HUEM utiliza técnica que salva vidas ao reduzir rejeição a rins transplantados
01 de dezembro de 2023 | Hospital Paraná Destaque
No cenário desafiador dos transplantes renais, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) destaca-se ao apresentar uma técnica inovadora que não apenas reduz o índice de rejeição a rins transplantados, mas também abre portas para procedimentos em pacientes anteriormente considerados intransplantáveis. O diferencial está na aplicação da plasmaférese, uma técnica que tem impactado positivamente a vida de muitos na fila de espera por um novo órgão.
Embora o procedimento não seja coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital optou por oferecer a plasmaférese aos pacientes do SUS com o intuito de salvar mais vidas e fazer andar a fila de espera por transplantes.
“Alguns pacientes, que chamamos de hipersensibilizados, apresentam taxas elevadas de anticorpos contra o órgão do doador, porque o organismo entende que é um corpo estranho que pode representar alguma ameaça, então aumenta a produção de anticorpos para combater a suposta ameaça. São casos com alto risco de rejeição”, explica a nefrologista Carolina Pozzi, que é a responsável pelo Serviço de Transplante Renal do HUEM.
A plasmaférese, realizada por uma avançada máquina que remove o plasma sanguíneo do paciente, é uma técnica tradicionalmente utilizada no combate a doenças autoimunes. No entanto, no HUEM, essa mesma abordagem está sendo aplicada com resultados notáveis no sucesso de transplantes de rim. A remoção do plasma resulta na eliminação dos anticorpos do sangue, facilitando a aceitação do órgão transplantado.
Avaliação médica
Não é qualquer paciente que pode passar pelo procedimento. São colhidos diversos exames para analisar a reatividade quanto aos anticorpos e, a partir de um completo estudo imunológico, os pacientes que se enquadrarem em características específicas são encaminhados para a plasmaférese.
“O médico identifica que aquele paciente seria elegível e poderia ser submetido ao transplante se tivesse a tecnologia disponível. É um paciente que já está na fila do transplante, a equipe médica avalia as possibilidades e pode chegar a conclusão que a plasmaférese seria benéfica para o paciente”, destaca o diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen.
No HUEM, cerca de 30% dos pacientes em lista de espera são hipersensibilizados. Isso implica em menor chance de transplante renal, ou seja, o tempo em lista de espera aumenta. Sabendo que a mortalidade em lista de espera chega a 9% em um ano, esse tratamento aumenta a expectativa de vida e também a sobrevida do enxerto renal.
Qualidade de vida
Karol Dias Ribeiro, 35 anos, foi uma das beneficiadas pelo tratamento e recuperou a qualidade de vida após anos de dificuldade. Paciente renal crônica há mais de 10 anos, em 2014 ela passou por um transplante, mas infelizmente o órgão foi rejeitado alguns anos depois.
“O paciente renal crônico tem muitas limitações, com alimentação, ingestão de líquido, eu não podia beber água à vontade, a hemodiálise mexe com a estrutura do corpo, o desempenho profissional fica comprometido, entre outros problemas”, relembra.
Em consequência do transplante que não deu certo, a taxa de anticorpos ficou altíssima e ela não conseguia ter compatibilidade para realizar uma nova cirurgia. Até que a dra. Carolina, ao analisar criteriosamente o caso, sugeriu a plasmaférese.
Há pouco mais de um ano, Karol fez novo transplante, dessa vez passando antes por sessões de plasmaférese e o procedimento foi um sucesso.
“Recuperei minha qualidade de vida, estou voltando a estudar, trabalhar, tenho me alimentado bem, faço atividade física. Mudou a minha vida. Voltei a ser capaz de realizar várias coisas que não conseguia”, ressalta.
Inovação e compromisso
O HUEM destaca-se não apenas pela tecnologia de ponta disponível, mas também pela dedicação de uma equipe multidisciplinar comprometida ao máximo com o bem-estar dos pacientes. As equipes de Clínica Médica, Nefrologia e Hematologia trabalharam em conjunto para tornar a plasmaférese uma realidade transformadora no cenário dos transplantes renais.
Cada inovação pode significar uma nova chance de vida, por isso o HUEM está sempre na busca por soluções que ofereçam esperança e oportunidades renovadas a todos que necessitam de cuidados médicos.
Notícias Relacionadas
Banco de Leite Humano do HUEM completa 25 Anos de dedicação à vida
Unidades celebra uma trajetória de serviços prestados à sociedade, uma história de esperança, solidariedade e dedicação à vida
Hospital Paraná
Médico do HUEM é o primeiro brasileiro eleito presidente da Federação Mundial de Neurocirurgia
Especialista em cirurgias na base do crânio, dr. Borba atua em casos de alta complexidade, para tratar doenças em regiões de difícil acesso
Hospital Paraná
Ação solidária de Natal presenteia crianças da ala pediátrica do HUEM
Ação solidária de Natal presenteia crianças da ala pediátrica do HUEM
Hospital Paraná
Colaboradores do Hospital Mackenzie acompanham palestra do Dezembro Laranja
Período serve como conscientização contra o câncer de pele
Hospital Paraná
Mutirão de cirurgias de próstata com técnica inovadora atende pacientes do SUS no HUEM
Hiperplasia Benigna de Próstata afeta mais de 50% da população masculina acima de 50 anos
Hospital Paraná
Mutirão no Hospital Mackenzie detecta lesões suspeitas de câncer de pele
Como parte da Campanha Dezembro Laranja, 100 pacientes foram atendidos no mesmo dia
Saúde e Bem-Estar
Avanços na oncologia: equipe do HUEM promove evento sobre inovações no tratamento do câncer
Novembro foi marcado por encontros significativos no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), nos quais a equipe de Oncologia reuniu…
Hospital Paraná
Bebê que não abria os olhos faz transplante de membrana amniótica no HUEM
Bebê nasceu com condição rara na literatura médica e passou por procedimento ainda pouco comum no Brasil
Hospital Paraná
Campeão paranaense de Jiu-jitsu agradece ao HUEM por cirurgia no joelho
Após mais de um ano afastado do tatame, o atleta venceu disputa
Esportes
Após tratamento no HUEM, bailarina tem a chance de continuar exercendo a paixão em dançar
Área de ortopedia foi responsável por manter o sonho da jovem dançarina
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa