Novo Notas Musicais apresenta ritmo regional
20 de maio de 2022 | Cultura Universidade Destaque
A edição do Notas Musicais, programa produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta um ritmo brasileiro de uma maneira totalmente inovadora: o popular Baião entoado por uma orquestra sinfônica. O vídeo conta com a composição de Flávio Regis Cunha e com os comentários do maestro Parcival Módolo.
O Baião é uma dança brasileira que ficou bastante popular após o surgimento do cantor Luiz Gonzaga, que marcou a música nacional. O maestro Parcival Módolo contou a história da origem do ritmo. “O nome vem de uma corruptela, pois veio de um outro gênero musical africano, chamado lundu, que foi transformado aqui no Brasil. E havia um lundu produzido na Bahia que foi chamado de Lundu Baiano, depois ficou baiano e aí se tornou o Baião”, afirma.
No vídeo, o Baião apresentado foi composto pelo maestro mackenzista Flávio Regis Cunha, que escreveu uma série de canções sobre ritmos brasileiros. A canção é interpretada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com a regência de Parcival Módolo.
O vídeo está disponível no YouTube.
Notícias Relacionadas
Em Brasília, aula magna de curso de pós-graduação terá lançamento de livro
Luiz Guilherme Marinon, professor de carreira profissional e acadêmica de destaque, inicia trabalhos da nova turma de especialização da FPMB e lança…
Faculdades
Antigo Coro Infantil se reúne e canta Milton Nascimento no Notas Musicais
Formado nos anos 1990, grupo se reuniu novamente para canção especial do cantor mineiro
Cultura
Com composição inédita, Notas Musicais presta homenagem ao Dia dos Professores
Canção foi escrita com base na fala da jovem Malala, que defendeu o estudo das mulheres em países islâmicos
Cultura
Compositor contemporâneo é interpretado em nova edição do Notas Musicais
Flautista e Orquestra de Ribeirão Preto executam canção de John Rutter
Cultura
Canção de Villa Lobos é interpretada em nova edição do Notas Musicais
Pianista do Mackenzie interpreta Valsa da Dor, música do compositor brasileiro
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa