário ter os cuidados básicos com o Coronavírus mas também se atentar para dois fatos: primeiro de que a epidemia se encontra em outro continente, segundo que há outras doenças estabelecidas no Brasil, como a dengue, que teve alta de 71% nos casos, e que merecem atenção.
Ao final da aula, o professor Wolff ressaltou que a mortalidade e os sintomas da doença assustaram grande parte população mundial, porém a presença desse vírus é mais comum do que aparenta, como, por exemplo, quatro tipos de coronavírus causam o resfriado comum, fato que a maioria desconhece.
Notícias Relacionadas
Bibliotecas da Universidade Presbiteriana Mackenzie terão horário de funcionamento alterado
Mudança será realizada por conta do avanço do novo avanço da pandemia de covid-19
Universidade
Os impactos do Coronavírus na economia
Epidemia pode provocar efeitos danosos na produção mundial e também brasileira
Atualidades
Aula inaugural do Mackenzie discute histórico da fisioterapia no Brasil
Evento também recebe professora da Universidade de São Paulo
Eventos
Mackenzie realiza encontro entre alunos e antigos alunos de Mestrado Profissional
Turmas puderam se reencontrar e trocar experiências da área administrativa
Para Sempre Mackenzista
Aula inaugural de Nutrição discute realidade da Angola
Evento é gratuito e acontece no campus Higienópolis do Mackenzie
Pesquisa e Inovação
Novo site celebra 150 anos do Mackenzie
Página possui conteúdos comemorativos e informações sobre eventos e festividades
Destaque
Crianças devem ser vacinadas contra gripe
Mesmo no fim do inverno, pais devem ficar atentos com a saúde dos pequenos
Saúde e Bem-Estar
Aula inaugural 2019 na Medicina Mackenzie
Membro titular da Academia Nacional de Medicina conduz primeira aula
Instituto
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa