Oscar 2019
20 de fevereiro de 2019 | Atualidades Cultura Mundo Universidade Campus Higienópolis Destaque
O Oscar de 2019 virá com algumas novidades: Pantera Negra como a primeira produção de herói indicada a Melhor Filme; ausência de mestre de cerimônias; e ainda cinco indicações para o sucesso de bilheteria Bohemian Rhapsody, que arrecadou até este mês, US$ 854,29 milhões. Para discutir um pouco a maior premiação do cinema mundial, que acontecerá na noite do dia 24 de fevereiro, conversamos com Hugo Harris, professor de Crítica Jornalística e Jornalismo no Cinema da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis.
Para o professor, os critérios que colocaram Pantera Negra como um dos nominados giram em torno de um movimento muito grande em se indicar filmes de heróis ao Oscar. “Isso tudo começou lá trás quando Batman: O Cavaleiro das Trevas não foi indicado, apesar de merecer”, conta ele. Além disso, há essencialmente uma questão de etnia, que se mostra evidente no longa.
Em relação à ausência de um mestre de cerimônias, Harris diz que isso não influenciará no desenrolar do evento, “o máximo que o host fazia era algumas piadinhas no início e entre um prêmio e outro, anunciava o apresentador oficial da categoria específica e pronto”. Nesta edição, a probabilidade de anunciarem os apresentadores de cada prêmio por caixas de som são altas, além da chance dos textos ficarem por conta de cada um deles. “Acho que vale a tentativa, vamos ver o que eles vão aprontar”.
Veja a seguir as apostas do professor Harris sobre os indicados:
Melhor filme: Eu gostaria que Roma ganhasse, mas acho que Green Book pode tomar esse prêmio, por ser um filme “chapa branca”, que fala de um tema polêmico e que tenta conciliar todo mundo.
Melhor diretor: Alfonso Cuarón, de Roma. Ele ganhou todos os prêmios até agora, não vai perder.
Melhor ator: O vencedor, provavelmente, será Rami Malek, de Bohemian Raphsody, mas eu gostaria muito que fosse ou o Christian Bale, de Vice, ou Viggo Mortensen, de Green Book.
Melhor atriz: Deve ganhar a Glenn Close, de A Esposa, apesar de ela ter perdido o BAFTA para a Olivia Colman, de A Favorita. Olivia Colman pode surpreender, mas deve ser a Glenn Close porque querem dar o prêmio mais pela carreira dela, nem tanto pelo filme.
Melhor ator coadjuvante: Aposto que o Mahershala Ali, de Green Book, vai ganhar. Ele está ótimo no filme.
Melhor atriz coadjuvante: Eu não vi esse filme, mas dizem que a Regina King vai ganhar, de Se a Rua Beale Falasse.
Melhor animação: Homem-Aranha no Aranhaverso. É um filme ousado, inovador e divertido. É praticamente um filme perfeito do Homem-Aranha.
Melhor filme estrangeiro: Difícil. Se Roma não ganhar, pode ser que Guerra Fria ganhe.
Melhor roteiro original: Ou A Favorita ou Green Book, mas gosto mais do roteiro de Vice.
Melhor roteiro adaptado: Deve ganhar o Infiltrado na Klan. Possui um roteiro muito bem construído.
Melhor trilha sonora: Eu não sei quem deve ganhar. Eu gosto muito da Ilha de Cachorros, mas talvez eles deem para Pantera Negra, que dizem que é melhor.
Melhor canção original: “Shallow” vai ganhar, é uma música maravilhosa. Aliás, eu amo Nasce uma Estrela, acho um filme lindo.
Melhor documentário de longa-metragem: Não assisti nenhum dessa categoria, mas dizem que Free Solo é o grande favorito.
Melhor mixagem de som: Roma é um bom concorrente, porém, esses filmes mais técnicos, como Primeiro Homem ou Pantera Negra, podem ganhar.
Melhor edição de som: Deve ser o Primeiro Homem, que é sobre viagem à Lua.
Melhor curta de animação: Não tenho a menor ideia, só vi Bao. Pode ser que ganhe, mas não vi os outros.
Curta-metragem live action e Melhor documentário de curta-metragem: Como Glória Pires diria, "não sou capaz de opinar".
Melhor edição: Se Vice não ganhar, eu me aposento. O Infiltrado na Klan pode ganhar, mas a melhor edição é disparada de Vice.
Melhor direção de arte: Vai ficar entre A Favorita e Pantera Negra.
Melhor fotografia: Difícil dizer. Roma é a melhor fotografia, mas Guerra Fria tem grande chance.
Melhor efeitos visuais: O meu favorito é o Jogador Número 1. No BAFTA, quem ganhou foi Pantera Negra, que não está nem indicado nesta categoria. Pode ser que eles deem pra Guerra Infinita, mas eu acho que o Jogador Número 1 é o melhor.
Melhor figurino: Pantera Negra deve ganhar.
Melhor maquiagem e penteados: Considerando os indicados, deve ganhar o Vice.
Por fim, o professor comenta que as indicações já falam por si mesmas. “Quanto à premiação, acho que vai ser muito pelo lado da qualidade mesmo”, acrescenta. De todos os indicados, eu gosto muito de Roma, Vice, Nasce Uma Estrela e, das animações, adoro Ilha de Cachorros e Homem-Aranha. “Se for pra escolher um favorito de todos, é o Roma”, finaliza Harris.
Notícias Relacionadas
E o Oscar vai para… Confira os favoritos da principal premiação do cinema
Cerimônia acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles
Atualidades
Banda QBG lança clipe gravado na Amazônia
Vídeo da música Jesus de Nazaré foi produzido em parceria com Colégio Presbiteriano Mackenzie
Cultura
Séries e jogos remasterizados ganham espaço no mercado de games em 2019
Produtores da Capcom comentam lançamentos durante a BGS 2018
Atualidades
Dublagem de games na BGS
Bruno Sangregório estará presente no estande do Mackenzie durante o evento
Atualidades
Cine-debate Bioflix exibe documentários sobre Biologia
Discussões abrangem meio ambiente, saúde, biotecnologia e educação
Atualidades
Nossos palpites para o Oscar 2018
Entre os indicados favoritos estão Dunkirk, A Forma da Água e Três Anúncios Para Um Crime
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa