Impactos do excesso do uso das redes sociais na saúde mental e na produtividade
15 de julho de 2024 | Saúde e Bem-Estar Destaque
O uso de redes sociais tem aumentado significativamente entre a população, especialmente entre os jovens. Com o avanço tecnológico e a popularização de tais mídias, a forma como nos comunicamos, interagimos e consumimos informações foi modificada. Apesar de oferecer diversas vantagens, como a possibilidade de se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo e obter informações rapidamente, o uso excessivo causa danos significativos à saúde mental e à produtividade.
O Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo todo. Os dados apresentados pelo We Are Social e Meltwater mostram que o Brasil tem 187,9 milhões de internautas em 2024. Isso corresponde a 86,6% da população total do país. O percentual é mais alto que a média sul-americana, de 82,5%. Atualmente, os brasileiros conectados passam 9 horas e 13 minutos por dia na internet, em média. A maior parte desse tempo (57,6%) é gasto em smartphones.
Ansiedade e depressão
O uso excessivo das mídias sociais é frequentemente associado a um aumento nos níveis de ansiedade e depressão. A exposição constante a realizações de outros e ‘vidas perfeitas’ podem resultar em comparações negativas, baixa autoestima e sentimentos de inadequação. Estabelecer o tempo de uso do celular ajuda a reduzir a exposição de informações excessivas e estressantes. Dedicar tempo a hobbies e atividades como jardinagem, culinária ou esportes são formas de se manter longe das telas.
Distúrbios do sono
O uso das redes sociais antes de dormir tende a interferir na qualidade do sono. A luz azul emitida pelas telas dos dispositivos pode suprimir a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Além disso, o conteúdo consumido, muitas vezes estimulante ou perturbador, resulta em uma noite de sono inquieta e não tão reparadora. Antes de se preparar para dormir, tenha o hábito de desligar o telefone e ler. A leitura contribui na diminuição gradual da velocidade mental, permitindo uma noite mais tranquila e sem preocupações. Outra alternativa é usar os modos "Foco" ou "Não Perturbe" durante os períodos de descanso para minimizar interrupções e ter uma noite de sono relaxante.
Isolamento social
Embora as redes sociais sejam projetadas para conectar pessoas, o uso excessivo pode, paradoxalmente, levar ao isolamento social. A substituição das interações face a face por conexões virtuais tende a resultar em sentimentos de solidão e desconexão. A falta de interações pessoais significativas impacta negativamente a saúde mental e o bem-estar emocional. Para evitar o isolamento, procure agendar encontros com amigos e familiares, como jantares, passeios ou atividades em grupo, e a se envolver em atividades como participação em clubes, esportes coletivos, ações de voluntariado, e outras que constroem conexões significativas e amizades.
Procrastinação e perda de foco
As redes sociais são projetadas para serem altamente envolventes e podem se tornar uma grande fonte de distração. A facilidade de acesso e a natureza viciante do conteúdo podem levar à procrastinação e à perda de foco no trabalho, ou nos estudos. A alternância constante entre tarefas e o uso das redes sociais reduz a capacidade de concentração e diminui a eficiência no cumprimento das responsabilidades. Uma dica para evitar distrações é evitar o uso de redes sociais durante o expediente de trabalho ou quando estiver estudando.
Impacto nas relações profissionais
O uso das redes sociais, sem fins corporativos, durante o horário de trabalho, também pode afetar as relações profissionais. Colegas e supervisores talvez encarem o comportamento como falta de comprometimento ou desrespeito, prejudicando a reputação de quem fica navegando o tempo todo nas redes. Além disso, o tempo perdido pode levar ao acúmulo de tarefas e prazos não cumpridos, impactando negativamente o desempenho profissional e comprometendo os resultados da empresa. Para não correr risco, é importante, sempre que possível, desativar as notificações das redes sociais e verificá-las em horários designados, em vez de constantemente - fatores que ajudarão a manter a produtividade e contribuirão para um ambiente mais harmonioso.
Notícias Relacionadas
Autoestima: saiba os benefícios no desenvolvimento profissional
Autoestima é a percepção e avaliação que uma pessoa tem de si mesma, envolvendo sentimentos de valor, competência e autoconfiança. No contexto…
Fala, especialista
Finanças pessoais: como gerenciar o dinheiro e garantir um futuro seguro
Guardar dinheiro sempre é bom, especialmente para garantir um futuro seguro. Você já parou para pensar em como as finanças pessoais impactam cada…
Cá, entre nós
Descarte de materiais eletrônicos: cuide melhor do planeta
Aparelhos eletrônicos necessitam de descarte diferenciado para reduzir impactos ambientais
Responsabilidade Social
Olimpíadas de Paris 2024: a importância do trabalho em equipe
Esporte pode ensinar várias lições para o ambiente profissional
Cá, entre nós
Contribuindo com o meio ambiente: pequenas ações, grandes impactos
O mundo está mais consciente dos desafios ambientais causados pelas mudanças climáticas. A sustentabilidade é o caminho para mitigar os impactos…
Responsabilidade Social
Como usar a IA para organizar o dia e ser mais produtivo?
Tecnologia de inteligência artificial tem sido cada vez mais presente no nosso cotidiano
Cá, entre nós
5 aplicativos para melhorar seu inglês em 2024
É possível deixar o idioma afiado sem sair de casa
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa