Operação Vagalume: ação da FEMPAR leva alegria a pacientes em hospital
27 de fevereiro de 2023 | Faculdade Paraná Hospital Paraná Destaque
Em um ambiente por vezes duro e complicado como as alas de um hospital, ouvir risos e gargalhadas pode provocar estranhamento. Porém, o humor certamente promove uma melhora no bem-estar de quem está em tratamento e nos familiares que acompanham os pacientes. Com isso em mente, alunos da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) se organizaram na Operação Vagalume, um projeto para levar alegria a diversas pessoas que enfrentam a dura rotina de um hospital.
Inspirados em organizações conhecidas como “doutores da alegria”, os estudantes usam o humor como forma de levar um pouco de alegria a crianças, adultos e idosos que enfrentam os mais diversos tratamentos no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). O projeto voluntário está com inscrições abertas até o dia 02 de março.
“O projeto tem como objetivo realizar um trabalho voluntário que envolva os pacientes, seus acompanhantes e também todos os funcionários do hospital através da terapia do riso. A ideia é mesmo levar um pouco de humor, de alegria, música, descontração e leveza para o ambiente hospitalar”, explicou a coordenadora da Operação Vagalume, Karinne Cotrim.
A terapia do riso tem sido um método complementar em tratamentos médicos e psicológicos, que contribui para o bem-estar do paciente e pode proporcionar a melhora de determinados quadros de saúde. É pautada nas ideias do médico norte-americano Hunter Doherty Patch Adams, que serviu de inspiração para o filme Patch Adams - O Amor é Contagioso, em que, o ainda estudante de medicina, se fantasiava de palhaço nos corredores do hospital em que trabalhava.
De acordo com a coordenadora do projeto, chamado carinhosamente pelos seus componentes apenas de Vaga, outro objetivo é contribuir para uma formação mais humanizada dos futuros médicos da FEMPAR, ao permitir o desenvolvimento de habilidades de interação e o aprimoramento da relação médico-paciente. “O Vaga promove assim uma medicina mais humanizada, voltada para o paciente, ensinando os estudantes a compreender na prática o conceito de medicina holística na qual o paciente é visto como um todo, para além da doença e do leito”.
As visitas ao hospital são realizadas sempre aos sábados, com metade do grupo - a cada 15 dias o participante estará presente na atividade. “Temos um espacinho no hospital no qual podemos nos caracterizar como palhaços, então primeiro temos um momento de montar o figurino, depois fazemos uma parte de aquecimento para ‘entrar no personagem’, e nos prepararmos para as visitas”, explica a coordenadora.
Durante a visita, Karinne conta que são feitas interações nos quartos ou mesmo nos corredores, os integrantes conversam com os pacientes, cantam músicas a pedido deles e brincam com as crianças. “Vale tudo numa visita do Vaga: já teve disputa de carrinho com criança dentro, aulas de dancinha de Tik Tok para palhaços promovidas por garotinhas pequenas, já teve até casamento dos pacientes realizado por um palhaço”.
Inscrições abertas
Os alunos da FEMPAR interessados em participar do projeto têm até às 14h do dia 02 de março para se inscreverem no projeto, por meio de formulário on-line. São dois tipos de formulários: para os novatos no projeto, o que corresponde a 60% das vagas, e para quem deseja continuar como voluntário, são destinadas 40% das vagas. Serão disponibilizadas 45 vagas. As fichas cadastrais podem ser acessadas aqui.
Após a inscrição, será realizado um processo seletivo por meio de entrevistas, que abordará a prática do improviso e acontecerá presencialmente nos dias 07 ,08 e 09 de março no prédio da FEMPAR. O critério de seleção para os novos no projeto será: destaque e dedicação para responder o formulário no Google e destaque na entrevista. Já os alunos que já participaram do projeto, terão como critérios de seleção o tempo de projeto, presença nas visitas e capacitações e proatividade no projeto, sem a necessidade de passar pelas entrevistas novamente.
O Vaga oferece certificado de participação em “projeto de extensão” de 45 horas aos voluntários participantes. “Mas para isso é preciso participar de tudo, comparecer às visitas no dia do seu grupo e completar no mínimo 30 horas e não pode ter mais de 3 faltas nas atividades propostas”, alerta Karinne Cotrim.
História
A Operação Vagalume foi fundada em 2005 pela então estudante Caroline Biondo. Em 2011, ela escreveu uma carta para o próprio Patch Adams, que a convidou para acompanhar um curso na Rússia sobre a palhaçoterapia. Ao retornar, ela buscou criar o projeto.
Notícias Relacionadas
Estudantes da FEMPAR prestam atendimentos em comunidades carentes da Amazônia
Ansiedade, insônia e depressão estão muito presentes na população dos pequenos municípios às margens do rio Solimões
Faculdade Paraná
Inscrições para vestibular da FEMPAR 2025 estão abertas
Prova para curso de medicina do Mackenzie será no dia 29 de setembro
Faculdade Paraná
FEMPAR inaugura ambulatório reformado e biotério
Instalações serão usadas para alunos aplicarem conhecimentos teóricos e práticos
Faculdade Paraná
FEMPAR e HUEM formam mais uma turma de especialistas e residentes
Apresentações de TCC foram realizadas no auditório da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
Nossos Talentos
Campeão paranaense de Jiu-jitsu agradece ao HUEM por cirurgia no joelho
Após mais de um ano afastado do tatame, o atleta venceu disputa
Esportes
Após tratamento no HUEM, bailarina tem a chance de continuar exercendo a paixão em dançar
Área de ortopedia foi responsável por manter o sonho da jovem dançarina
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa