Mackenzie desenvolve programa de atualização pedagógica para docentes
16 de agosto de 2021 | Pesquisa e Inovação Colégios Instituto Destaque São Paulo - Higienópolis Palmas Castro Brasília - Lago Sul Tamboré
Garantir uma formação contínua, diferenciada, original e inovadora aos gestores e docentes é uma das preocupações dos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM). Por isso, a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) e a Superintendência da Educação Técnica e Básica (SUPEB) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), em parceria com o Sistema Mackenzie de Ensino (SME), criaram o Programa de Atualização Pedagógica e Desenvolvimento Docente (PAPDD).
O projeto conta com nove núcleos independentes de estudos e pesquisas: Ensino de Ciências; Alfabetização; Matemática; Educação Tecnológica; Educação Inclusiva; Educação Internacional; Gestão e Processos Educacionais; Educação Física; e o Núcleo de Ensino Religioso. Segundo Karen Melo, analista Pedagógica da SUPEB, os núcleos e os mentores da área de conhecimento são responsáveis por desenvolverem atividades formativas para gestores e docentes dos colégios que envolvam as dimensões pedagógicas do ensinar-aprender-avaliar.
De acordo com a superintendente da SUPEB, Márcia Braz, os recursos, instrumentos e metodologias empregados nos processos de aprender, ensinar e avaliar de acerta forma influenciarão na sala de aula, por isso, é preciso continuar investindo na atualização, principalmente diante dos desafios impostos à educação brasileira em meio à pandemia da covid-19, implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reestruturações do Novo Ensino Médio.
Ainda de acordo com a superintendente, é desafiador formar seres humanos, independentemente de qual seja a natureza de sua formação, já que o processo de aprendizagem não se dá só pela aquisição de um saber, mas também por convocar o sujeito em formação (nesse caso os gestores e docentes) a estabelecerem inter-relações de produção com saberes específicos de suas áreas de trabalho.
“Essas inter-relações acabam por determinar composições dialéticas subjetivas com eles mesmos e com os outros - seus pares, seus alunos, os pais - todos implicados nos processos do aprender-ensinar-avaliar, com o principal objetivo: formar pessoas com excelência”, indica Márcia Braz.
O programa também beneficia os alunos na sala de aula, porque o professor torna-se mais curioso, reflexivo e pesquisador sobre sua própria função pedagógica. “Ele fica entusiasmado com a docência. Capaz de trabalhar em grupo, mediando conflitos e facilitando processos do ensinar-aprender-avaliar”, explica Karen, e completa ressaltando a importância de se ter um docente conhecedor dos referenciais teórico-epistemológicos da política pedagógica institucional e que respeite os princípios confessionais presentes na educação mackenzista.
Nos dias 23, 27, 28 e 30 de outubro acontece o XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MACKENZIE, que terá como tema principal “Educação Básica Mackenzie, trajetórias vividas e o percurso atual: diálogos e reflexões diante de novos desafios”. O evento é um momento importante, afinal, reúne os professores que fazem parte do programa PAPDD.
Como surgiu o programa
Em 2017, o programa ganhou um projeto piloto implantado no CPM Brasília e, em 2020, estendeu-se ao restante das unidades. A princípio foi desenvolvido com base em Pesquisas Psicossociais sobre o Aprender, Ensinar e Avaliar e seus resultados transformados em propostas de intervenções de formação continuada. “Mais maduro, em 2020, o PAPDD incorpora duas dimensões: a mentoria e a pesquisa. Com o Plano de implementação faseado em três anos, o PAPDD abrange ações de formação contínua de modo a dialogar com os saberes pedagógicos nas áreas dos núcleos”, explica Karen.
Seu lançamento oficial aconteceu em setembro de 2020, no III Encontro Anual da Diretoria de Educação, com o tema “História e memórias da educação básica Mackenzie: trajetórias em busca da excelência”. O encontro contou com palestras e salas de conversas para consolidação de ideias e produção reflexiva em suas respectivas áreas.
Em 2021, foi implantada a mentoria da formação continuada, sob a condução da Superintendência. Os professores participam com estudos promovidos pelos mentores da área do conhecimento em que atuam, com leituras compartilhadas, estudos colaborativos, discussões, oficinas, etc. “Cada mentor de área de conhecimento da Educação Básica vem desenvolvendo projetos de autodesenvolvimento e disseminando inovações teóricas e práticas, técnicas e comportamentais com os seus pares”, aponta Braz.
O ponto máximo são os Encontros de Educação Básica, com a reunião de todos os docentes, como acontecerá em outubro. Para os próximos anos, as ações de formação continuada serão temáticas e divididas em núcleos. “O Núcleo I compõe a Direção do Colégio, seus assessores pedagógicos, coordenadores, orientadores pedagógicos e educacionais. O Núcleo II congrega ações destinadas à formação continuada com todos os Mentores de Áreas de Conhecimento. Já o Núcleo III comporta as ações de formação para todos os docentes da Educação Básica”, finaliza Karen.
“O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre”. Lucas 6:40
Notícias Relacionadas
III Seminário de Estudos e Práticas Pedagógicas discute a formação do leitor
Evento foi direcionado aos docentes e à equipe técnica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
Eventos
Mackenzie realiza XXXIII Semana da Escola de Engenharia
Evento on-line e gratuito acontece de 30 de agosto até 03 de setembro
Eventos
EducationUSA oferece oportunidade de aperfeiçoamento do inglês
Encontros serão gratuitos e semanais e alunos da Universidade podem participar
Acadêmicos
Aluna de Jornalismo é finalista no Prêmio de Comunicação José Luiz Egydio Setúbal
Trabalho teve orientação da professora Marcia Detoni, do Centro de Comunicação e Letras (CLL) do Mackenzie
Nossos Talentos
Instituto em Castro oferece curso técnico em Agropecuária
Conheça um pouco sobre a formação diferenciada do Mackenzie localizado no Paraná
Colégios
Dia do Estudante: dicas para um bom desempenho nos estudos
Data é celebrada nesta quarta-feira em todo o país
Atualidades
Material Móvel: mais um diferencial dos Colégios Mackenzie
Recurso didático contribui com processo de pré-alfabetização e matemática, de maneira lúdica e criativa, na Educação Infantil
Colégios
MackPesquisa expande atuação para todos os mackenzistas
Edital 2021 de Projeto de Pesquisa está com inscrições abertas até dia 30 de setembro
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa