Instituto Presbiteriano Mackenzie recebe declaração de utilidade pública por prefeitura de Curitiba
22 de julho de 2021 | Saúde e Bem-Estar Instituto Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque Paraná - Curitiba
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), mantenedor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), foi declarado como instituição de utilidade pública municipal pela cidade de Curitiba. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal da cidade e recebeu a sanção do prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira, 21 de julho, evento que contou com a participação de membros da Diretoria Executiva do IPM, que receberam o certificado da declaração.
“O Hospital Evangélico Mackenzie presta serviços de enorme relevância para a população curitibana. Todos nós já sabemos da utilidade pública da instituição nestes três anos que o Mackenzie está na paisagem de Curitiba. Somos muito gratos pela recuperação deste tradicional hospital da cidade”, disse o prefeito.
O presidente da Diretoria Executiva do IPM, Milton Flávio Moura, agradeceu a parceria com Curitiba e salientou o compromisso do Mackenzie com a cidade. “Assumimos o Hospital para dar continuidade à sua história e nesta nova gestão não será diferente. Existe muita coisa planejada para implantarmos aqui, para qualificar ainda mais o atendimento à sociedade curitibana e paranaense”, afirmou.
O diretor-geral do HUEM, Dr. Rogério Kampa, destacou a relevância do título. “Uma conquista muito importante para o nosso hospital seguir ampliando e qualificando a capacidade de atendimento. Com o título de utilidade pública abrem-se possibilidades de convênios com o poder público e desta forma continuar melhorando a estrutura da instituição. Toda a população do estado tem a ganhar com esta iniciativa”, disse Kampa.
Participaram da cerimônia o presidente do Conselho de Curadores do IPM, reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor de Saúde do IPM, Luiz Roberto Martins Rocha; o procurador do HUEM, João Pedro Fruet Bettini Ribas Lupion; o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; e o vereador Pier Petruzzielo.
Projeto
De iniciativa conjunta dos vereadores Noemia Rocha e Pier Petruzziello, a matéria foi protocolada no Legislativo em março e encerrou sua tramitação pelas comissões permanentes da Casa no dia 18 de junho, quando recebeu o parecer favorável da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte.
Os vereadores foram unânimes ao aprovar a declaração de utilidade pública municipal. A proposta de lei recebeu apoio de diversos parlamentares em plenário, que ressaltaram a importância da instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS) da capital do Paraná.
Relator da proposta no colegiado, Marcelo Fachinello destacou em seu parecer favorável que a instituição é uma das mais tradicionais na área da saúde no Paraná, funcionando como hospital de ensino de natureza filantrópica. Atualmente, o HUEM tem 485 leitos, sendo 426 destinados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Somente em 2020, contabilizou 1,3 milhão de atendimentos.
Voluntária no HUEM há mais de 20 anos, a vereadora Noemia Rocha, grande artífice do projeto, lembrou ao plenário da Câmara que o hospital é uma referência no Brasil no tratamento de queimados e que “sempre foi parceiro do município, uma parceria que se acentuou ainda mais na pandemia. Presta assistência integral à saúde, além de desenvolver ensino e pesquisa”, ressaltou a vereadora.
Coautor da utilidade pública, Pier Petruzziello explicou que “fez questão de assinar” o projeto com a vereadora por reconhecer o trabalho do Instituto Mackenzie à frente do hospital. Ele também destacou outras ações promovidas pelo HUEM. “O hospital faz parte da Rede de Hospitais Sentinela, criada pela Anvisa e também é um Hospital Amigo da Criança”, disse.
Elogios
Além de Noemia Rocha e Pier, outros parlamentares também elogiaram a importância da instituição para a rede municipal de saúde de Curitiba. Para Serginho do Posto, a forma como o Instituto Mackenzie faz a gestão “é séria e responsável”. “A utilidade pública não pode ser banalizada. Ela tem uma função específica e fará com que o Hospital Mackenzie possa ter a condição de buscar aporte financeiro, buscar projetos, apresentando o documento”, reforçou o vereador, que preside a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC.
“O dia a dia que acontece no hospital é surreal. O que eles fizeram em termos de gestão deve ser exaltado”, completou o parlamentar Mauro Bobato. “Neste momento de pandemia, o hospital está fazendo o seu papel. Na Comissão de Saúde, tivemos agilidade de votar o projeto”, disse o vereador João da 5 Irmãos. Para Fachinello, o objetivo da utilidade pública é garantir que não faltem recursos para que o hospital possa atender a população. “É um trabalho sério e importante o do Hospital Evangélico”, emendou Toninho da Farmácia, ao confirmar seu voto favorável.
Notícias Relacionadas
Tricampeão da Stock Car visita Banco de Leite Humano do HUEM e entrega doações de frascos
Vidros foram arrecadados durante campanha na cidade como parte do Agosto Dourado, mês da amamentação
Parcerias
HUEM recebe doação de carrinhos beira leito
Equipamentos auxiliam no controle e na organização do processo de trabalho da enfermagem
Saúde e Bem-Estar
Mackenzie recebe comitiva do Banco do Brasil para falar sobre inovação
Diretores do banco e da Instituição de ensino conversam sobre futuras parcerias
Parcerias
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa