Mackenzie assina acordo de cooperação com TJSP e ACSP
25 de outubro de 2023 | Parcerias Instituto Universidade Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) firmou, na terça-feira, 24 de outubro, termo de cooperação com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para a instalação de uma Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (UAAJ), especializada em causas de competência dos juizados especiais, em que figurem como autoras micro e pequenas empresas. A assinatura do acordo aconteceu em solenidade no Palácio da Justiça, conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença dos demais signatários do termo, magistrados e representantes de instituições.
O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, presente na solenidade, destacou que o acordo já traz em si a relevância das atividades que serão desenvolvidas. “O contrato pode ser um papel, mas carrega muita expectativa. Agradeço a importância que o Tribunal dá para a esse acordo”, declarou Moura.
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, reiterou a importância da especialização da prestação jurisdicional, especialmente em uma área tão sensível quanto a empresarial.
“Conflitos empresariais dizem respeito a um universo muito grande de pessoas e atividades industriais e mercantis. Temos um enorme contingente de micro e pequenas empresas e o juizado especial possibilita a resolução de conflitos de forma extremamente rápida, com apoio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs)”, afirmouAnafe, destacando, mais uma vez, a integração do TJSP com o Mackenzie e a ACSP.
Também assinaram o acordo o reitor em exercício da UPM, o pró-reitor de Extensão e Cultura Cleverson Pereira de Almeida, e o diretor da Faculdade de Direito (FDir), Gianpaolo Poggio Smanio, que entende que a tratativa é mais um marco nas comemorações dos 70 anos da unidade acadêmica do Mackenzie.
Um dos maiores intermediadores do acordo, o desembargador Roberto Nussinkis Mac Cracken, ressaltou a importância do termo assinado por três instituições centenárias. “Estamos celebrando um termo de convênio fundamental, que atenderá muito o pequeno e médio empresário. Tenho uma única certeza: vai ganhar a sociedade”, afirmou o magistrado, que é mackenzista, sendo antigo aluno e hoje professor da UPM.
“Agradeço a possibilidade de estabelecer essa parceria. Esperamos cumprir mais um dever institucional e ajudar a resolver os conflitos, principalmente os pequenos”, afirmou o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.
Sobre o acordo
Estabelecida nos termos do Provimento CSM nº 1.077/06, a unidade terá competência para demandas cujo valor da causa não ultrapasse 40 salários mínimos, além de outros pré-requisitos normatizados pela Lei Federal 9.099/95. O termo prevê que o TJSP, entre outras atribuições, implementará o serviço por meio da seleção e treinamento de conciliadores, dirigirá os trabalhos realizados por eles e as audiências de instrução e julgamento, e implementará o sistema informatizado oficial para cadastramento e tramitação dos expedientes.
O Mackenzie disponibilizará e custeará 12 conciliadores e indicará coordenadores acadêmicos para orientação e acompanhamento das atividades. A ACSP, por sua vez, cederá espaço físico em sua sede, no centro de São Paulo, para a instalação da UAAJ, além do custeio da infraestrutura, gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos recebidos e disponibilização de advogados e funcionários para as conciliações e demais demandas jurídicas.
Autoridades presentes
Também prestigiaram a cerimônia os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano) e Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado); o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o defensor público-geral do Estado de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior; a ouvidora do TJSP e ouvidora auxiliar regional da Mulher da Região Sudeste do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Lígia Cristina de Araújo Bisogni; o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Segunda Instância, desembargador Irineu Jorge Fava; a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes; demais representantes da ACSP, entre eles Francisco Parisi (vice-presidente), Luiz Flavio Borges D’Urso (diretor), Carlos Kendi Fukuhara (assessor do presidente) e Guilherme Giussani (diretor da Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem).
Representando o Mackenzie, estiveram também: José Paulo Fernandes Júnior, diretor de Educação do IPM; Felipe Chiarello de Souza Pinto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM; e Wallace Tesch Sabaini, pró-reitor de Controle Acadêmico da UPM; além de muitos desembargadores, juízes, representantes de instituições públicas e privadas, servidores da Justiça e demais convidados.
*Com informações Tribunal de Justiça de São Paulo
Notícias Relacionadas
Culto de Ação de Graças celebra 100 anos do Conselho Deliberativo do IPM
Pregação foi realizada pelo presidente do Supremo Concílio, Roberto Brasileiro
Acontece no Mackenzie
Exposição da AEJA Mackenzie discute sustentabilidade por meio da arte
Evento solidário também é oportunidade para doar itens de higiene e cuidado pessoal às pessoas necessitadas
Cultura
Mackenzie promove 1° Encontro de Lideranças ESG
Amazônia, Políticas Públicas e Transição Energética foram alguns dos temas abordados nos painéis
Comportamento
Pós-Graduação 2024.1: faça Mestrado ou Doutorado no Mackenzie
Processo seletivo está com inscrições abertas
Pesquisa e Inovação
Faculdade de Direito recebe homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo
Honraria foi entregue por conta do aniversário de 70 anos da unidade acadêmica do Mackenzie
Universidade
Programa mackenzista conquista Prêmio ABED 2023
Educação a distância como ferramenta de reinclusão social foi tema de programa desenvolvido por docentes da Universidade Mackenzie
Nossos Talentos
Cursos da Universidade Mackenzie recebem Selo de Destaque no Guia da Faculdade 2023
Levantamento é feito pelo O Estado de São Paulo e Quero Educação
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa