Mudanças climáticas: como ajudar a reduzir os impactos ambientais?
31 de agosto de 2023 | Responsabilidade Social Destaque
Segundo o observatório europeu Copernicus, julho foi o mês mais quente registrado no planeta Terra. Cientistas em todo o mundo afirmam que a atividade humana tem impactado diretamente na temperatura terrestre, causando o efeito chamado de “ebulição global” - um aquecimento global mais intenso, impulsionado pela poluição, uso de combustíveis fósseis e desmatamento.
Medidas sustentáveis no ambiente de trabalho
Embora a situação seja grave, especialistas indicam que ainda há tempo de impedir que a condição torne-se irreversível e generalizada. Enquanto cidadãos, existem medidas cabíveis a exercer. No ambiente de trabalho, por exemplo, pequenas atitudes fazem toda diferença.
Em média, um cidadão comum passa em torno de 20% de sua vida trabalhando. Se esse tempo também for utilizado para uma causa nobre, como o incentivo à sustentabilidade, é possível contribuir para uma redução significativa no efeito de ebulição global.
Menos é mais: materiais evitáveis no dia a dia
O papel é um dos principais materiais consumidos no ambiente corporativo. Estima-se que, por dia, são feitas 1 bilhão de cópias - um número extremamente alto. Entre algumas soluções práticas para evitar o consumo excessivo de papel, destaca-se a preferência pelo manuseio digital dos documentos, além da reutilização das folhas.
Caso a impressão física seja a única maneira de documentação, recomenda-se a impressão frente e verso, o que já irá poupar a quantidade de papel usada, bem como aproveitar as partes vazias do papel para usar como rascunho.
Copos de plástico e outros recipientes descartáveis são os queridinhos no ambiente de trabalho, principalmente nos escritórios. Usados tanto em eventos sociais quanto no dia a dia dos colaboradores, o consumo excessivo também impacta diretamente na natureza. Recomenda-se substituições mais sustentáveis, como canecas, copos retráteis que são versáteis, além do uso de pratos recicláveis, por exemplo.
Utilizar o transporte público para ir ao trabalho também é uma prática que se mostra efetiva, reduzindo a emissão de gases poluentes no ar e contribuindo para o aumento da mobilidade urbana.
A energia elétrica também influencia fortemente no aumento de temperatura do planeta. Assim como em casa é normal apagar as luzes que não estão sendo utilizadas para economizar energia, no local de trabalho, sempre que possível, não deve ser diferente. Utilizar-se da luz do dia para iluminar o ambiente, reduzir o uso do ar condicionado e evitar deixar a luz acesa, são boas práticas.
Sustentabilidade no Mackenzie
O Mackenzie desenvolve ações contínuas ao longo do ano para promover a redução dos impactos ambientais. Ações como gestão responsável da água e de resíduos sólidos tornam-se parte no combate à ebulição global. Confira mais a respeito dessas ações aqui.
Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, as pequenas ações no trabalho, ou na vida cotidiana, têm um papel significativo. Ainda há tempo de cada indivíduo fazer sua parte, contribuindo positivamente para a manutenção do planeta.
Notícias Relacionadas
Onda de calor: desafios e estratégias para enfrentar as altas temperaturas
Especialistas do Mackenzie exploram aspectos de saúde, meio ambiente e econômicos
Economia
Soft skills: o que significa e a importância no ambiente de trabalho
Entenda a importância do desenvolvimento das habilidades que vão além do conhecimento técnico
Conheça os cursos oferecidos no Mackenzie Academia Corporativa
Tendência no mercado de trabalho, MAC oferece cursos de capacitação aos colaboradores da instituição
Cá, entre nós
Finanças pessoais: como economizar dinheiro e cumprir sua meta
No Brasil, o tópico de educação financeira é delicado, e muitos fogem do assunto quando se trata das finanças pessoais. Por não refletir ou fazer um…
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa