Educadores criam projeto que trabalha valores morais a partir da perspectiva cristã
17 de maio de 2022 | Colégios Destaque
Para complementar a didática rotineira da sala de aula e unir as competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos valores humanos e princípios cristãos, os professores do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília criaram, há três anos, o Projeto Inspirar: Referenciais - Consolidar, realizado com os estudantes do Ensino Fundamental I e II. Elaborado com a missão de promover virtudes e exemplos positivos às crianças, a proposta acontece durante os oito anos da formação, sendo organizado em duas fases principais: na primeira parte do Ensino Fundamental chama-se Inspirar e na segunda é denominado Referenciais Consolidar.
Anualmente, em cada série, o trabalho é estruturado a partir de três etapas em que a cada trimestre é trabalhado um princípio confessional e social a partir de três momentos: conhecendo a virtude, desenvolvendo a virtude e a viabilização de ações práticas.
A coordenadora da iniciativa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Janice Gennari explica que a ideia é dar mais vivência prática ao ensino. “Vivemos numa época em que há uma falta de modelos inspiradores. Muito se fala em virtude, mas há um abismo entre a retórica e a prática. Com este trabalho desejamos que nossos estudantes tenham uma visão correta de si mesmos, reconhecendo que Cristo é a fonte de todas as virtudes e, por isso, se faz necessário estabelecer um relacionamento constante com Ele”, explicou.
Gennari, que é Mentora de Arte e leciona a disciplina de Música para o Ensino Fundamental I, explica que “estudamos essas qualidades sob a perspectiva bíblica considerando a experiência de cada um no ambiente escolar e familiar”, disse ela.
Além disso, o projeto é também uma forma de gerar identificação entre os pequenos com o estímulo de práticas saudáveis, o fortalecimento de habilidades e o trabalho coletivo em diferentes situações. Um dos focos perpassados são as apresentações da história de pessoas que possam se tornar referenciais positivos aos educandos.
Como funciona
Em cada trimestre, o projeto abordará uma virtude com uma variedade de recursos e metodologias por meio de atividades individuais e em grupo que levam à reflexão sobre as práticas cotidianas.
Um fator importante a ser considerado aqui é a realidade na qual está inserida cada aluno, já que o objetivo é também provocar um legado que fique como herança na vida pessoal dos jovens.
A partir de jogos, músicas, fábulas e obras de arte, o tema será conceituado de maneira que atraia o interesse das crianças, ao passo em que são tratadas as perspectivas bíblicas sobre o assunto. Para cada virtude observada há a contraposição a um vício a ser questionado pelos professores.
Em todas as fases, os tópicos são trabalhados de acordo com as propostas da BNCC. Ademais, os professores promovem tarefas para aplicar o que está sendo estudado no cotidiano dos estudantes e os faça compreender a importância das tradições.
“Certamente, esse programa já está contribuindo para o desenvolvimento de nossas crianças em suas emoções, relacionamentos, vida acadêmica e em na compreensão de mundo. Pois a vida é uma só”, concluiu a coordenadora.
Notícias Relacionadas
Festa da Família no Colégio Mackenzie São Paulo abordará convivência que transforma
Evento tradicional do colégio, realizado desde 1955, ocorre dia 21 de maio
Colégios
Guerra na Ucrânia: “não vejo perspectivas de paz”, avalia especialista
Em debate na Universidade Mackenzie, autoridades rememoram história e avaliam impactos do conflito
Atualidades
Conhecimento e gratidão marcam encerramento da XX Semana do CCSA
Evento contou com presença massiva dos estudantes mackenzistas ao longo de todo período
Economia
O som do Pará no Mackenzie
Música no Hall receberá Gileno Foinquinos, Ricardinho Paraíso e Jabes Felipe em um repertório autoral e que celebrará a região Norte do Brasil
Atualidades
Editora Mackenzie lança livro "Pontes e viadutos: uma visão de projeto"
Lançamento será em 26 de maio, às 17h30, no prédio 6 da Escola de Engenharia da UPM
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa