Esporte como ferramenta para promoção da paz e desenvolvimento
01 de abril de 2021 | Esportes Colégios Destaque
O esporte pode unir uma nação, promover a reflexão sobre a sociedade e, como um elemento cultural, pode transformar a vida de diversas pessoas. Todo esse potencial é lembrado nesta terça-feira, 6 de abril, quando é celebrado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. E o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo preparou uma série de ações ao longo da semana para comemorar.
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, e tem como objetivo celebrar o esporte e seu potencial para a educação e formação cívica do indivíduo, com a capacidade de quebrar barreiras linguísticas e culturais, incentivando uma convivência pacífica. A partir do dia 5 de abril, durante as aulas de Educação Física do Colégio, os alunos serão convidados, por meio de atividades diferenciadas, a pensarem no esporte como ferramenta transformadora. Mas a semana especial não para por aí.
No dia 6 de abril, as redes sociais do CPM São Paulo contarão com uma série de postagens tratando sobre a importância da prática esportiva para o desenvolvimento social e sustentável, com informações relevantes e de qualidade. E para fechar com medalha de ouro, quer dizer, chave de ouro, no dia 10 de abril, às 10h, será realizada uma live com a participação de atletas olímpicos que possuem forte relação com o Mackenzie, que contarão sobre suas experiências pessoais no esporte.
Esporte como expressão cultural e ferramenta de paz
“Ao experimentar um esporte, é propiciado à pessoa o acesso a uma dimensão de conhecimentos e de experiências corporais diversas e historicamente produzidas por diferentes grupos sociais, como manifestação expressiva dos seres humanos. O movimento, os gestos motores e o esporte são um tipo de linguagem produtora de cultura, não se limitando a um único corpo, a um local ou tempo”, afirma o professor de Educação Física do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), Felipe Augusto Soares Leite.
O professor cita dois exemplos em que o esporte foi uma ferramenta, um caminho para promover a paz e a igualdade social. Em 1969, o time do Santos jogou um amistoso na Nigéria, que estava em guerra civil havia dois anos. O conflito que, especula-se, tenha deixado dois milhões de vítimas, parou por um dia para acompanhar o espetáculo de Pelé e companhia. Outro exemplo vem do Rugby, esporte utilizado por Nelson Mandela para unificar a África do Sul, ainda ferida pelo Apartheid, quando assumiu a presidência do país.
Diante disso, é incontestável que o esporte pode unir e transformar. Além disso, também promove diversos valores, como solidariedade, responsabilidade, respeito, honestidade, justiça, trabalho em equipe, igualdade, motivação e boa autoestima. O esporte é, ainda, um importante gerador de reflexões. “É possível, também, a formação de cidadãos críticos que poderão, inclusive, questionar as relações de poder e de desigualdades de nossa sociedade, possibilitando, assim, uma sociedade mais justa em um ambiente de amor e paz”, explica o professor Soares Leite.
Em tempos de pandemia de covid-19, relembrar esse papel do esporte é fundamental. Mesmo sem a possibilidade de praticar diversas modalidades, devido à necessidade de distanciamento social, o esporte ainda possui uma grande importância, mesmo que praticado com limitações. Além de ajudar na perda de peso e na saúde, movimentar-se ajuda na concentração e permite a sensação de tranquilidade.
“A prática esportiva contribui no combate ao sedentarismo, fortalecendo a musculatura, melhorando o condicionamento físico e nos mantendo ativos. Além disso, fortalece o sistema imunológico, diminuindo as chances de ficarmos doentes. Assim, diminui a necessidade de irmos ao hospital. Algo que ninguém quer fazer, especialmente nos dias atuais”, aponta o coordenador de Educação Física e Esportes da unidade São Paulo do CPM, professor Adriano Bareia.
Justamente por essa importância, o CPM não deixará de celebrar esta data com uma série de ações. “Com essas ações, pretendemos valorizar a data, pois entendemos que ela é pouco divulgada. Durante as aulas de Educação Física, queremos reforçar o papel do esporte como ferramenta para o desenvolvimento do ser humano e para a promoção da socialização, respeito e equidade”, finaliza Bareia.
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.
Provérbios 3:5,6
Notícias Relacionadas
Conheça o material didático utilizado na Educação Infantil do Colégio Mackenzie São Paulo
Produzido pelo Sistema Mackenzie de Ensino (SME), livros atendem diversas escolas parceiras
Colégios
Mackenzista conquista pódio em I Desafio Escolar de Dança On-line do Distrito Federal
Estudante do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional ficou em segundo lugar de competição inédita
Esportes
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília realiza evento especial para celebração do Dia Internacional da Atividade Física
Estudantes terão aulão online para lembrar importância da atividade física segura durante o período de isolamento e distanciamento social
Esportes
Qualidade do sono é tema em Projeto de Saúde do Professor em Ensino Remoto
Dificuldade para dormir é queixa durante a pandemia
Eventos
De olho nos jogos Paralímpicos, Daniel Dias renova parceria com Mackenzie
Perto da última competição da carreira, nadador projeta vida após a aposentadoria
Esportes
Material Didático: um importante aliado à educação
Livros do Mackenzie são preparados pelo Sistema Mackenzie de Ensino
Atualidades
De olho nos Jogos Paralímpicos, Jady Malavazzi visita Mackenzie
Atleta esteve no campus Higienópolis e segue focada na preparação para Tóquio
Esportes
Alunas do Colégio Mackenzie Brasília chegam à Seleção Brasileira de Nado Artístico
Alice Tenório, Ana Clara Machado e Vitória Diegues treinarão com o time nacional a partir de 2021 e participarão de torneios internacionais…
Esportes
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa