Mackenzista torna-se campeão nacional de natação
19 de janeiro de 2021 | Esportes Colégios Faculdade Brasília Destaque
Gabriel Dourado Fayad, mackenzista da 2ª série do Ensino Médio, sagrou-se campeão do Torneio de Integração Nacional 2020, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) A organização divulgou os resultados finais do Torneio na última quinta-feira, 14 de janeiro, com correções no ranking anteriormente divulgado na primeira lista. Gabriel foi classificado como o 1º colocado do ranking brasileiro nas provas de 200m costas realizadas em piscinas de 25 e 50 metros. O estudante, que também treina pelo Mackenzie Brasília, competiu pelo Iate Clube de Brasília, na categoria Juvenil I.
Em regime excepcional, devido à pandemia do coronavírus, o Torneio ocorreu no formato virtual, com a organização de competições locais conduzidas pelas Federações de cada Estado. Nesse formato, atletas de todo o Brasil competiram em piscinas de 25m e de 50m, à opção de cada Federação, obedecendo às normas previamente estabelecidas pela CBDA. Os tempos atingidos em cada prova foram computados pelas federações locais de natação, que encaminharam os resultados para um banco de dados nacional administrado pela Confederação. Os resultados foram processados e, posteriormente, divulgados em um ranking brasileiros por categoria, prova e idade, conforme a metragem da piscina.
No Distrito Federal, a Federação de Desportos Aquáticos do DF (FDA-DF) optou por realizar as provas em piscinas de 25 metros, no mês de novembro, facultando aos atletas brasilienses competirem em outros Estados em piscina de 50 metros. Competindo em piscina de 25m, Gabriel obteve a 1ª colocação nacional nos 200m costas , logrando também grande êxito nas provas de 100m costas (2° do ranking nacional), 200m medley (2° do ranking nacional) e 100m peito (7º colocado), as quais disputou com mais de 40 atletas de todo o país.
Em seguida, Gabriel continuou seu treinamento para participar, em dezembro, do Campeonato Nacional de Integração Etapa São Paulo, na cidade de Santos, onde a Federação Aquática Paulista promoveu o evento em piscina de 50 metros. O atleta, dessa forma, encerrou o ano de 2020, registrando oficialmente seus tempos na CBDA, tanto em piscina de 25 como na de 50 metros.
Gabriel repetiu seus excelentes resultados, obtendo o 1° lugar do ranking brasileiro nos 200m costas e o 2° nos 100m costas. Foi o 6º colocado nos 200m medley e 8º colocado nos 100m peito, também competindo com, pelo menos, outros 40 atletas do Brasil.
"Os meus resultados foram excelentes, considerando um ano de muitas dificuldades. Foi, sem dúvida, minha melhor participação em campeonatos nacionais. Eu me sinto muito satisfeito", comentou Gabriel, que precisou reorganizar todo o ano de treinamentos para dar prosseguimento à sua preparação. "Em boa parte do ano foi bem complicado. Tivemos que conseguir uma outra piscina para treinar, devido ao fechamento dos clubes. Meu pai e eu planejamos os treinos juntos, ele como meu “técnico” na borda da piscina, aferindo meus tempos e adaptando meus treinos ao que eu fazia antes no meu clube. Mas era uma piscina gelada, de borda infinita, com apenas 20 metros de comprimento e sem raias, o que dificultou bastante o treinamento, que se deu, sem interrupções, até a reabertura do Iate Clube”, acrescentou o atleta.
Gabriel, assim como a maior parte dos estudantes brasileiros, enfrentou um ano escolar complexo, devido à pandemia do Coronavírus, com muitos desafios que se somaram àqueles impostos às suas ambições como atleta. "Foi um ano bem diferente, tanto para alunos quanto para professores. No início, foi mais difícil. Depois, houve uma melhor adaptação dos alunos às aulas. Mas, apesar disso, consegui boas notas e um aprendizado satisfatório", explicou.
Questionado sobre a vontade de estar no próximo ciclo olímpico, o atleta, que vem despontando no cenário da natação nacional, foi modesto. “O sonho sempre existe, mas o considero ainda muito distante; tenho muito a evoluir neste esporte. De toda forma, mantenho grandes expectativas para 2021, torcendo para que não haja nova interrupção dos treinos nos clubes. Pretendo continuar me esforçando, treinando forte dentro e fora d'água, para me destacar nos campeonatos deste ano", terminou.
Notícias Relacionadas
Dia da Escola: aprendizado e desenvolvimento pessoal
Colégios Presbiterianos Mackenzie comemoram a data
Para Sempre Mackenzista
Colégios Mackenzie: Desafios e perspectivas para o ano letivo
Diretores comentam sobre plataformas híbridas de ensino nas aulas em 2021
Para Sempre Mackenzista
Do esporte ao e-sport: inscrições abertas para Torneio Mackenzie E-FIFA 21
São 128 vagas exclusivas para mackenzistas estudantes da graduação
Atualidades
5 dicas para dormir melhor
Existe a posição certa para dormir? Entrevistamos a professora Marília Rezende, especialista do sono, para saber como ter uma boa noite de descanso …
Saúde e Bem-Estar
Nova diretora assume Colégio Presbiteriano Mackenzie de Palmas
Adriana Regina de Lima Dantas assumiu o cargo dia 11 de janeiro
Colégios
Mackenzie realiza webinar sobre a importância da gestão estratégica
Inscrições abertas para debate que será on-line no dia 26 de janeiro
Economia
De olho nos Jogos Paralímpicos, Jady Malavazzi visita Mackenzie
Atleta esteve no campus Higienópolis e segue focada na preparação para Tóquio
Esportes
Campeão mundial de natação paralímpica treina no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília
Focado no recorde nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Wendell Belarmino faz preparação intensiva na estrutura da Instituição
Esportes
Alunas do Colégio Mackenzie Brasília chegam à Seleção Brasileira de Nado Artístico
Alice Tenório, Ana Clara Machado e Vitória Diegues treinarão com o time nacional a partir de 2021 e participarão de torneios internacionais…
Esportes
Daniel Dias anuncia aposentadoria
Multicampeão olímpico disputará sua última competição em Tóquio
Esportes
Campeão mundial de natação assina patrocínio com o Mackenzie
Paratleta Wendell Belarmino tem passaporte garantido para Tóquio 2020
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa