Curso de Fisioterapia desenvolve técnica que ajuda pacientes com fibromialgia
25 de setembro de 2017 | ---- Rank
Na semana passada foi bastante discutido o cancelamento do show da cantora Lady Gaga no Rock in Rio, devido a fortes sintomas causados pela fibromialgia. Essa síndrome consiste em dor em múltiplos locais do corpo, que geralmente começa na região das costas. A dificuldade de identificar a síndrome, que não aparece no exame de sangue ou de ressonância, pode ocasionar diagnósticos errados, como problemas na coluna.
“Atualmente existe um conhecimento maior”, explica a professora Étria Rodrigues, da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). “O ortopedista logo percebe a quantidade de queixas, porque é uma síndrome, não é só uma dor intensificada no corpo inteiro. Tem alterações de intestino, déficit de memória, perda da qualidade de sono, fadiga, etc”.
Há dois anos o grupo de fisioterapia aquática da Clínica de Fisioterapia da UPM vem estudando o método Distensionamento Miofascial Aquático (DMA). Trata-se de uma intervenção terapêutica com objetivo de melhorar a extensibilidade e flexibilidade na realização dos movimentos do corpo do paciente. O método aproveita os efeitos terapêuticos da imersão na piscina aquecida com o mínimo de desconforto. “Nós temos três pilares que são importantes para trabalhar: alongamento, exercícios aeróbicos e relaxamento global”, conta a professora Étria, que desenvolveu o projeto. O último consiste em diminuir o estado de tensão de todos os músculos ao mesmo tempo para promover a diminuição de stress. “A água é o melhor meio para isso pois existe uma proposta de privação sensorial, essa sensação te deixa em um ambiente agradável”, finaliza.
Um diferencial do projeto é o atendimento em grupo, logo após os exercícios, quando háuma troca de experiências durante um café. A paciente Aparecida de Fátima Amorim, 50, conta que teve uma resposta muito boa ao tratamento: “Não só com relação aos exercícios, mas por interagircom outras pessoas que entendem. Além de atuar na parte física, também atuou no nosso emocional. Vimos que não estávamos sozinhas”.
Aparecida levou dez anos até ser diagnosticada com fibromialgia no Hospital das Clínicas. “É essencial termos o pessoal do Mackenzie nos ajudando. Geralmente os médicos dão diagnóstico, a medicação, mas não se preocupam com o ‘depois’. Nós precisamos de um lugar que nos acolha, que faça esse tratamento multidisciplinar conosco”, conta.
O projeto, que acontecia no Mackenzie Alphaville, migrou para o campus Higienópolis e aguarda a construção da clínica de fisioterapia, com previsão para o ano que vem. No entanto, está sendo programado um método em solo para que as pacientes não fiquem sem os exercícios.
O projeto é aberto e gratuito a todos que tenham o diagnóstico de fibromialgia. Interessados podem entrar em contato com o Laboratório de Fisioterapia do Mackenzie: (11) 2766-7317.
Notícias Relacionadas
Mackenzie inaugura Laboratório de Habilidades para curso de Fisioterapia
Espaço é voltado para reabilitação e fortalecimento muscular, esquelético e neurológico
Saúde
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa