Desafios e limites da atuação do STF é foco do segundo dia do Estadão Talks

16 de novembro de 2023 | Universidade Campus Higienópolis Destaque

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sediou nesta terça-feira, 14 de novembro, o segundo dia do Estadão Talks, evento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, com o patrocínio da Faculdade de Direito (FDir) que completa 70 anos em 2023. No encerramento do seminário O Papel do Supremo nas Democracias, os desafios do Superior Tribunal Federal (STF) para a plena garantia da Democracia, foi o foco dos debates.  

A ministra do STF, Cármen Lúcia Antunes Rocha, realizou a palestra de encerramento do evento e argumentou que a Democracia deve ser pensada como um modelo de vida, que só pode ser alcançada com o pleno cumprimento da Constituição, do qual o poder judiciário, na figura do STF, é o seu maior guardião. “A Democracia como modelo de vida é o que garante ao ser humano acordar com esperança e dormir com sossego”, afirmou a ministra.  

Para a Cármen Lúcia, essa compreensão da Democracia ajudaria a garantir a plena preocupação com o seu fortalecimento. “As Democracias precisam se fortalecer para traduzir modelos de vida no qual a convivência possa se fazer de forma harmônica, garantindo a justiça para todos. O que legitima a escolha de cada povo é sempre a garantia das liberdades, com a garantia da igualdade”.  

Nesse sentido, a atuação do Supremo é fundamental, para garantir o pleno cumprimento da constituição, o que certamente assegura o desenvolvimento democrático. “Queremos segurança nesses tempos incertos. A função do STF é garantir que a constituição seja mantida, assegurada e aplicada”, disse a ministra. 

Além disso, a ministra também apontou a necessidade de um melhor uso das ferramentas digitais, que podem contribuir para a Democracia, desde que sejam respeitados os seus usos e atribuições. “Nós precisamos impedir que as novas tecnologias, que podem muito bem facilitar e melhorar as instituições, inclusive a dinâmica estatal, sejam um sinal de afastamento e isolacionismo das pessoas, mas sim de união e de proximidade”, finalizou.

70 anos da FDir 

A ministra Cármen Lúcia também celebrou a comemoração dos 70 anos da FDir. “Significa dizer que temos uma história que precisa continuar, de compromisso com o Direito, para que tenhamos uma sociedade mais justa. As Faculdades de Direito cumprem um papel de formação de membros da comunidade jurídica, mas, principalmente, de formação de uma cidadania e compromisso com justiça do país inteiro”, declarou.

Presença de ex-presidente 

O segundo dia do Estadão Talks contou com a presença do ex-presidente da República, Michel Temer, que participou do debate com o tema Os tribunais superiores: perspectivas globais. Temer, que também é advogado e professor de Direito, afirmou que o poder que realmente existe no Brasil é o poder do povo, que constitui autoridades para o representar e tomar decisões.  

Para o ex-presidente, os limites entre os poderes já foram plenamente estabelecidos pela Constituição e o STF deve garantir a segurança jurídica do país. “Cumprir rigorosamente a lei é garantir a segurança jurídica”, declarou. Para alcançar esse objetivo, de limitar a atuação de cada poder, é necessário o respeito por cada um, pelos caminhos próprios de cada poder.  
  
“A constituição resolve tudo. O Supremo pode decidir e o Congresso pode mudar o sistema normativo por meio das emendas. É assim que você compatibiliza a atuação dos poderes. Se o STF decidiu, o Congresso pode emitir uma ordem, que é o que deve valer a partir de então”, afirmou Temer.  
O debate ainda contou com a participação do professor emérito da UPM, Ives Gandra Martins, e da professora de Direito na UNSW Sydney, na Austrália, Rosalind Dixon. 

Estadão Talks 

O segundo dia do evento, também teve a realização de duas mesas de discussão. A ministra do STF, Cármen Lúcia; a investigadora e membro do The Electoral Integrity Project na Universidade de Coimbra, Carla Luís; e o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Sarrubbo; discutiram o tema O Judiciário como condutor de processos eleitorais
 
Já a mesa Os desafios dos tribunais constitucionais na era digital, contou com a presença da líder de Pesquisa no Instituto Weizenbaum de Berlim e professora no IDP, Brasília, Clara Iglesias Keller; do professor Associado do Insper e doutor em Direito Público; Ivar Hartman; e do advogado especialista em Direito Digital e Professor de Direito Digital no MBA da FGV, Luiz Augusto D’Urso. 
 

Notícias Relacionadas

Pré-estreia no Mackenzie: “JK, o reinventor do Brasil”

Série documental da TV Cultura, em ritmo de podcast, terá exibição especial em 24 de novembro

Eventos

Natal de Luzes Mackenzie: uma celebração histórica e musical

Ação marca o início das comemorações no Mackenzie, relembrando o verdadeiro sentido do Natal 

Cultura

Exposição na Alesp conta história do Mackenzie e seus 153 anos

“Isto é Mackenzie” fica disponível para visitação até 24 de novembro 

Cultura

RUF 2023: Mackenzie é a melhor universidade privada do estado de São Paulo

Instituição também conquistou o 5º lugar entre todas as universidades não públicas do Brasil 

Universidade

Estadão Talks: O papel do Supremo nas Democracias

Realizado em parceria com a Universidade Mackenzie, evento teve a participação de ministros do STF 

Universidade

8 cursos da Universidade Mackenzie ficaram com nota máxima no Guia Quero Estadão

Conquista demonstra o compromisso da instituição com o ensino de excelência e a qualidade de seus cursos

----- Notícias

Mackenzie está entre as 100 melhores universidades da América Latina

Ranking foi feito pela conceituada revista Times Higher Education

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades