Mackenzie sedia a Conferência Internacional sobre os 500 anos da Reforma Protestante

04 de setembro de 2017 |

“A reforma é um evento histórico sim, mas mais do que isso, ela marcou um jeito de pensar a respeito do que deve ser a fé, da relação da fé com a nossa vida. E um dos princípios é que a reforma continua, ela é um ato de reformar-se sempre à luz da palavra de Deus”. Essas palavras do chanceler, reverendo Davi Charles Gomes expressam bem o tema que pontuou a Conferência Internacional sobre os 500 anos da Reforma Protestante, que tratou sobre “A Relevância da Reforma para o século 21”. Segundo ele essa é uma discussão que precisa continuar. “O que significa ser reformado hoje e o que significa reformar-se hoje? E a igreja deve discutir isso aí não só pra consertar uma coisa errada, mas como parte da nossa própria identidade”.

Organizado pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e a Chancelaria da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o evento aconteceu entre os dias 30 de agosto a 1 de setembro, no Auditório Ruy Barbosa, com palestras e oficinas voltadas ao debate interdisciplinar sobre o movimento que causou uma revolução social e política, difundido no mundo inteiro através da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, no processo de consciência individual e construção da assim chamada modernidade.

Entre os palestrantes esteve em São Paulo Michael S. Horton, professor de Apologética e Teologia no Westminster Seminary, Califórnia (EUA), e editor chefe da revista Modern Reformation, que realizou palestras falando sobre grandes reformadores como Lutero e Calvino, e finalizou o evento com o tema “Por que a Reforma ainda não acabou?”.

De acordo com o presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro Silva, esse evento não significou estudar apenas a Reforma: “É uma contribuição para o pensamento e o desenvolvimento de teologia reformada da igreja, muito importante para todos nós refletirmos e debatemos”, analisou. Já o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos, apontou a importância de tratar sobre o tema na instituição. “O Mackenzie tem a sua história calcada nos princípios da Reforma do século XVI. Precisamos observar a relevância dela para o século XXI, onde o Mackenzie está inserido e dizer para a sociedade tudo aquilo que nós cremos”, afirmou.

O reitor da UPM, doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, reiterou seu incentivo às atividades que comemoram esse marco. "Apoiamos as mais variadas iniciativas que celebram a Reforma Protestante do século XVI pelo seu grande legado para com a educação. Nos eventos não apenas comemoramos mas, sobretudo, destacamos o marco de uma cosmovisão que resgatou o direito universal ao exame das Escrituras e à educação", contou. Nesse mesmo sentido o diretor do CPAJ, reverendo Mauro Meister lembrou que a realização do evento é baseada na fé. “Não estamos aqui para promover escolas, nosso desejo único é promover a Cristo. E se ele não for promovido nada disso tem valia”, concluiu.

Notícias Relacionadas

fundo branco com foto dos rostos dos palestrantes do evento
Mackenzie recebe conferência internacional City to City América Latina

Evento ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro de 20 a 23 de maio

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades