Marca pessoal: o que é e como ela impulsiona a sua carreira

17 de janeiro de 2024 | Cá, entre nós Destaque

A marca pessoal é definida como um conjunto de habilidades, experiências e comportamentos, que, quando acrescentados à personalidade, formam uma identificação única. O desenvolvimento de uma marca pessoal consistente e bem aplicada pode ajudar o profissional a conseguir mais destaque e crescer em sua área de atuação.

Assim como em marcas corporativas, as pessoas também passarão a observar o perito tendo como base sua abordagem comportamental até as habilidades e práticas que busca implementar em seu ambiente de trabalho.

Definir com precisão uma estratégia para ganhar mais visibilidade é um fator decisivo para que as pessoas lembrem de sua marca profissional e requisitem suas habilidades. Existem algumas características que são essenciais para iniciar um projeto de valorização da marca pessoal. Neste artigo, iremos explorar algumas dicas e exemplos.

Conheça profundamente sua marca profissional

Uma dose de autoconhecimento é essencial para definir quais são os destaques dentre as habilidades usadas no dia a dia. Profissionalmente, há milhares de pessoas que cumprem funções semelhantes - o que muda é a maneira em que cada um apresenta e expõe suas experiências.

O ideal para iniciar a construção da sua marca é pensar em torno dos pontos fortes: habilidades, talentos e metas que já foram alcançadas. Ao definir e entender a jornada profissional, é possível ter uma base sólida para criação de conteúdos, discussões enriquecedoras e encontrar pessoas estratégicas pelo caminho.

A partir desta descoberta pessoal, será possível trazer mais autenticidade e personalidade à marca - mais um fator essencial para o sucesso e visibilidade. Jacob Shwirtz, mentor de marca pessoal e conteúdo, afirmou em uma entrevista para a Forbes: “Minha dica rápida sobre marca pessoal é lembrar que você é sua marca. Tenha sempre em mente o impacto que você deixa nos outros e lembre-se de que tudo o que temos é nossa própria reputação, e essa é a nossa marca”.

Invista em um portfólio ou página profissional on-line

A presença on-line tornou-se indispensável para a maioria dos profissionais da atualidade. O maior desafio neste âmbito é criar uma presença reconhecível, pessoal e direcionada a um público-alvo específico. Para criar um portfólio ou perfil profissional no LinkedIn, por exemplo, é necessário seguir uma linha de raciocínio estratégia - ainda assim, com um toque de personalidade, com destaque ao seu lado humano.

Atente-se à sua imagem de perfil - ela formará a primeira impressão de quem visita sua página. A foto mais adequada dependerá da área de atuação e do nível de formalidade de seu público. Invista em descrições detalhadas e bem escritas de suas funções profissionais, destacando menos a rotina e mais os resultados que foram alcançados por meio do seu trabalho.

Mantenha a consistência e o foco

Para obter êxito numa marca pessoal bem construída, é necessário um trabalho constante em conteúdos que irão atrair outros profissionais a olhar cuidadosamente para o seu desenvolvimento, e até mesmo aprender algo novo por meio de sua experiência. Por isso, é importante investir em tópicos estratégicos, destacando sua vivência, desafios enfrentados e superados, dicas e outros temas que incluam sua personalidade.

Nem sempre é necessário investir tempo na criação de conteúdos extensos e com informações excessivas - lembre-se que a internet é um ambiente em constante movimento, de forma rápida. O importante é criar temas relevantes ao seu público-alvo, de maneira orgânica e leve, independentemente do formato escolhido para disseminar sua mensagem.

Notícias Relacionadas

Imposto de Renda 2024: como declarar?

Declaração pode ser entregue até 31 de maio

Cá, entre nós

Planejamento: como começar um planner para 2024

Criar uma agenda focada em metas ao longo do período letivo, pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos

Cá, entre nós

Boas práticas no LinkedIn: dicas para usar a ferramenta assertivamente

Reconhecida como a rede social mais usada no mercado de trabalho, o LinkedIn conta com mais de 850 milhões de usuários espalhados por 200 países. O…

Cá, entre nós

Técnicas para estimular o foco e a atenção plena

Para algumas pessoas, manter a concentração constante em certas tarefas ou situações é um grande desafio. Essa dificuldade agravou-se após a pandemia…

Cá, entre nós

7 dicas para melhorar a dicção

Selecionamos alguns conselhos para te ajudar na hora de se comunicar

Cá, entre nós

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades