Nobel em detalhe: Química

01 de novembro de 2024 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque

O Prêmio Nobel de Química de 2024 foi concedido a três pesquisadores que conseguiram mapear estruturas de proteínas utilizando Inteligência Artificial. Os norte-americanos David Baker e John M. Jumper, e o britânico Demis Hassabis, foram premiados por suas descobertas ao decifrar os segredos da estrutura que compõe a base da vida no planeta.    

“O Nobel de Química de 2024 é sobre proteínas, ferramentas químicas engenhosas da vida. Essas descobertas têm um enorme potencial”, classificou a premiação.    

David Baker foi laureado por sua pesquisa que possibilitou a criação de novas proteínas, por meio do design computacional, que cria macromoléculas pela manipulação de aminoácidos. Segundo o Nobel, ele “conquistou o feito quase impossível de criar completamente novos tipos de proteínas”.    

Já Demis Hassabis e John Jumper desenvolveram um modelo de IA que revolucionou a forma como a ciência entende a formação proteica, em uma pesquisa que permitiu o mapeamento de praticamente todas as fórmulas de proteínas identificadas no planeta. O Nobel destacou que os cientistas projetaram uma tecnologia para “resolver um problema de 50 anos: prever estruturas complexas de proteínas”.    

De acordo com o professor de Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Thiago da Cruz Canevari, o mapeamento da estrutura da proteína é um processo para entender como aminoácidos - por exemplo a timina, adenina, citosina, guanina, que formam a estrutura do DNA - se configuram e se constituem em moléculas maiores, que formarão substâncias constituintes de células, tecidos e tudo o que compõe o corpo humano.    

Para o professor, esse mapeamento usa a espectrometria de massa para identificar a conformação das proteínas e tem o potencial de ajudar a entender melhor o corpo humano e a entender como determinadas doenças afetam os organismos, contribuindo ainda para a criação de novos medicamentos que ajudarão no tratamento dessas doenças.    

“Isso é muito importante basicamente para você entender o funcionamento do corpo, ter noção de algumas enfermidades que hoje em dia não tem muita solução e, a partir disso, você consegue resolver muitos desses problemas que enfrentamos”, diz Canevari.    

Ainda segundo o professor, a Inteligência Artificial é bastante importante principalmente nos cálculos, na coleta de amostras e na identificação das proteínas. Para o docente, a IA tem o potencial de revolucionar todas as pesquisas. “A IA vai facilitar a identificação e o tratamento de enfermidades, o surgimento de novos equipamentos e a precisão de algumas das operações que, hoje em dia, o ser humano ainda falha”, menciona.  

Em 2024, além do prêmio de Química, o Nobel de Física também premiou pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial ao condecorar dois cientistas que usaram cálculos físicos que permitiram o aprendizado de máquina e os processos de funcionamento de uma IA. 

Notícias Relacionadas

Parecidos, mas não muito: a diferença entre Sistemas da Informação e Ciência da Computação

Apesar de formações próximas, existem diferenças na atuação dos profissionais formados nesses cursos 

Universidade

Universidade Mackenzie e Instituto de Engenharia realizam a 3ª edição do “Você Inovando o Futuro!”

Projeto vencedor do concurso visa a inibir infecções hospitalares

Parcerias

Liga Mack Concreto conquista importante prêmio em Congresso

Grupo de estudos desenvolveu projeto para área afetada por mineração em Maceió e ficou em segundo lugar no Concurso

Nossos Talentos

Nobel em Detalhe: Paz

Professores do Mackenzie comentam premiação de grupo japonês que luta pelo desarmamento nuclear

Engenharia

Nobel em detalhe: Medicina

Professora do Mackenzie comenta premiação que condecorou pesquisas na área de biologia molecular 

Pesquisa e Inovação

Nobel em detalhe: Economia

Pesquisadores laureados estudaram sobre a desigualdade e prosperidade entre as nações

Atualidades

Nobel em detalhe: Literatura

Professor do Mackenzie comenta o prêmio conquista pela escritora Han Kang 

Cultura

Nobel em detalhe: Física

Professores do Mackenzie explicam pesquisa que conquistou prêmio na área

Pesquisa e Inovação

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades