Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie continua ativa por meio de aulas tecnológicas
24 de abril de 2020 | AEJA Instituto Destaque
Seguindo orientações das autoridades públicas por conta da pandemia do novo coronavírus, bem como o direcionamento da Diretoria Educacional (DIRED) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), a Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie adotou aulas tecnológicas como forma de reorganizar e dar andamento às atividades escolares neste Período de Excepcionalidade.
Como destaca a diretora da Escola, professora Marcia Nepomuceno, “sabemos que não tem sido fácil passar por este momento, mas entendemos que apesar das dificuldades, esta situação também tem se apresentado como um tempo de aprendizagem e oportunidade de utilizar estratégias de educação on-line e outras mídias para garantir a continuidade das atividades curriculares em nossa escola”.
Após levantamento de quais meios os alunos teriam acesso à educação on-line, a Escola constatou que 89% dos alunos têm acesso ao aplicativo WhatsApp, outros 6% acesso por e-mail e os demais não têm acesso a nenhum meio digital de comunicação, estes últimos também são atendidos por meio de envio de atividades impressas adaptadas via correio.
Como o trabalho tem se desenvolvido?
Desde meados de março, início oficial da “quarentena”, a Escola AEJA Mackenzie tem desenvolvido suas atividades por meio de videoaulas, postadas na plataforma Youtube, preparadas com dedicação e afinco, mantendo a qualidade do ensino, pelos professores e acompanhamento da equipe pedagógica e direção.
Os links das videoaulas são encaminhados aos alunos por grupos de WhatsApp das turmas dos três períodos atendidos pela Escola, manhã, tarde e noite, nos dias normais de aula, ou seja, seguindo o calendário. O envio de atividades complementares e links das videoaulas também são acessados pelos alunos que possuem e-mail. O acompanhamento do desenvolvimento das atividades é realizado com a presença dos professores nos grupos, por meio de plantões de intervenção pedagógica. “Momento este fundamental para esclarecimento de dúvidas, recepção de fotos das atividades realizadas pelos alunos, enviadas antecipadamente ao professor, que realiza os feedbacks e correções necessárias, a fim de manter contato com seus alunos e dar continuidade ao processo educacional”, esclarece Marcia.
Ultrapassando as fronteiras dos conteúdos, o objetivo da Escola é alcançar e dar suporte ao aluno como ser integral: espiritual, socioemocional, cognitivo e vê-lo desenvolver-se em todas essas áreas, cumprindo a missão institucional de educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania.
O suporte emocional e de esclarecimento de dúvidas referentes ao período que temos vivido têm sido muito explorados neste momento. Ensinando e aprendendo por meio da experiência no mundo para que haja eficácia na aprendizagem com significado.
“Para enfrentar este momento de crise, estamos vivendo na Educação Básica do Mackenzie, e em especial na Educação de Jovens e Adultos, um momento ímpar e maravilhoso de fortalecimento, em que todos os envolvidos: equipes de direção, professores, alunos, famílias, juntam-se com a finalidade de manter as atividades educacionais e, se preciso for, reconstruir-se por meio de um jeito novo de educar, desenvolvendo-se de forma intensa no uso de ferramentas tecnológicas e plataformas on-line, descobrindo novos dons e habilidades, superando as dificuldades, vencendo obstáculos, encontrando alternativas e se reinventando”, enfatiza a diretora da AEJA Mackenzie.
Como os alunos têm experimentado este momento de aulas tecnológicas?
Segundo nos conta Marcia, o feedback dos estudantes têm sido muito positivo, apesar da adaptação inicial na aprendizagem no uso das ferramentas de acesso ao WhatsApp e Youtube, todos já estão familiarizados e tirando maior proveito do material disponibilizado.
Os plantões de intervenção junto aos professores no WhatsApp têm sido meios eficazes de interação, troca de informações e de tirar dúvidas. A participação tem sido essencial nesta hora em que alunos encaminham fotografias das atividades feitas e professores realizam intervenções e dão os feedbacks necessários, deixando os estudantes mais seguros e animados neste novo processo de aprendizagem.
Depoimentos de alunos
Juliana, estudante do 9º ano B, conta que “mesmo com essa situação do coronavírus e isolamento social, não podemos parar. Continuo meus estudos de casa mesmo, com videoaulas e conteúdos on-line”.
Já Márcia, do 9º ano C, afirma que o estudo a distância tem feito ela estudar mais, “com comprometimento e disciplina. Às vezes, tenho dúvidas e os professores têm me dado toda atenção, solucionando todas”.
Para o estudante Cristiano, do 8º ano C, por exemplo, a sala de aula mudou de local, “hoje estudamos em casa, o que é incomum perante nosso cotidiano habitual na AEJA, e isso não quer dizer que nosso compromisso seja diferente, ao contrário, devemos e podemos nos superar e fazer a diferença diariamente, com muita determinação e comprometimento em busca de um aprendizado e renovação constante, juntos: alunos, professores e funcionários. Faremos a diferença nesse momento tão difícil e preocupante. Deus nos abençoe e nos proteja”, completa ele.
Notícias Relacionadas
Dicas de livros para ler durante a quarentena
Professora do Mackenzie favorita leituras que abordam inovação, cultura e consciência social
Cultura
Alunos da AEJA Mackenzie são aprovados no vestibular 2020
Estudantes passaram na Universidade Presbiteriana Mackenzie e em outras instituições conceituadas
AEJA
Escola AEJA Mackenzie 10 anos: ensino com significado
Programa filantrópico para jovens e adultos tem evento de celebração
Responsabilidade Social
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa