Mackenzie desenvolve primeiro telescópio do mundo para pesquisa em atividade solar de faixas infravermelhas
29 de março de 2022 | Atualidades Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
O Centro de Rádio-Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), desenvolveu o telescópio solar para faixas infravermelhas, chamado HATS, pioneiro no mundo em pesquisa para atividade solar nesse espectro. No dia 23 de março, os alunos da Escola de Engenharia (EE) da UPM visitaram o novo equipamento. A criação é um marco ainda mais especial neste ano de 2022, quando a UPM completa seus 70 anos.
O professor da EE, Paulo Simões, explicou que a função do novo telescópio é monitorar a atividade solar. “O sol não é ‘calmo’ o tempo todo, simplesmente aquela bola amarela que a gente vê no céu. Então, o telescópio mede a intensidade da emissão do infravermelho para podermos entender como funcionam os eventos solares, que podem provocar diversos efeitos na Terra”, destacou.
O equipamento será enviado para Argentina, para o Félix Aguilar Observatory (OAFA), um dos observatórios com o qual o Mackenzie tem convênio, para que o equipamento opere nos Andes argentinos.
“O foco principal dessa visita é mostrar aos alunos que dentro da Universidade há tecnologia de ponta com impacto mundial, o grupo tem pesquisa com colaboração do mundo inteiro. Então, os estudantes devem aproveitar as diversas oportunidades que o Mackenzie oferece”, pontuou o professor Simões.
A visita também contou com uma aula introdutória do professor da EE da UPM, Jean Pierre Raulin, coordenador do CRAAM, apresentando a história do Centro, que originou-se em 1960, como Grupo de Rádio Astronomia Mackenzie (GRAM) da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UPM, incorporando as atividades experimentais de um grupo de estudantes de física, engenharia, técnicos, e aficionados da Associação de Amadores de Astronomia, São Paulo, iniciadas desde 1958.
O telescópio HATS
O professor da EE e integrante do CRAAM, Guillermo Giménez de Castro, líder do projeto do telescópio HATS (High Altitude THz Solar telescope), deu mais detalhes de como funciona o espectro de ondas que o equipamento alcança e qual seu diferencial em relação a outros que já estão em uso.
A luz (que se trata de onda eletromagnética) é um fenômeno de larguíssimo alcance, o qual os olhos humanos registram apenas uma "janela" (faixa ou banda de frequências) muito estreita. Para as demais faixas não captadas pelo olho humano, os astrônomos desenharam instrumentos específicos, mas nem todas as “janelas” já foram observadas até o momento.
“No caso solar, o chamado infravermelho médio foi muito mal explorado e, por isso, o HATS será o primeiro telescópio a monitorar diariamente a atividade solar em 15 THz (o que corresponde a um comprimento de onda de 20 µm). Então, não houve nem há qualquer outro instrumento no mundo todo que observe o Sol diariamente nessa frequência”, ressaltou o líder do projeto.
O objetivo das capturas do telescópio é compreender as explosões solares, eventos energéticos que ocorrem na superfície do Sol. De acordo com o professor Giménez de Castro, a astronomia percebeu que não basta tirar fotos bonitas para compreender profundamente um fenômeno, é necessário observá-lo num leque de frequências o mais amplo possível, pois as explosões solares já foram observadas no "visível", no ultravioleta, em ondas de rádio, etc.
“E, pela primeira vez, esperamos detectar explosões solares no infravermelho médio, como sempre que uma "janela" é aberta, nosso conhecimento e desconhecimento também aumentam”, afirmou.
As explosões solares têm, normalmente, pouco impacto no dia a dia na Terra, tanto que foram "descobertas" só no ano de 1859. Mas, à medida que a tecnologia fica mais exposta ao espaço exterior, como comunicações, GPS e outras, esses eventos solares começam a ser importantes.
Recentemente, a empresa Starlink perdeu 40 satélites (de 49 lançados simultaneamente) por culpa de uma explosão solar, bastante moderada. Isso levou a tomar medidas para limitar os efeitos adversos que implicaram num aumento dos custos de operação.
“Compreender melhor como acontecem eventos energéticos solares ajudará a contar com previsões de "clima espacial" mais precisas que impactarão nos custos da exploração espacial”, finalizou o docente mackenzista.
Notícias Relacionadas
Evento apresenta novo Conselho da Editora Mackenzie
Área tem como objetivo disseminar e promover a produção científica na Instituição
Atualidades
Mackenzie abre inscrições para MBA Internacional de Gestão de Pessoas de Alto Impacto Econômico
Curso premium tem objetivo de capacitar, ao mais alto nível, os profissionais de gestão de pessoas mais exigentes
Eventos
Mackenzie Campinas abre inscrições para vestibular 2022.2
Haverá desconto aos candidatos que se inscreverem até o dia 06 de maio
Universidade
Workshop e Tendências Tecnológicas é promovido pela Universidade Mackenzie
Evento pretende aproximar alunos do mercado de trabalho em computação e tecnologia
Eventos
Música no Hall realizará apresentação especial de Choro
Programação contempla o primeiro gênero urbano da música brasileira, o chorinho, com Maik Oliveira e Marcellus Meirelles
Cultura
Mais 5 Universidades dos EUA visitam a Universidade Mackenzie
Futuras parcerias foram tema da reunião
Universidade
Alunos da FEMPAR participam de evento sobre a História da Medicina no Paraná
Palestras foram ministradas por ícones paranaenses na profissão
Atualidades
Nova promessa da Natação fecha patrocínio com o Mackenzie
Samuel Lopes, de 15 anos, já acumula diversas vitórias e está focado nas Olimpíadas de Paris
Esportes
Música no Hall: programação está de volta
O primeiro evento do ano homenageia Elis Regina em um bate-papo com apresentação musical de Karine Telles, Adriano Magoo e Marcellus Meirelles
Eventos
Estudantes de Direito do Mackenzie Brasília participam de torneio internacional de natação
Atletas recuperam ritmo forte de treinos para os jogos de Paris 2024
Nossos Talentos
Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza colação de grau
Ação acolhe população carcerária feminina em unidades prisionais de regime semiaberto
Eventos
Mackenzie discute programas de internacionalização com Universidade Lehigh
COI se reuniu com a representante da instituição nesta terça-feira
Atualidades
Pacote Adobe disponível para alunos mackenzistas da FAU e do CCL
Universidade oferece as melhores ferramentas de mercado para design e criação para estudantes usarem nos próprios computadores
Atualidades
Política de Propriedade Intelectual da Universidade Mackenzie passa por atualização
Documento com as novidades já está publicado, confira
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa