Instituto Cristão oferece Novo Ensino Médio com itinerários formativos
09 de agosto de 2022 | Colégios Destaque Castro
O Instituto Cristão (IC), em Castro, no Paraná, associado ao Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), implantou o Novo Ensino Médio em 2022, trazendo diversificação curricular, possibilidade de escolha entre itinerários formativos integrados nas áreas do conhecimento, ensino diferenciado com incentivos a projetos, tecnologia, vínculos com as áreas práticas e produtivas do IC e novos componentes curriculares alinhados à filosofia pedagógica e a visão cristã mackenzista.
Reconhecido pela alta qualidade de seu curso técnico em agropecuária, o Colégio oferece agora a possibilidade do ingresso no Ensino Médio ao público da região para quem deseja cursar apenas o currículo comum. O diretor pedagógico do IC, Bruno Romano, explica que o ensino mackenzista na região é direcionado tanto aos jovens que desejam ingressar em universidades públicas e privadas de qualidade para cursos considerados mais tradicionais, como também para aqueles que pretendem atuar na indústria agropecuária.
De acordo com ele, o novo Ensino Médio oferece dois itinerários formativos integrados: um na área de Humanidades e Linguagens, e outro em Matemática e Ciências da Natureza. “Os alunos recebem orientação nas primeiras aulas do Projeto de Vida, incluindo teste vocacional, e todos os professores apresentam os itinerários”, diz.
Romano conta que os alunos que já estão inseridos no novo formato se sentiram valorizados e protagonistas do currículo e, naturalmente, tinham várias dúvidas. “Procuramos sanar essas dúvidas nas aulas de Projeto de Vida e nas apresentações que os próprios professores fizeram das trilhas”, afirma ele.
O professor destaca que foi interessante acompanhar desenvolvimentos diferentes: na trilha de humanidades e linguagens, os alunos tiveram um desenvolvimento mais pessoal e intimista com os professores, que os conduziram em passeios urbanos, visitas a museus e aulas ao ar livre. Já na trilha de ciências e matemática, eles se mostraram bastante motivados com as metodologias aplicadas pelos professores nos laboratórios e projetos. “Dentro dos itinerários, o foco é nas metodologias ativas, para envolver o aluno experimentalmente e conscientemente no processo de aprendizagem”, acrescenta Romano.
As técnicas são as mais diversas: usam-se os jardins do Instituto, as áreas da fazenda, a biblioteca e o laboratório de ciências; as práticas consistem, em Humanas, na avaliação de um discurso retórico montado pelos próprios alunos em forma de discurso de persuasão, enquanto os alunos do itinerário de bioexatas fazem relatórios práticos das experiências em laboratório.
Interação e troca entre formações
Apesar de ser possível uma formação no Ensino Médio dissociada do ensino técnico em agropecuária, existem diferentes maneiras pelas quais a interação entre as duas áreas ocorre. Uma delas está na relação entre os docentes, por exemplo, alguns professores do Ensino Médio fazem uso de instalações e informações da fazenda, quando julgam oportuno. “Isso dá um aspecto diferenciado para essas aulas que não é possível encontrar em outros colégios regulares”, enfatiza o diretor pedagógico.
Por outro lado, o professor técnico de Tecnologia e Inovação, por exemplo, caminha próximo aos alunos nos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento exigidos pelos professores do Ensino Médio.
Mais uma forma de interação está nos projetos em comum, segundo Romano, pontuando que no dia 15 de outubro, aniversário de 107 anos do IC, será celebrado um dia de portas abertas à comunidade e uma Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, ao mesmo tempo. “Os alunos apresentarão projetos em comum, unindo as temáticas do Ensino Médio com a prática da formação técnica”, assinala ele.
Outro projeto que permitirá a integração das duas formações é a Cooperativa Escolar, uma empresa sem fins lucrativos administrada pelos próprios alunos, com participação de estudantes que cursam apenas o Ensino Médio também, envolvidos com os setores produtivos da fazenda.
Qualidade, diferenciais e responsabilidade
Além disso, o colégio contempla os componentes de Projeto de Vida e Ensino Religioso, alinhados com os princípios e filosofia do Mackenzie, oferecendo aos alunos um ensino de excelência dentro de um ambiente de fé cristã reformada.
Na lógica da diversificação curricular do Novo Ensino Médio, o componente MackENEM, acompanhado por avaliações externas realizadas periodicamente ao longo do ano, tem ajudado não só a preparar os alunos para o mais importante exame do país, mas oferece também uma avaliação diagnóstica do desempenho de cada aluno, a partir da matriz de habilidades e competências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O IC também aposta na autonomia do aluno e no desenvolvimento de sua responsabilidade, de seu caráter e de suas habilidades socioemocionais. Para isso, oferece uma sala de estudos em ambiente monitorado para uso no contraturno e, a partir de 2023, implantará a já citada Cooperativa para promover soluções inovadoras e alinhadas com a necessidade do mercado local. “Dessa forma, os alunos responsabilizam-se pelos projetos de ensino e participam ativamente do processo de aprendizagem”, complementa Romano.
Notícias Relacionadas
Renovação de matrícula 2023
Alunos que preencherem condições pedagógicas e financeiras possuem prioridade no processo de matrícula
Colégios
Renovação de matrícula 2023
Alunos que preencherem condições pedagógicas e financeiras possuem prioridade no processo de matrícula
Colégios
Renovação de matrícula 2023
Alunos que preencherem condições pedagógicas e financeiras possuem prioridade no processo de matrícula
Brasília - Lago Sul
Desafios da liderança é tema de treinamento no Colégio Tamboré
Encontro teve objetivo de inspirar e incentivar o desenvolvimento das lideranças do Mackenzie
Colégios
Nanotecnologia: a parceria de sucesso entre Colégio e Universidade Mackenzie
Alunos do Ensino Médio trabalharam por um semestre na eletiva e realizaram apresentação final aberta ao público
Parcerias
MackStore: Mackenzie e Editora Cultura Cristã assinam convênio para distribuição
Acordo prevê que comercialização de produtos mackenzistas sejam realizados pela editora
Parcerias
Alunos do Mackenzie Brasília refletem sobre tensões diplomáticas em trabalho que segue padrões da ONU
Discussões do InMack 2022 instigou jovens a solucionarem conflitos e tensões existentes nas mais diversas localidades do planeta
Mundo
Empreendedorismo: desafios, oportunidades e como dar os primeiros passos
A iniciativa de abrir seu próprio negócio tem tomado grande proporção nos últimos anos e os mackenzistas da UPM e Colégios recebem todo incentivo para…
Atualidades
Novo Ensino Médio e mudanças no Enem são tema de debate em grupo de trabalho do Colégio Mackenzie
O currículo pedagógico do Novo Ensino Médio e as formas de preparar os alunos para o Novo Enem estiveram no centro da discussão
Eventos
Urnas eletrônicas do TRE/SP são utilizadas em eleição dos alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo
Cerimônia de posse do presidente do grêmio estudantil acontece em 20 de junho, no auditório Ruy Barbosa, com diplomação do juiz corregedor do Tribunal
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa