Mackenzie celebra 507 anos da Reforma Protestante
31 de outubro de 2024 | Chancelaria Destaque
Na tarde do dia 30 de outubro, o Mackenzie realizou um culto de Ações de Graças pelos 507 anos da Reforma Protestante. O evento, conduzido pela Chancelaria Mackenzie, aconteceu na capela do campus Higienópolis, onde autoridades do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professores, estudantes e colaboradores se reuniram em celebração. A ocasião foi marcada pela pregação do reverendo Robinson Grangeiro, chanceler do Mackenzie, e pela apresentação musical do Quarteto Jahn Sorheim, que trouxe uma atmosfera de reverência ao evento.
O reverendo Grangeiro deu início ao sermão relembrando os princípios fundamentais da fé reformada, conhecidos como as "Cinco Solas": Sola Scriptura (somente a Escritura); Sola Fide (somente a Fé); Sola Gratia (somente a Graça); Solus Christus (somente Cristo); e Soli Deo Gloria (glória somente a Deus). Em suas palavras, Grangeiro destacou que esses pilares não foram formulados durante a Reforma em si, mas somente entre os anos de 1916 e 1960, no século XX, aparecem sistematizados como os conhecemos.
No entanto, o chanceler mencionou o compromisso de reformadores como Martinho Lutero e João Calvino com esses fundamentos, que, mesmo não sistematizados à época, eram a base da Reforma. Grangeiro ressaltou, ainda, que grandes artistas cristãos, como Johann Sebastian Bach, por exemplo, assinavam suas obras com a frase Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus), como uma expressão de fé e humildade.
Além das Cinco Solas, o chanceler propôs a ideia de um “sexto sola” - Solo Eclesia, ou "somente a igreja" -, enfatizando o papel da igreja como "uma agência de Deus na história e espaço no qual a salvação e a comunidade de fé se materializam", disse ele. Ao pregar sobre a carta de Efésios, Grangeiro reforçou a ideia de que "a igreja é o coroar de um propósito divino”, sendo tanto “família de Deus quanto santuário”, um lugar para que os fiéis vivam sua fé e servindo como “sinalização do eterno”.
Em sua mensagem, o reverendo destacou o sentido de comunidade e de pertencimento como central à experiência cristã, lembrando que a salvação nos integra a um povo que compartilha do mesmo compromisso espiritual. Ele comparou essa ideia à parábola do Filho Pródigo, observando que a reconciliação promovida por Deus entre os povos se estende a todos: os que estavam perto ou distantes, das antigas e novas alianças, reunindo os irmãos como família, graças ao amor do Pai, assim como acontece na parábola.
Outros momentos de oração foram conduzidos pelo reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, capelão universitário, que agradeceu pelo legado dos reformadores; pelo reverendo José Carlos Piacente Jr., capelão universitário, que realizou uma oração em adoração a Deus; e pelo reverendo Roberto Alves de Alencar, capelão institucional, que realizou a oração de contrição. As leituras da palavra foram feitas pelo reverendo Rickson Roque, destacando que "o justo viverá pela fé", e pela colaboradora da capelania Fernanda Salvador, que leu o Salmo 66.
Entre os hinos em louvor a Deus que compuseram o culto, esteve o tradicional Castelo Forte, de Martinho Lutero, entoado pelo quarteto de vozes composto por Robinson Godoi, Renato Pereira, Davi Malheiros e Marcos Gonçalves, bem como a pianista regente Lígia de Mattos, reafirmando o espírito de celebração e reflexão sobre o legado da Reforma.
O reverendo Grangeiro incentivou todos os colaboradores e membros da comunidade mackenzista a buscarem suas próprias comunidades de fé, fortalecendo, assim, os laços espirituais e comunitários que sustentam o Mackenzie desde sua fundação, mas em especial a Igreja de Cristo. O evento foi um convite para que os presentes relembrem e vivam os princípios da fé reformada, marcando o aniversário de 507 anos da Reforma, celebrado em 31 de outubro, com gratidão pelo movimento que renovou a igreja e reafirmou a centralidade de Cristo e da graça de Deus na vida cristã.
O culto também contou com uma homenagem ao reverendo Heber Carlos de Campos, do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ), em celebração ao seu aniversário, quando Grangeiro convidou Campos a realizar a oração e bênção final.
Acompanhe o Culto completo a seguir:
Notícias Relacionadas
CEFT realiza simpósio em comemoração aos 507 anos da Reforma Protestante
Evento discutiu sobre a Reforma Protestante e suas interfaces com a educação
Acontece no Mackenzie
A alta abstenção no segundo turno das eleições municipais de 2024
Professor do Mackenzie comenta sobre os quase 10 milhões de brasileiros que não compareceram às urnas
Atualidades
Participe do Design Experience Mackenzie 2024.2
Mergulhe no universo do design em um evento gratuito na FAU+D Mackenzie
Atualidades
Doação de mechas de cabelo na campanha Outubro Rosa do Mackenzie
Ação contará com participação de 5 cabeleireiros profissionais e ocorre dia 28 de outubro, em dois horários: 9h às 12h e das 13h às 16h
Atualidades
Mackenzie no Outubro Rosa: participe da campanha "Lenços de Esperança"
Doações podem ser entregues nas várias portarias do campus Higienópolis até o final do mês
Atualidades
Mackenzie celebra 154 anos de história e atuação
Durante culto ocorrido em São Paulo, autoridades mackenzistas e colaboradores comemoraram a data com gratidão
Cultura
Chanceler do Mackenzie lança livro "Os Quatro Olhares"
Narrativa explora a conexão dos evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e João
Do Chanceler
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa