Mensagem de Dia dos pais - chancelaria
11 de agosto de 2017 | ---- Rank
Fé é o tema que o autor da carta está discorrendo quando dirige seu olhar para a história do patriarca Abraão (Hebreus 1ss). O escritor assevera os efeitos positivos da fé para cumprir os propósitos de Deus. Ademais, Abraão é identificado em outro lugar das Escrituras como sendo o pai da fé (Romanos 4. 16). Por isso, é justo o seu lugar de honra na galeria dos primeiros heróis da fé.
O autor bíblico destaca a situação incômoda e humanamente irreversível que Abraão vivenciou, uma vez que Sara, sua mulher, era estéril. Na verdade, por anos o casal conviveu com um sofrimento emocional que parecia interminável. A ausência de filhos causava a sensação de Deus havia se esquecido de sua promessa, a saber: fazer brotar uma grande nação a partir de Abraão (Gênesis 12. 2).
O tempo é implacável, e a cada ano a esperança desgastava-se, uma vez que o corpo de ambos dava sinais de amortecido. Todavia, numa ocasião singular e inesperada Abraão recebeu a visita de mensageiros divinos, e entre eles estava o Senhor (Gênesis 18. 1). O Senhor Deus afirmou a Abraão que Sara seria mãe (Gênesis 18. 10). Sara ouviu e riu-se no íntimo. A despeito de seu riso inconsequente, ela e seu marido receberam poder, além das fraquezas e limitações de seus próprios corpos. Assim, Sara concebeu e deu à luz a um filho, Isaque, que também foi patriarca e co-herdeiro da aliança divina.
Diante dessa empolgante e inesperada história, observamos o milagre, a reviravolta e que, no final das contas, tudo termina conforme a vontade de Deus. No entanto, o autor de Hebreus enfatiza que a fé em Deus foi determinante.
Conhecendo a história desse patriarca, sabemos que somente Sara era infértil (Gênesis 16. 15). Sabemos, também, que houve um momento de fraqueza e pecado, no qual Sara e Abraão tentaram resolver por conta própria a situação. Mas ao fim, eles aprenderam a confiar. O patriarca não depositou sobre Sara, sua esposa, o peso de carregar sozinha o fardo da infertilidade. Quando Abraão aprendeu que não podia fazer nada, então, ele fez “tudo”. Abraão creu em Deus! Ele colocou sua esperança e plena confiança na ação do Senhor. No tempo oportuno deu à Sara o que tinha de melhor: sua fé no Deus da aliança. Com efeito, o Senhor cumpriu sua promessa, fazendo de Sara e Abraão pais de Isaque, o herdeiro da aliança.
Neste Dia dos Pais, que todos os pais sejam reconhecidos por sua fidelidade, compromisso e companheirismo, tanto para com aqueles que os cercam como, sobretudo, para com Deus. E que tais qualidades se sustentem sobre os pilares de fé no Senhor da aliança. Portanto, que os pais sejam conhecidos pela fé inabalável que, inclusive, é fonte de vida para os filhos e para toda família.
CHANCELARIA MACKENZIE
Notícias Relacionadas
Chancelaria Mackenzie deseja um Feliz Dia das Mães
“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe”. Salmos 139:13
Notas e Esclarecimentos
Chancelaria Mackenzie parabeniza todas as mulheres
Dia Internacional da Mulher é comemorado em 08 de março
Atualidades
Chancelaria do Mackenzie deseja um Feliz Natal
“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”. Mateus 1. 23
Chancelaria
Chanceler do Mackenzie recebe Ordem ao Mérito Aeronáutico
Comenda reconhece militares e civis com destaque no exercício de sua função
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa