O que é participação popular na vida política?

02 de outubro de 2024 | Atualidades Universidade Destaque

No dia 06 de outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher os próximos prefeitos e vereadores dos mais de cinco mil municípios do país. Uma eleição, chamada de “festa da democracia”, é considerada a maior expressão da participação popular na vida política de um país, no entanto, existem outras formas de um cidadão atuar ativamente na melhoria do cotidiano na cidade, no estado e no país.  
  
O voto é a melhor forma de participação popular. “O cidadão tem que votar, ele não pode deixar de votar, é muito importante”, destaca o professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Flávio Leão Bastos. Ele aponta que além das eleições regulares, a Constituição Brasileira também prevê a possibilidade da realização de plebiscitos e referendos.  
  
Porém, muito além de votação, que ocorrem em períodos muito espaçados de tempo, a população pode participar da vida política ordinária, que acontece no dia a dia, nas Câmaras e Assembleias Legislativas. “O cidadão pode acessar ao poder público comparecendo a sessões, assistindo nas galerias, nos plenários, nos debates sobre projetos de lei”, destaca o professor mackenzista.  
  
Mais do que assistir, também é possível que a população proponha leis, por meio de projetos de Iniciativa Popular, em que, cumpridas exigências de quantidade de assinaturas por Estado, um projeto de lei será levado à votação nos plenários de qualquer nível: municipal, estadual ou federal. Um exemplo desse tipo de iniciativa foi a que levou à aprovação da Lei do Ficha Limpa e a Lei do Crime Hediondo.  
  
“A Iniciativa Popular exige a assinatura do projeto a ser proposto de pelo menos 1% do eleitorado brasileiro, distribuído em pelo menos cinco estados, com não menos de três décimos dos eleitores de cada estado”, afirma o professor.  
  
Já a professora de Direito da UPM, Lilian Peres, aponta que os cidadãos podem participar de conselhos, Audiências Públicas e da construção do orçamento participativo.  
  
“Essa participação pode ser individual e coletiva, dá trabalho e toma tempo. Precisamos criar esse hábito, assim as mobilizações sociais e coletivos são um caminho para isso e para dividir as tarefas entre várias pessoas”, explica.  
  
Os Conselhos Temáticos são compostos por representantes das Prefeituras e da sociedade civil e tem como função a discussão de políticas públicas em áreas como saúde, educação e meio ambiente. Já as Audiências Públicas são realizadas nas Câmaras dos Vereadores (nível municipal), Assembleias Legislativas (nível estadual), Câmara dos Deputados e Senado (nível nacional) e tem como objetivo debater assuntos de interesse público, que podem orientar os representantes políticos na elaboração de projetos de leis. Ambos permitem a participação e presença de pessoas comuns, sem a necessidade vinculação partidária ou de cargo político.  
  
Outra ferramenta é o Orçamento Participativo, organizado pelas prefeituras em diversos municípios do país. Trata-se de um mecanismo em que permite que a população aponte os rumos que os investimentos públicos devem tomar, ou seja, em como a Prefeitura deve gastar o dinheiro da cidade, além de permitir uma melhor fiscalização e transparência dos gastos. Apesar disso, o orçamento passa pela validação do Legislativo. 
 

Notícias Relacionadas

Curso de Medicina Mackenzie Alphaville: inscrições abertas!

Nova graduação da Universidade tem laboratórios de última geração e formação completa

Saúde e Bem-Estar

Participe do Interfaces da Cultura 2024

Evento gratuito e aberto ao público acontece na Universidade Presbiteriana Mackenzie, de 15 a 17 de outubro

Cultura

VIII Fórum de Liberdade Econômica lança IMLEE 2024

Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual é destaque do evento do Mackliber

Economia

UPM está no TOP 100 melhores universidades da América Latina e Caribe

Pelo segundo ano consecutivo o Mackenzie avança 20 posições no ranking da QS Latin America & The Caribbean 

Informativos

Eleições 2024: Como votar de forma consciente

Dicas de como unir informações para escolher em quem votar 

Informativos

Pesquisador do CRAAM é indicado para Academia Científica da Argentina

Mackenzista atribui conquista ao forte vínculo entre o país e o centro de pesquisa 

Nossos Talentos

O impacto no cotidiano de uma eleição para prefeitura

Do ponto de vista social, eleger prefeitos e vereadores impacta no dia a dia das pessoas pela proximidade das ações dos cargos 

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades