Faculdade Mackenzie Brasília no Wicade 2022

14 de dezembro de 2022 | Faculdades Faculdade Brasília Destaque

A acusação busca encontrar brechas no processo de uma situação fictícia e desbancar as alegações da defesa que, por sua vez, utiliza de todos os mecanismos da lei para resguardar o seu cliente ao passo que o júri analisa cada argumento apresentado. Parece um julgamento real, mas se trata da edição 2022 do Wicade, a Competição WIA-CADE de Direito Concorrencial.

Realizado anualmente, o evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e contou com a participação dos estudantes de diversas instituições de ensino superior estaduais e federais de outras regiões do país. A competição é promovida pela Rede Women in Antitrust (WIA) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) com o objetivo de difundir o estudo do Direito Concorrencial entre universitários pela prática do aprendizado, de modo a incentivar o aprimoramento de futuros profissionais da área antitruste

Representando a equipe da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), estiveram seis alunos que cursam do 4º ao 8º semestre. Dois deles fizeram a sustentação oral dos casos, enquanto os outros quatro trabalharam na parte. Coordenados pela professora Gracemerce Camboim, essa é a segunda vez que os mackenzistas marcam presença na disputa.

Citando a troca de saberes como um dos benefícios do Wicade, a professora comentou que “o contato dos graduandos com os acadêmicos vindos de outros estados faz com que essa experiência proporcione diferentes concepções que ajudarão o competidor na hora de desenvolver a sua tese”, disse Camboim.

Respondendo como acusação, Rafael Rezende contou que, mais do que os conteúdos apresentados em sala de aula, foi essencial fundamentar a sua apresentação no entendimento alcançado a partir dos trabalhos e projetos complementares. “As bases para as minhas argumentações tiveram como origem principal os momentos em que os professores instigaram a turma a compreender, a partir da própria explicação, o que estava sendo lecionado. Apesar dos argumentos específicos serem fruto da criatividade, só pude utilizar essa inventividade graças às proposições de nossos mestres”, afirmou o aluno.

Acompanhando o desempenho dos futuros profissionais, estava uma banca avaliadora composta por estudantes, professores, advogados, árbitros e mediadores nas competições de mediação e arbitragem, como é o caso da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (Camarb).

O procurador-chefe adjunto, Rodrigo Abreu Belon, membro do júri, considerou que a iniciativa promove o interesse no Direito Concorrencial, já que este não é um componente curricular comum na formação. Para ele, a área se refere a um universo muito diferente dos conceitos jurídicos.

“Diferente de outros campos do curso, como o Direito da Concorrência que se ampara em concepções jurídicas determinadas, essa dimensão (do Direito Concorrencial) perpassa compreensões distópicas da análise forense por abordar questões que exigem do academicista habilidades de dedução a partir de provas concretas”, explicou ele.

Ainda segundo Belon, o desempenho dos competidores foi satisfatório por demonstrar o domínio das ideias básicas da matéria e um notório desempenho da formação racional, uma tutela do antitruste. “Fiquei surpreso com o alto nível e vejo que todos têm muito potencial. A simulação é uma oportunidade ímpar para a imersão na realidade profissional. Se continuarem como estão, em poucos anos, estarão se destacando na atuação judicial”, expressou.

Notícias Relacionadas

Mackenzie Brasília celebra, em documentário, a riqueza étnica da Capital Federal

Particularidades são o tópico principal da produção que transmite uma mensagem de aceitação do plural

Cultura

NPJ da Faculdade Mackenzie Brasília atendeu gratuitamente mais de 500 famílias em 2022

Junto à Defensoria, ao longo do ano foram empreendidas diversas ações

Ética e Cidadania

Estudantes do Mackenzie Brasília avaliam perspectivas para o futuro

Horizonte do amanhã guiou as atividades de mackenzistas que estão concluindo o ensino médio para iniciar a formação acadêmica

Colégios

Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022

Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades