imagem do sol vista do espaço coma  lua e a Terra na sequência

Mackenzie em parceria com Academia Russa de Ciência

21 de janeiro de 2019 | Atualidades Parcerias Pesquisa e Inovação Universidade Destaque

Em 01 de fevereiro, o professor Vladimir Makhmutov, do Lebedev Physical Institute (LPI, Instituto de Física Lebedev) da Academia Russa de Ciência (RAS, na sigla em inglês), visitará o Mackenzie e apresentará a palestra “Atividade de Pesquisa do Laboratório de Física Solar e Raios Cósmicos do LPI: status da colaboração com o CRAAM e o experimento futuro Sun-Terahertz”. A apresentação ocorrerá no auditório do MackGraphe, às 16h00, no campus Higienópolis, e é parte das comemorações dos cerca de 20 anos de colaboração entre o Centro de Radioastronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM) e o LPI.

Makhmutov tratará do Sun-Terahertz, um experimento de observação do sol que é baseado em um projeto do CRAAM desenvolvido no Brasil há mais de dez anos, o Solar-T, que consistia em um telescópio fotométrico duplo que sobrevoou a Antártida, em 2016, em um balão estratosférico em colaboração com um experimento da NASA (agência espacial dos EUA) para observar o sol em frequências terahertz (THz).

Segundo conta o cientista Jean Pierre Raulin, doutor em física, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e coordenador do CRAAM, “diferentemente da primeira versão, na qual eram duas frequências de observação, agora, no projeto em colaboração com o LPI-RAS, serão oito”. O novo experimento será acoplado ao módulo russo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e permitirá monitorar as radiações solares pouco exploradas na faixa de frequência dos terahertz (equivalente a um trilhão de hertz). “A pesquisa é muito importante para a compreensão dos mecanismos de produção e liberação de energia solar”, destaca Raulin.

A fase inicial do projeto já foi aceita pela ROSCOSMOS (Agência Espacial Federal Russa) e a visita do professor do LPI visa formalizar essa parceria. Como conta o coordenador do CRAAM, “com o experimento poderemos descrever, pela primeira vez, com o mesmo instrumento, o espectro solar na faixa de 0.2 THz - 15 THz, com possibilidade de aprimorar os mecanismos de emissão e os modelos de atmosfera. É importante ressaltar que para algumas dessas oito frequências, teremos observações simultâneas de solo realizadas tanto no Brasil quanto na Argentina”, assinala Raulin.

Importância do estudo

Dentre outros projetos, o CRAAM se dedica a estudos envolvendo a emissão solar em altas frequências e raios cósmicos por meio de radiotelescópios e sensores espalhados pelo Brasil e outros países. Os dados gerados permitirão monitorar e entender melhor a origem das explosões solares e suas consequências na relação Sol-Terra.

Tais estudos são importantes para previsão de surtos solares que podem afetar o clima espacial, permitindo a utilização de tais dados para mitigação de seus efeitos em todo o sistema de comunicações ao redor da Terra. Só para se ter uma ideia da importância desses estudos, segundo conta o professor Raulin, “estes surtos afetariam geoposicionamento espacial (GPS), utilizado por celulares, aviões, plataformas de petróleo, e etc.; bem como redes de distribuição de energia, controles de tráfego aéreo e outros”, finaliza ele.

Serviço

“Atividade de Pesquisa do Laboratório de Física Solar e Raios Cósmicos do LPI: status da colaboração entre CRAAM e o experimento futuro Sun-Terahertz”, com Vladimir Makhmutov, do LPI-RAS

Data: 01 de fevereiro de 2019

Hora: 16h00

Local: Auditório MackGraphe, campus Higienópolis

 

Notícias Relacionadas

Rádio Observatório Pierre Kaufmann é reinaugurado em Atibaia

Local voltará a ser um dos principais laboratórios em rádio astronomia do Brasil

Acadêmicos

vista distante da Terra e da Lua
Astroengenharia: primeiro encontro da rede SPANet no Mackenzie

Evento gratuito mostra os avanços dos grandes projetos astronômicos e como eles favorecem a engenharia

Atualidades

vários homens idosos posando em fila
Academia Mackenzista de Letras recebe novo integrante

Professor Geraldo de Andrade é novo imortal da única academia ligada a uma universidade no Brasil

Acadêmicos

Foto de apresentação do programa.
Quer ver sua produção audiovisual na TV Cultura?

Campus em Ação exibe projetos universitários em sua programação

Parcerias

professor Vladimir Makhmutov no palco com microfone.
Chefe do Instituto de Física Lebedev no Mackenzie

Vladimir Makhmutov fala da parceria entre CRAAM e Academia Russa de Ciência no projeto Sun-Terahertz

Mundo

Universidade Mackenzie inaugura polo EaD em João Pessoa

Benedito Guimarães, reitor da instituição, palestra sobre os Rumos da Educação Brasileira

Parcerias

NASA e Mackenzie desenvolvem projeto conjunto de observação espacial

Pesquisa auxilia prevenção de desastres e rede GPS e tem parceria com AEB e INPE

Mundo

Você conhece o CRAAM?

O Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie é o primeiro centro no Brasil a desenvolver pesquisas sobre o assunto.

---- Rank

Em parceira com a Nasa CRAAM lança balão estratosférico

A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou no dia 18 de janeiro um balão estratosférico que transporta dois equipamentos científicos para…

---- Rank

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades