
Lei de restrição ao uso de celulares nas escolas: Redefinindo o ensino e a interação social
01 de abril de 2025 | Colégios Destaque
No início deste ano, entrou em vigor a lei que restringe o uso dos celulares nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com o objetivo de melhorar a concentração, a socialização e promover um ambiente saudável e equilibrado aos alunos e professores.
Antes da aprovação, muitas escolas já proibiam o uso dos dispositivos em sala de aula, utilizando o celular apenas para fins pedagógicos O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, por exemplo, desde 2024 tem o projeto “Sala Sem Celular”, para incentivar o uso consciente e melhorar o desempenho dos alunos.
Nas primeiras semanas do início do ano letivo de 2025, os alunos estavam mais rígidos em relação à nova lei, mas hoje já sentem as melhorias. Em contrapartida, alguns alunos, que possuem uma dependência maior do celular, ainda se encontram resistentes. “Resistem como podem: pegam o celular escondido, retiram-no da mochila entre as aulas, compram relógios inteligentes. Enfim, trata-se de um desmame sofrido”, explica o professor de história do CPM Elder Al Kondari Messora.
Segundo dados da DataReportal, os brasileiros gastam em média 56% das horas acordadas em frente a telas, sendo o segundo país que mais investe horas na internet. A presença constante de notificações, a hiperestimulação de aplicativos e as redes sociais que possuem uma interface contínua de vídeos, todas essas interações constantes liberam quantidades altas de dopamina, deixando o cérebro viciado e dificultando a atenção em outras atividades.
Quando falamos de crianças e adolescentes a situação se torna mais preocupante, já que, na maioria dos casos, eles não possuem discernimento para utilizar as redes de forma moderada. “Grande parte dos jovens (talvez, a maioria deles) enxerga o que o celular proporciona como uma extensão da vida social, como uma extensão dos momentos de lazer”, conta o professor de geografia da CPM William Kyoshi Fugii
Para que os alunos não sentissem tanto desconforto em ficar longe dos aparelhos eletrônicos, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) ofereceu um serviço de acolhimento psicológico para os alunos que apresentassem maiores dificuldades nesta adaptação e, para as atividades pedagógicas que exigem o uso da tecnologia, a escola colocou à disposição dos alunos tablets para serem usados nas aulas. “Para ajudar na adaptação, a escola também disponibilizou jogos e equipamentos esportivos, além do serviço da biblioteca que já era oferecido”, aponta a psicóloga escolar, Silvania Coutinho de Souza Bitencourt.
A psicóloga também conta que diversos problemas aos adolescentes estão relacionados ou se agravam com o uso descontrolado dos celulares, como a dificuldade de se concentrar, aumento da ansiedade e do estresse, impacto nas habilidades sociais básicas, na autoestima com as comparações que as redes sociais causam e o desenvolvimento de problemas psicológicos.
Ao fim do terceiro mês do ano letivo, a psicóloga escolar Silvania e os professores observaram uma melhora significativa em relação à concentração dos alunos e nas interações sociais. “Atividades interativas e práticas ajudaram a manter o engajamento dos alunos sem o uso de celulares. Atualmente, os alunos estão mais acostumados à nova rotina e conseguem focar melhor nas atividades escolares”, explica Bitencourt.
O professor Elder Al Kondari Messora explicou que além da atenção nas aulas terem aumentado, houve também uma diminuição do isolamento entre os alunos, refletindo uma rotina mais dinâmica e interativa. “Hoje, durante o intervalo entre as aulas, os alunos estão espalhados em grupos e, frequentemente, precisam ser reconduzidos aos seus lugares. À primeira vista, pode parecer mais trabalhoso, mas é, sem dúvida, mais saudável”, diz Messora.
Notícias Relacionadas

Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo realiza Semana da Leitura e a XII Feira do Livro
Evento teve como objetivo incentivar a leitura para as crianças da Educação Básica
Eventos

Pesquisa em Debate: conheça a história de Horace Lane
Atual presidente do IPM, reverendo Cid Caldas, palestrou sobre contribuições do presidente mais longevo
Eventos

Alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie e AEJA conquistam vagas no Vestibular 2025
Estudantes obtiveram aprovações em instituições de ensino de excelência, no Brasil e no exterior
Colégios

Alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie e AEJA conquistam vagas no Vestibular 2025
Estudantes obtiveram aprovações em instituições de ensino de excelência, no Brasil e no exterior
Colégios

No Dia Mundial da Natação, Colégio Mackenzie Agnes fortalece a modalidade
Oito alunos irão representar a instituição nas piscinas dos Jogos Escolares de Pernambuco e mais de 90 estudantes praticam a modalidade na unidade
Esportes

Mackenzie conquista Ouro no Prêmio Nacional de Gestão Educacional 2025
Iniciativa educacional faz parte do componente Projeto de Vida do Colégio Presbiteriano Mackenzie
Colégios

Marketing do Futuro: mudanças nas plataformas, nas interações e nos negócios
Palestra do MPCOM debate novos tempos da comunicação e do marketing
Eventos

Oportunidade de intercâmbio gratuita para a Espanha
Santander oferece três bolsas a alunos da UPM
Universidade

Esporte praticado na infância ensina regras e mantém crianças e jovens longe das telas
Mackenzie Agnes oferece seis novas modalidades esportivas: Esgrima, Karatê, Taekwondo, Muay Thai, Futevôlei e Xadrez
Esportes

Celulares proibidos em sala de aula: conheça as adaptações do Colégio Mackenzie
Lei entrou em vigor no começo deste ano e volta às aulas já contou com a novidade

Colégio Mackenzie Brasília concede bolsa mérito aos estudantes destaques
Iniciativa valoriza os alunos do Ensino Fundamental e Médio que conseguiram as maiores médias no ano de 2024
Nossos Talentos

Sistema Mackenzie de Ensino recebe escolas parceiras na Jornada Pedagógica 2025
Evento discute temas importantes para o modelo pedagógico mackenzista e serve para aprofundar relacionamento com as instituições parceiras
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa