Docente mackenzista avalia nova lei que obriga empresas a agirem contra assédio

03 de abril de 2023 | Direito Atualidades Ética e Cidadania Responsabilidade Social Destaque

A Lei nº 14.457/2022, publicada em setembro do ano passado, determina que todas as empresas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) promovam treinamentos anuais de combate ao assédio sexual e outras violências no ambiente de trabalho. Já em fevereiro deste ano, foi implementada a Lei n° 17.635/2023 que obriga estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de shows capacitarem anualmente seus funcionários especificamente para identificar e combater casos de assédio e violência contra a mulher. 

Segundo o professor especialista em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ivandick Rodrigues, o número de casos relacionados ao assédio vem crescendo no Brasil, principalmente com o uso do celular como instrumento para produção de provas, já que o assédio raramente ocorre em público. Para ele, com a participação da CIPA nesse trabalho de conscientização e fiscalização sobre casos de assédio, será possível trazer ainda mais luz para casos como esses. 

“Com essas novas leis, empresas que não cumprirem com a implantação dos treinamentos poderão sofrer punições, variando de multa até a cassação da licença de funcionamento”, comenta o especialista. Já no âmbito judicial, as vítimas poderão pleitear indenizações individualmente e, se a coletividade de trabalhadores for por categorias profissionais, os sindicatos também poderão promover ações coletivas, requerendo a imputação de obrigações ao empregador, além de indenizações. 

Em entrevista, o docente salientou sobre a diferença entre assédio moral e o assédio sexual; ambos são formas de violência que podem ocorrer no ambiente de trabalho e que são considerados crimes no Brasil. O assédio moral é caracterizado por condutas abusivas, como humilhações, perseguições, insultos, ameaças e intimidações, que podem ser dirigidas a um ou mais trabalhadores de forma sistemática e repetitiva, com o objetivo de desestabilizá-los emocionalmente e prejudicar seu desempenho profissional.  

Já o assédio sexual é caracterizado por comportamentos de cunho sexual, como insinuações, propostas, gestos obscenos, toques indesejados, beijos forçados, entre outros, que são dirigidos a uma pessoa sem seu consentimento. “Ambos os tipos de assédio podem ter consequências graves para a saúde mental e física da vítima”, salienta Ivandick. 

Além das informações já apresentadas, o professor afirmou que essa medida é fundamental para garantir a segurança e o respeito às mulheres nesses espaços, que muitas vezes são palcos de situações de violência, ocorrendo de forma sutil e silenciosa em vários momentos. No entanto, ele alertou que ainda há muito a ser feito para combater essa prática. 

Confira abaixo as seis medidas previstas pela lei a serem adotadas, com vistas à prevenção e ao combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho: 

  1. Estabelecer políticas claras de prevenção e combate ao assédio moral, e punição de casos de assédio; 
  2. Promover treinamentos acessíveis, palestras e outras formas de comunicação interna; 
  3. Criar canais seguros e confidenciais para denúncias de assédio moral; 
  4. Realizar investigações rigorosas e imparciais de todas as denúncias de assédio moral; 
  5. Punir os responsáveis pelo assédio, por meio de advertências, suspensões ou demissões; 
  6. Fomentar uma cultura organizacional saudável, baseada no respeito, na ética e na valorização do ser humano. 

Notícias Relacionadas

Mackenzie promove debate sobre nova Lei de Licitações

Evento contará com oito painéis sobre integridade e o combate à corrupção em nível mundial 

Direito

Pandemia X Trabalho: os impactos no mundo corporativo

Professor mackenzista reconhece modelo híbrido ideal para o desenvolvimento de ideias criativas e habilidades socioemocionais 

Especial Covid-19

Uma mulher nova está sentada em uma cadeira em frente ao computador. Está sorrindo e digitando.
Curso aborda a importância do estagiário e do aprendiz no ambiente de trabalho

Conteúdo do Mackenzie Academia Corporativa já está disponível

Instituto

Três mulheres em um corredor
A importância das mulheres no mercado de trabalho

Na semana do Dia Internacional da Mulher, Centro de Comunicação e Letras realizou encontro de forma on-line  

Cotidiano

Mulheres jornalistas e direito ao mercado de trabalho é tema de palestra

Três convidadas contam um pouco das suas experiências dentro da profissão

Atualidades

Pós-graduação voltada para ensino corporativo é lançada pelo Mackenzie

Educação Executiva chega para preparar líderes para o mercado de trabalho

Universidade

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades