Mackenzie é parceiro de projeto internacional sobre aprendizagem e inclusão
06 de novembro de 2019 | Atualidades Acadêmicos Pesquisa e Inovação Campus Higienópolis Destaque
Entre os dias 05 e 08 de novembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, sedia o projeto SELI, sigla em inglês para Ecossistema Inteligente de Aprendizagem e Inclusão. Ao todo reúne nove países, seis da América Latina e três da Europa, para encontros e debates sobre a inacessibilidade de educação e ferramentas tecnológicas para grupos desfavorecidos, com o propósito de melhorar as competências digitais de acesso à educação. A Faculdade de Computação e Informática (FCI) e o programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UPM são responsáveis pelo evento, que em âmbito nacional é financiado pela FAPESP.
O professor da FCI, Ismar Frango, explica como funciona o projeto SELI. “A ideia é fornecer um conjunto de ferramentas e boas práticas para os professores, de qualquer nível educacional, para produzir cursos e materiais didáticos, de maneira a atender o maior número de pessoas”. Segundo ele, o cenário atual não é favorável para o suporte de pessoas com deficiência, sejam físicas ou cognitivas e, por isso, a combinação entre softwares e metodologias é a base do SELI para a produção de conteúdo dos professores.
“Temos uma ferramenta de storytelling, em que os alunos podem, através do mecanismo de contar histórias em mídia, com vídeo, imagem e texto, escrever sobre o processo de aprendizagem deles”, completou Ismar. Neste método, o professor tem conhecimento e retorno de suas aulas, e ainda a ajuda na produção de outros conteúdos que atinjam aquele público.
Os países parceiros do projeto são Turquia, Polônia, Uruguai, Equador, República Dominicana, Bolívia, Panamá, Brasil, além da Finlândia, que assume o papel de coordenadora, e Guatemala e Cuba, que são colaboradores. A expectativa para os próximos dias de evento são as melhores possíveis, de acordo com Ismar, já que a realidade cultural entre os nove países é bastante diferente e o choque entre as culturas é sempre positivo. “Espero que os pesquisadores saiam daqui com bastante coisa para contar lá fora”, concluiu.
Um dos participantes é o professor da University of Eastern Finland, Solomon Sunday Oyelere, precursor da ideia do SELI, que contatou todos os professores e pesquisadores presentes no encontro. Para ele, o foco é encontrar soluções para os problemas educacionais de cada parceiro. “O Brasil é muito estratégico no projeto SELI porque é o líder dos países da América Latina. Quando começamos o projeto e buscamos parceiros, o Brasil forneceu a acessibilidade tecnológica que precisávamos no desenvolvimento desse ecossistema”, disse, e completou: “tecnologia e educação andam juntas para proporcionar soluções para estes grupos desfavoráveis”.
Solomon comentou que esteve no Brasil em agosto, durante uma conferência em Macéio (AL), mas esta é a primeira vez na cidade de São Paulo. “Definitivamente, adoraria voltar para cá e estabelecer uma relação forte entre Brasil e Finlândia”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Livro discute corrupção e apropriação dos recursos públicos
Evento de lançamento acontece no Centro Histórico e Cultural do Mackenzie
Atualidades
Seminário aborda os sistemas protetivos dos direitos humanos
Evento é realizado pela Faculdade de Direito do Mackenzie
Mundo
Professor do Mackenzie recebe prêmio no XIX World Congress of Criminology
Pesquisa de André Vilela Komatsu aborda uso de substâncias psicoativas e sua relação com a violência em adolescentes brasileiros
Mundo
As novas tecnologias na educação
Games e mundo digital foram temas em palestra de pedagogia
Pesquisa e Inovação
Currículo escolar e tecnologia da educação serão temas em Seminário no Mackenzie
Alunos e professores podem submeter seus trabalhos para apresentar no evento
Eventos
Lançamento do Programa Mackenzie de Inclusão
Instituição visa ambiente mais acolhedor e aumento de contratação de pessoas com deficiência
Ética e Cidadania
11º Meet Up de Jovens Empreendedores da FCI
O 11º Meet Up de Jovens Empreendedores da Faculdade de Computação e Informática acontecerá no dia 28 de setembro, sala 304 do prédio 19 do campus de…
---- Rank
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa