Nos 15 anos de Nutrição, formação mira o futuro
27 de abril de 2022 | Universidade Destaque
Adaptar o projeto acadêmico para novos tempos, ensinar futuros nutricionistas a usarem ferramentas digitais e mirar desafios como o combate à desinformação, são os principais objetivos que o curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie possui para seu futuro, ao completar 15 anos de criação, em 2022.
Criado como forma de aumentar o potencial de ensino na área da saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), hoje a Nutrição se depara com o desafio de se adaptar à modernidade e incluir em seu currículo o uso de novas tecnologias. A constante remodelação da formação é algo normal, considerando que a área sempre busca se atualizar. “A nutrição é uma profissão em contínua mudança e por isso todos os profissionais nunca devem parar de estudar", afirma a professora do curso, Marcia Nacif Pinheiro
Diante disso, os docentes da UPM, sempre requisitados para congressos e encontros científicos, buscam um constante aperfeiçoamento dos métodos de ensino e da pesquisa.
“Os estudos sobre Nutrição são de grande interesse para a comunidade científica e, portanto, esta é uma área bastante dinâmica, com conhecimentos em constante atualização. As principais pesquisas visam investigar a importância dos alimentos e nutrientes na área da saúde, mas também nas áreas de economia, produção de refeições e indústria de alimentos”, declara a professora Renata Viebig.
A pandemia de covid-19 acelerou o processo de modernização do ensino e da prática nutricional, principalmente ao permitir a utilização da internet para consultas on-line. “A adesão às consultas virtuais tem sido muito boa devido à praticidade oferecida. Pacientes que moram no interior, fora do país ou que têm dificuldade de locomoção são muito beneficiados com o atendimento nutricional online. O nutricionista on-line se beneficia também da possibilidade de trabalhar de casa, reduzindo os custos com o aluguel de uma clínica”, indica a professora Marcia Pinheiro.
Além do uso das redes sociais em benefício da área, outras tecnologias têm sido usadas pelos nutricionistas. “Além do uso de ferramentas de internet, os nutricionistas têm utilizado diferentes plataformas digitais para o gerenciamento de dados e produção de materiais de Educação Nutricional. Especificamente na área da saúde, a utilização de prontuários eletrônicos e gadgets para avaliar e monitorar variáveis e parâmetros de saúde de clientes e pacientes on time e de forma integrada com os demais profissionais de saúde”, evidencia Renata Viebig.
Este cenário requer uma constante atualização dos professores e do projeto pedagógico do curso, algo que é buscado e incentivado. A inovação é uma marca dos cursos da UPM, que completa 70 anos em 2022.
Dificuldades
Se o curso da UPM tem o privilégio de buscar se adaptar aos novos tempos, diversos desafios se impõem aos professores e à coordenação do curso de nutrição. Neste sentido, a formação busca ensinar seus estudantes a enfrentarem as principais adversidades da profissão na atualidade. Dentre eles, destacam as professoras, está o combate à fake news.
“O nutricionista tem se deparado com uma série de fake news em saúde e Nutrição postadas rotineiramente em redes sociais, que podem representar potenciais riscos à saúde da população. Assim, o trabalho de orientação em alimentação e Nutrição tem sido cada vez mais importante”, destaca a professora Renata Viebig.
Outro desafio surge justamente diante do maior uso de tecnologias: manter a humanidade no tratamento com os pacientes. “Será imprescindível que o nutricionista nunca se esqueça que somos profissionais da área da saúde e que trabalhamos com seres humanos. A tecnologia não pode jamais substituir a ética, a empatia, a generosidade, o respeito e o cuidado com o nosso paciente/cliente”, finaliza Marcia Pinheiro.
Notícias Relacionadas
Antiga aluna de Nutrição se torna professora no Mackenzie
Depois de fazer a graduação no Mackenzie, estudante volta à Instituição como docente
Universidade
Núcleo de Estudos Avançados da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Relançamento do NEA é emblemático e reforça o poder da pesquisa do ano em que a UPM celebra 70 anos
Para Sempre Mackenzista
Vigilância Policial em Meio Digital é tema de livro lançado no Mackenzie
O autor, Gianluca Martins Smanio, contou um pouco sobre processo de desenvolvimento da obra
Cotidiano
Projetos da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie têm aprovação da FINEP
Programa incentiva pesquisa e inovação
Atualidades
Recital no Mackenzie Campinas celebra 70 anos da Universidade
Apresentação ocorre dia 30 de abril e é gratuita
Cultura
Curso de Nutrição do Mackenzie completa 15 anos
Criação do curso procura atender demanda da área da saúde e mira em formação generalista
Universidade
Mackenzie Higienópolis e Alphaville abrem inscrições para vestibular 2022.2
Haverá desconto aos candidatos que se inscreverem até o dia 06 de maio
Universidade
Inscrições Abertas da Pós-Graduação Mackenzie Stricto Sensu 2022.2
Processo seletivo dos programas de Mestrado e Doutorado têm edital publicado
Universidade
Mackenzie Campinas abre inscrições para vestibular 2022.2
Haverá desconto aos candidatos que se inscreverem até o dia 06 de maio
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa