Culto celebra Dia de Ações de Graças no Mackenzie
24 de novembro de 2023 | Vida com Deus Reflexões Chancelaria Universidade Destaque
A última quinta-feira do mês de novembro é a data escolhida para comemorar o Dia de Ações de Graças. Todos os anos, neste dia, pessoas ao redor do mundo se reúnem para relembrar as razões de serem gratos e as bênçãos derramadas pelo Senhor Jesus Cristo.
Não foi diferente no Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que realizou nesta quinta-feira, 23 de novembro, o culto em celebração ao Dia de Graças, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. Organizado pela Chancelaria do Mackenzie, a cerimônia contou com a presença de toda a equipe da Capelania, incluindo os capelães e assistentes de capelania das unidades de fora de São Paulo.
“A esses queridos companheiros de trabalho, Deus os abençoe, é uma alegria muito grande recebê-los aqui”, disse o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro.
O culto começou com apresentações das turmas de violão e violino da Escola Livre de Música Mary Ann Chamberlain (ELMMAC). Além disso, contou com a participação do Coro Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) e do Coral da Capelania.
Durante a celebração, diversas orações de gratidão foram feitas, por motivos diversos. Todos os presentes foram convidados a se unirem em ações de graças pela vida profissional, pela saúde e pela ELMMAC.
O sermão foi ministrado por Robinson Grangeiro, que pregou com base no texto de João 9, que narrava sobre o milagre do cego de nascença que voltou a viver. O texto seria uma evidência da incapacidade humana de compreender a graça de Deus. “É um dom excepcional do Senhor, que faz o que quer, quando quer e da forma como quer. E até mesmo nossas percepções precisam ser compreendidas à luz daquilo que Ele mesmo faz”!
Por outro lado, o texto bíblico também mostra o cego que passou a enxergar em uma atitude de reconhecimento da graça recebida. “Aquele homem simplesmente reconheceu. Ele não elaborou nem tentou explicar como ou porque aconteceu. Ele diz apenas que era cego e passou a ver”.
“A gratidão é simples como a graça. Recebe-se de maneira imerecida e se oferece a Deus de maneira simples. Tem um quê de singeleza, às vezes é um muito obrigado e às vezes é um gesto de gratidão”, apontou Grangeiro.
Para concluir, o chanceler comparou que a gratidão deve ser como a respiração, algo simples e feita de forma espontânea, sem a necessidade de provocar reflexões profundas sobre a graça recebida. “Gratidão é o impulso da alma quando reconhece a graça de Deus. Reconhecendo a graça, pode compreender melhor quem foi o Deus gracioso e como ele fez e porque ele fez. Essa é a gratidão simples e singela que Ele deseja que tenhamos”, argumentou.
“Não precisamos de um culto em um único dia para sistematizar os motivos que temos para gratidão. Basta a simplicidade que vemos nesse homem que passou a ver e apenas diz ‘obrigado, Deus, obrigado’”, concluiu o chanceler.
Notícias Relacionadas
Chancelaria do Mackenzie realiza Culto de Natal
Celebração marcou o 1º encontro de Corais das Capelas do Mackenzie
Chancelaria
CEDaD Meeting debate tendências para o futuro da educação
Evento também apresentou resultados do ano de 2023 na modalidade EaD
Universidade
Prêmio Share 2023 reconhece trabalhos de profissionais da comunicação
Evento no Mackenzie, aberto ao público, premia cases do ano
Oportunidade
Liberdade econômica dos estados brasileiros melhora, aponta estudo do Mackenzie
Dados analisados são de 2021, quando o país ainda era impactado pela pandemia
Universidade
Promoção de Black Friday na MackStore
Descontos de até 40% em roupas e acessórios da sua marca do coração
Para Sempre Mackenzista
Culto de Ação de Graças celebra 100 anos do Conselho Deliberativo do IPM
Pregação foi realizada pelo presidente do Supremo Concílio, Roberto Brasileiro
Acontece no Mackenzie
Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022
Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa