Estudo sobre alfabetização financeira contra endividamento de universitários vence categoria do Prêmio INFI-FEBRABAN
18 de março de 2021 | Acadêmicos Economia Para Sempre Mackenzista Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
No dia 09 de março, os professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Silvia Franco de Oliveira e Denis Forte receberam, em evento virtual, o Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária, os mackenzistas venceram na Categoria C Especial – Educação Financeira com o estudo Melhor Comportamento, Menor Endividamento! Alfabetização Financeira e Endividamento de Universitários de Ciências Sociais de Classe Média de São Paulo. Os docentes apresentaram o trabalho durante a transmissão que ocorreu pela plataforma do YouTube.
“O Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária está entre os principais do país na temática de finanças”, comenta a professora Silvia. “A conquista é o ápice do esforço de anos de pesquisa e publicações de artigos relacionados ao assunto. As conclusões permitirão melhorar a educação financeira e reduzir o endividamento dos estudantes universitários. Para o Mackenzie, a premiação é uma evidência da preocupação da Universidade com a pesquisa sobre um assunto tão relevante para a sociedade”, adiciona ela.
De acordo com o professor Denis Forte, “a educação financeira é um tema que surgiu com muita força após a crise de 2008, principalmente porque os governos e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) passaram a incentivar e promover estudos relativos a esse assunto”.
Silvia e Forte decidiram destrinchar o tema após observarem o desequilíbrio da economia e da educação brasileira, e produziram um estudo que “apresenta um lado social necessário, que é a promoção de um trabalho de ensino que incentive o conhecimento de assuntos relacionados ao endividamento, como juros, prestações e empréstimos e que, depois, fazem com que o tomador dessa dívida não consiga sair desse estado”, comenta Forte.
Segundo Silvia, o estudo visou identificar o efeito dos fatores comportamentais de conhecimento financeiro sobre o nível de endividamento dos estudantes universitários de ciências sociais e aplicadas.
“Dessa forma, o material chegou à conclusão de que é necessário focar na influência do comportamento do estudante, já que, assim, o estudante buscará o conhecimento necessário para tomar suas decisões financeiras pessoais”.
Veja abaixo a transmissão da premiação realizada pelo INFI-Instituto FEBRABAN de Educação, que é a escola de finanças e negócios Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN):
Notícias Relacionadas
Secretário do DF vai à Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília para acertar detalhes de parceria
Instituição oferecerá acesso a novas tecnologias, equipamentos e cursos de capacitação aos profissionais que trabalharão em obra viária
Parcerias
Mackenzista é coautora de artigo sobre regeneração da atmosfera de um planeta semelhante à Terra
Aluna do doutorado do CRAAM apresenta texto com evidências de que o planeta rochoso GJ 1132 b tem uma atmosfera criada pela atividade vulcânica
Para Sempre Mackenzista
Ricardo Viveiros, um jornalista “estranho”
Conheça a trajetória do jornalista, professor, escritor e empreendedor mackenzista que completa 55 anos de carreira
Cultura
E-Sports: 8 dicas para melhorar a postura na hora de jogar
Especialistas indicam cuidados para melhorar a experiência no videogame
Esportes
Cessação do tabagismo é tema da próxima edição do MackVIDA - CCBS
Evento on-line ocorre em 25 de março, às 15h
Acadêmicos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa