Infodemia: como o excesso de informações prejudica o bem-estar
23 de outubro de 2023 | Cá, entre nós Destaque
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Reuters, em 2023, mostrou que 79% dos brasileiros entrevistados tendem a informar via redes digitais. O termo “Infodemia” foi criado para designar um fenômeno social no qual a informação em excesso potencializa o pânico, a ansiedade e espalha rumores de forma amplificada por meio do uso das redes e dos veículos de comunicação.
Efeitos colaterais
O fenômeno influencia diretamente na maneira como a sociedade lida com os acontecimentos - por exemplo, durante a pandemia de covid-19, o termo ganhou ainda mais força por conta da velocidade em que as informações se espalharam e de como as pessoas recebiam o ‘bombardeio’ de notícias (sendo que nem todas vinham de fontes confiáveis). Mesmo pós-pandemia, existem sequelas provocadas por este evento que ainda merecem atenção.
Na era digital, pessoas em qualquer lugar do mundo podem disseminar e receber informações instantaneamente e massivamente - o que contribui para a difusão de informações falsas que impactam diretamente no comportamento humano.
Informações em excesso podem desencadear transtornos psicológicos, como ansiedade, estresse e crises de pânico. Tais transtornos, influenciam tanto no comportamento quanto na leitura da realidade, bem como na maneira como o ser humano lida com a vida e as relações interpessoais.
Apesar de a Infodemia ser uma preocupação global, existem maneiras de reduzir o impacto da ‘fartura’ de informações, tornando o dia a dia mais leve e saudável.
Boas práticas
O primeiro passo é escolher quais conteúdos serão consumidos, filtrando as fontes, de maneira a priorizar a qualidade e o tipo de conteúdo consumido. Escolher perfis, porta-vozes e veículos confiáveis, além do tempo de leitura ajuda a evitar a sensação de sobrecarga causada pelo excesso de informações.
Uma pesquisa realizada em 2021, pela Conversion, consultoria de Marketing Digital, constatou que os brasileiros ficam conectados nas redes sociais, aproximadamente 4h diariamente - o que representa 16% de um dia inteiro. Para se desconectar, é importante checar o tempo gasto principalmente nas redes sociais, sobretudo quando os conteúdos acessados são voltados à recreação, e não tem relevância para o desenvolvimento profissional.
Mesmo ao acessar conteúdos profissionais é importante fazer pausas. Apesar de ser prático no dia a dia, se não utilizado com cautela, o smartphone pode tornar-se vilão. Por sua dinamicidade, o aparelho proporciona acesso rápido a e-mails, mensagens, aplicativos e diversos serviços. Para evitar uma ‘enxurrada’ de informações desnecessárias, desativar as notificações de certos aplicativos nas configurações é vital para a saúde mental, além de ajudar no aumento da produtividade. O uso de diversos aplicativos que enviam notificações a todo tempo induz o acesso, ao mesmo tempo que gera ansiedade.
Investir no bem-estar e na saúde é o meio eficaz para evitar e limitar horas gastas nas redes sociais, sites de notícias e outros conteúdos. Novos hobbies como praticar esportes, pintar quadros, cozinhar e ler são benéficos para o corpo e a mente, além de promover o desligamento tecnológico que potencializa o autocuidado.
Notícias Relacionadas
Como desenvolver a autoconfiança e impulsionar a carreira
A autoconfiança não apenas corrobora para a autoestima, mas, também, pode ser fundamental em uma vida financeiramente bem-sucedida, é o que concluiu…
Cá, entre nós
Entenda o que é o Fator de Autenticação
Método funciona como uma confirmação para acessos pessoais na internet
Cá, entre nós
Finanças pessoais: como economizar dinheiro e cumprir sua meta
No Brasil, o tópico de educação financeira é delicado, e muitos fogem do assunto quando se trata das finanças pessoais. Por não refletir ou fazer um…
Cá, entre nós
Série Segurança da Informação Mackenzie: Phishing
Conheça algumas dicas para evitar fraudes e golpes
Fala, especialista
Cursos sobre liderança no catálogo do Mackenzie Academia Corporativa
Capacitação para colaboradores é iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie
Instituto
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa