De 13 a 20% das crianças e jovens do Brasil e do mundo têm problemas de saúde mental

18 de maio de 2022 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque

Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Inglaterra em parceria com professores brasileiros, dentre eles, uma docente mackenzista, destaca o papel fundamental de mães/cuidadores como porta de entrada para o sistema de tratamento para crianças e jovens com transtornos psiquiátricos. O estudo faz parte do APPLAUSE, do Reino Unido, do qual faz parte a professora de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, dra. Cristiane Silvestre de Paula, professora adjunta do programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e membro do Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Dados da pesquisa revelam que de 13 a 20% desse público no Brasil e no mundo têm algum transtorno psiquiátrico e somente 1/3 recebe atendimento formal (psicólogo, psiquiatra, entre outros). 

Silvestre pontua que a falta de estrutura é uma das principais barreiras para assistência formal no mundo, sendo difícil ser modificada por depender de verba e planejamento de políticas públicas. “Num país como o Brasil, a disponibilidade de serviços é baixa e desigualmente distribuída regionalmente. Os serviços informais (religião e autoajuda, por exemplo) acabam sendo uma saída, principalmente para famílias moradoras da periferia e de cidades pequenas, onde os profissionais especializados são mais raros. Verificamos que, junto com o estigma, esse foi um dos principais problemas, sendo que as famílias de baixa renda acabam sendo as mais prejudicadas”.

De acordo com ela, existe dificuldade, vergonha e preconceito das famílias levarem seus filhos para serviços porque não querem que a sociedade saiba que seus filhos têm problema de saúde mental. Isso é particularmente mais evidente em serviços formais como CAPS ou profissionais como psiquiatras, por exemplo. “Se os pais não aceitam, não levam seus filhos para o tratamento, levando ao pior prognóstico. Isso é modificável por modelos de intervenção de desestigmatização”, afirma.

O total de 1.400 famílias de crianças e jovens (10 a 19 anos) de São Paulo e Porto Alegre foram seguidas por um período de quatro anos, como parte dos estudos High risk cohort study for psychiatric disorders e APPLAUSE. As mães participaram de uma entrevista onde responderam um longo protocolo com instrumentos padronizados e validados, cobrindo, entre outros, os seguintes aspectos: (1) uso de serviços formais e informais na assistência a problemas de saúde de crianças e jovens, além de barreiras e facilitadores de acesso a esses serviços, (2) transtornos psiquiátricos na infância/adolescência e seu impacto em atividades cotidianas, e (3) características da mãe/cuidador: nível de escolaridade, classe socioeconômica, etnia, saúde mental, e estigma em relação a saúde mental. Foram utilizados modelos de regressão logística para testar a hipótese principal da pesquisa: maior estigma entre mães levaria a menor uso de serviços de saúde mental para seus filhos. 

O primeiro artigo com o resultado sobre uso de serviços dessas crianças e jovens brasileiros foi publicado na revista European Psychiatry, do Grupo Cambridge University Press, sob autoria da professora Cristiane Silvestre de Paula e colaboradores, incluindo a coordenadora do APPLAUSE, Sara Evans-Lacko. Os principais achados foram que estigma entre os pais impacta significativamente o acesso ao tratamento formal, enquanto famílias com menor poder aquisitivo tendem a usar mais serviços informais.

Notícias Relacionadas

Palestra discute saúde mental e programas de distribuição de renda

Evento também serviu para apresentar resultados do programa CHANCES-6 

Eventos

Dia Mundial Sem Tabaco: CCBS promove evento de conscientização para alunos do Ensino Médio

Uso do cigarro eletrônico e promoção do bem-estar foram pauta das ações 

Saúde

Jogo de xadrez.
Mackenzista garante vaga no Campeonato Mundial Universitário de xadrez na Bélgica

Júlia Alboredo também vai competir no torneio Panamericano no México  

Atualidades

Proteção a crianças e adolescentes é tema da abertura da Semana do CCBS

Evento contou com a participação da ONG Visão Mundial

Saúde

Músico tocando violão.
Mackenzie Alphaville comemora os 70 anos da Universidade com concerto de música

Evento é uma parceria com o Centro de Música Brasileira

Atualidades

Evento apresenta resultados da pesquisa CHANCES-6, sobre programas de distribuição de renda

Pesquisa internacional teve coordenação de professora mackenzista nas informações brasileiras   

Pesquisa e Inovação

Pesquisa de professora mackenzista mostra relação entre saúde mental e questões sociais

Trabalho desenvolvido pela docente procurou analisar impactos de programas sociais na vida de crianças e adolescentes

Atualidades

A imagem contém treze TVs uma próxima da outra
Como fica a saúde mental dos participantes de um reality show?

Confira o bate-papo com o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atualidades

Dia do Psicólogo: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?

Para celebrar a data, conversamos com especialista sobre a importância dos cuidados com a psique 

Covid-19

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades