Dia da Literatura Brasileira: cinco literários nacionais que fizeram história

30 de abril de 2024 | Cultura Destaque

O dia 1º de maio não se limita ao Dia do Trabalho, mas, também, ao Dia da Literatura Brasileira, uma homenagem aos autores nacionais e às suas obras que contribuíram na formação da cultura e da história do país. 

A escolha da data para a homenagem se deve ao aniversário de José de Alencar, um dos mais importantes autores do romantismo brasileiro. Ele nasceu no dia 1° de maio de 1829, no Ceará, e ficou conhecido como o primeiro escritor brasileiro a retratar o Brasil de forma realista, apresentando personagens típicos. 

O Dia da Literatura Brasileira é uma oportunidade para que instituições de ensino, bibliotecas, editoras e órgãos públicos que promovem a divulgação deste bem nacional e realizem ações para incentivar a leitura. Ainda, é uma oportunidade para refletir a respeito da história de nossa literatura e sua evolução, além de destacar os autores clássicos dessa arte que nunca será extinta. Neste artigo, selecionamos alguns clássicos da literatura que são inesquecíveis e que atravessaram gerações. 

Clarice Lispector

Clarice foi uma grande escritora e jornalista brasileira, autora de vários romances e contos. Ela é reconhecida como uma das escritoras mais importantes do século XX. Seu momento marcante foi na fase do modernismo, onde colocou em dúvida os modelos narrativos tradicionais com seus romances inovadores. Clarice possui diversas obras famosas, mas o livro "A hora da estrela", de 1977, vale destaque. 

Carolina Maria de Jesus

Carolina foi escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação do livro "Quarto de despejo: diário de uma favelada, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé", na cidade de São Paulo. "Hoje é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira. 

Cora Carolina

É uma das escritoras brasileiras mais importantes no mundo literário nacional. Ana Lins dos Guimarães Peixoto é o pseudônimo utilizado por Cora. A poetisa só conseguiu realizar o sonho de publicar seu primeiro livro “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais” em 1965. Seu primeiro livro foi considerado como uma das obras mais importantes do século XX, pelo jornal O Popular, de Goiânia.

Carlos Drummond de Andrade

Uma das grandes referências em termos de poesia. Nos anos 20 iniciou sua carreira literária, com a fundação de uma revista modernista. Três de seus livros mais conhecidos são desse período: Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940) e Rosa do Povo (1945). Também escreveu textos narrativos e crônicas, mas foi no campo da poesia que Drummond se firmou como um dos maiores de todos os tempos.

Mario Quintana

Mario era poeta, tradutor e jornalista. Autor modernista, escreveu livros como “A Rua dos Cataventos”. Em 1966, foi publicada a sua Antologia Poética, com sessenta poemas, organizada por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, e lançada para comemorar seus sessenta anos de idade, sendo por esta razão o poeta saudado na Academia Brasileira de Letras por Augusto Meyer e Manuel Bandeira. Foi um autor de grande importância na literatura brasileira do século XX.
 

Notícias Relacionadas

Conheça 5 documentários profissionais para se inspirar

Mesmo com a preferência da população por séries e filmes, os documentários ainda oferecem um valor imprescritível aos telespectadores, especialmente…

Cultura

O que é a doença de lúpus: como diagnosticar e tratar

Conheça um pouco mais sobre essa doença, de difícil diagnóstico

Saúde e Bem-Estar

Como escrever melhor: dicas para alavancar a carreira

Escrever bem é uma competência fundamental em praticamente todas as áreas profissionais

Cá, entre nós

4 filmes essenciais para expandir o repertório

Assistir a filmes não se limita apenas a uma experiência passiva. É um ato de expansão da intelectualidade que permite ao indivíduo explorar novas…

Cultura

Poesia nacional: nomes que marcaram a literatura e o imaginário brasileiro

Na vastidão da literatura, a poesia emerge como uma forma singular de expressão, capaz de capturar a essência da experiência humana em palavras…

Cultura

5 filmes para entender e conhecer a história do Brasil

O cinema nacional é repleto de obras que ajudam a compreender os acontecimentos históricos e sociais. Não faltam filmes que destacam as diversas…

Cultura

Poesia brasileira clássica: 7 obras imperdíveis

A riqueza da poesia brasileira clássica é um tesouro literário que merece ser descoberto e apreciado. Embora sejam apenas uma pequena amostra da vasta…

Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades