Estudantes de Administração usam empreendedorismo social para recuperar instituições filantrópicas
22 de julho de 2019 | Economia Nossos Talentos Pesquisa e Inovação Responsabilidade Social Faculdade Brasília Destaque
Em um projeto de empreendedorismo social desenvolvido dentro da plataforma do Mackenzie Voluntário, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), estudantes do 5º semestre de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) voltaram as atenções para ajudar três entidades filantrópicas. O objetivo foi resolver os problemas de cada entidade e prestar assistência a instituições beneficentes voltadas ao cuidado e acolhimento de idosos, tratamento de dependentes químicos e à atenção com animais abandonados.
O trabalho teve início em abril de 2018 e tem duração de dois anos, com uma análise estrutural realizada junto às entidades, oferecendo consultorias administrativas para a recuperação de contas e a solução de problemáticas das organizações que sobrevivem do trabalho voluntário e do recebimento de doações.
Os projetos foram elaborados nas aulas da disciplina do Laboratório de Práticas Interdisciplinares, na qual os alunos exercitam, na prática, as competências disciplinares desenvolvidas ao longo dos semestres do curso. Sob a orientação direta do titular da disciplina, professor Mac Cartaxo, os estudantes desenvolveram estratégias para a organização administrativa das entidades. "A Faculdade Mackenzie em Brasília inova na utilização de um modelo pedagógico que contempla a construção de competências, baseado na efetiva experimentação, de maneira integrada e interdisciplinar, com projetos concretos com forte viés social, alinhados aos valores mackenzistas", conta Cartaxo.
Conheça um pouco mais dos projetos, das equipes de alunos do Mackenzie e de como estão sendo desenvolvidos a seguir.
Sobre os projetos e equipes
Os futuros administradores atuam em diversas frentes, definindo estratégias para ampliar a participação de interessados em ajudar as associações e abrigos escolhidos e elevar a arrecadação. Utilizando conhecimentos das áreas de gestão de projetos, gestão de processos, design thinking, dentre outros, os alunos, por meio de visitas, entrevistas e workshops, levantaram as principais questões das organizações, realizaram o diagnóstico das respectivas causas dos problemas. Em seguida, propuseram o pertinente planejamento e buscaram sensibilizar os envolvidos para implementação das soluções. Mais do que resolver sintomas, os grupos trabalham para apresentar modelos sustentáveis no longo prazo.
O primeiro grupo, liderado por Louis Fillipe Toledo, composto também por Real Nonato Mendes, Isaac Leandro, Elaine Cristina, Bernardo Vulcão e Lucas Ximenes se propôs a assistir a Casa do Idoso Amor à Vida (CIAV), localizada em Luziânia (GO). A equipe vem se empenhando para colocar em ordem as contas da CIAV, oferecendo assessoria administrativa e aumentando a transparência dos valores recebidos para aproximar sociedade e empresas. A intenção é aprimorar e manter o serviço prestado aos idosos que chegam ao local.
“Queremos, no prazo de dois anos (até abril de 2020), conseguir investidores dispostos a ajudar no custeio de despesas básicas, como aluguel e lavanderia, avaliados em aproximadamente R$ 8 mil mensais”, explica Toledo.
Já a Casa de Recuperação das Mulheres de Deus é uma associação voltada a atender mulheres vítimas das consequências relacionadas ao uso abusivo de substâncias químicas. A instituição é atendida pelo grupo de Thalita Libny, Agatha Machado Gonçalves, Blanck Hugney, Gabriel Garcia, João Pedro e Vanessa Yumi. O foco foi promover a sustentabilidade financeira para retomar a saúde estrutural da instituição, que está sediada em Ceilândia.
“Fizemos toda a análise de arrecadação, documentação e material da organização. Durante os últimos anos, desenvolvemos as redes sociais para melhorar a divulgação do trabalho realizado, elaboramos uma planilha de custos, trabalhamos opções de arrecadação financeira para auxiliá-las e ainda criamos um projeto de revitalização do ambiente da casa”, destaca Thalita.
Os alunos Marcelo Spínola, Daniel Bonini, Ana Lídia, Priscila Cardozo e Matilde Madicai optou por trabalhar com o Abrigo Flora & Fauna, que acolhe cães e gatos abandonados e que também tenham, eventualmente, sofrido maus tratos. A casa oferece cuidados gerais e específicos, como alimentação, banho, vacinas, um local limpo para dormir e atenção humana. Após o primeiro atendimento emergencial, a instituição trabalha para encontrar um lar com donos que assumam a responsabilidade pela vida do animal. O Abrigo está instalado no Gama (DF), recebe bichos de todas as regiões próximas e funciona apenas com voluntários.
“Estamos desenvolvendo alguns trabalhos que podem auxiliar os voluntários do Abrigo a melhorar a eficiência operacional dos seus eventos. Vamos arrecadar recursos para comprar coletes que identifiquem os trabalhadores do Abrigo em feiras de adoção para animais e pretendemos fazer um folheto informativo de orientação sobre como tal feira pode ser organizada”, acrescenta Spínola.
As três iniciativas estabeleceram o planejamento de captação de recursos, doações e voluntários considerando o potencial dos ambientes digitais. A estratégia foi estudada previamente pelos alunos que escolheram pela construção de sites ou pela gestão de redes sociais.
Para a CIAV, a página na internet já está pronta, mas depende de parcerias para a manutenção do domínio, que já estão em vias de acontecer. “Fortaleceremos a divulgação por meio da interação com cidadãos e empresas, assim a instituição terá melhores meios para se manter”, comenta Toledo.
Presença virtual também foi a opção apontada para o Abrigo Flora & Fauna. “Buscamos reformular o site da ONG. Ele está na fase final de desenvolvimento e será lançado nas próximas semanas”, assinala Spínola.
Já na Casa de Recuperação, o grupo observou que o melhor caminho seria a administração de contas no Instagram e Facebook. “Identificamos que este seria o melhor caminho para o diálogo com os interessados em ajudar e para a divulgação geral do local”, argumenta Thalita.
Eventos
No início de junho, as instituições sediaram solenidades e atividades públicas organizadas pelos estudantes da FPMB para começar a colocar em prática os programas e planejamentos elaborados, fruto das competências desenvolvidas ao longo do curso. Os eventos beneficentes marcaram o encerramento da fase de projetos.
Notícias Relacionadas
Painel no Mackenzie discutirá desenvolvimento do profissional de Controladoria e Finanças
Evento marcará lançamento do primeiro doutorado profissional da área no Brasil
Eventos
EmpreendaMack incentiva o protagonismo estudantil
Evento visa desenvolver nos alunos a ideia de ser um empreendedor pessoal
Atualidades
Open Taste: Experiência gastronômica com refugiados
Universidade Mackenzie ajuda a profissionalizar estrangeiros em situação de risco no Brasil
Atualidades
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília oferece Manhã de Informação Profissional
Alunos têm oportunidade de conhecer profissões e mercado de trabalho
Eventos
Mackenzie recebe 7ª edição do Contrata SP Pessoa com Deficiência
Evento cria ponte entre empresas e profissionais
Economia
Reforma Tributária: uma necessidade - inscrições abertas
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica recebe Everardo Maciel para palestra
Atualidades
Nado Sincronizado do Mackenzie Brasília domina pódios no 4º Open de Nado Artístico em São Paulo
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília leva 32 atletas para torneio com participantes internacionais e fica em 2º lugar na classificação geral
Esportes
Mackenzie tem menor índice de abandono universitário no país
Instituição tem apenas 9,09% de taxa de evasão entre as não públicas
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa