Negros são 1% em escritórios de advocacia

20 de março de 2018 | Ética e Cidadania Responsabilidade Social

“A maior parte da população brasileira se define como negro ou pardo, mas eles estão longe de serem a maioria em escritórios de advocacia, em parte porque muitos deles não têm acesso à educação (de alto nível!) exigida. Uma pesquisa informal conduzida pelo Centro de Estudos de Advocacia (CESA) descobriu que menos de 1% de advogados em suas firmas são negros" publicou Latin Lawyer , publicação independente e de grande referência na área jurídica, ao anunciar o prêmio “Diversity Initiative of the Year Award 2018” ao projeto Incluir Direito, no dia 23 de fevereiro, como referência da área jurídica na América Latina.

Sobre o projeto

Tendo em vista a inclusão de minorias raciais no mercado de trabalho e a necessidade de uma formação complementar que as tornem mais competitivas, o CESA juntamente com o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) desenvolveram o projeto Incluir Direito.

Foi identificado pelo CESA que os estudantes negros não estavam nem se candidatando nos processos seletivos dos escritórios associados. A Gerência de Responsabilidade Social (GERSF) do Mackenzie explica que não se trata de uma questão de qualificação técnica dos alunos, mas sim de oportunidade. Na sociedade brasileira, culturalmente falando, não existe uma igualdade de oportunidades para esta parcela da população.

O projeto piloto ofereceu para 10 alunos e alunas da Faculdade de Direito da UPM, autodeclarados negros, cursos de capacitação e  postura profissional, estratégias para participar de processos seletivos, formas de lidar com situações difíceis em ambientes competitivos, reforço de habilidades de leitura, interpretação e produção de textos, cursos de línguas, além de reflexões sobre a desigualdade racial no Brasil e a importância da diversidade para realização de uma sociedade igualitária e democrática.

A coordenação pedagógica foi estruturada pela Faculdade de Direito, e foi representada pelos professores Silvio Almeida, Solange Teles e Adilson José Moreira, todos negros e com linhas de pesquisas e atuações sobre a diversidade e racismo. “Os estudantes participantes do projeto se sentiram representados. Essa foi a ideia”, conta a equipe da GERSF .

A cerimônia de entrega do prêmio ““Diversity Initiative of the Year Award 2018” será realizada no dia 19 de abril, no Hotel Unique em São Paulo.

O projeto terá uma segunda edição. Fiquem atentos ao site e às redes sociais para saber mais detalhes sobre o edital!

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para 3ª edição do projeto Incluir Direito

Adesões para o programa de inclusão racial vão até dia 29 de março

Responsabilidade Social

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades