Perspectivas 2024: Conheça as Tendências do Mercado Financeiro
12 de janeiro de 2024 | Economia Atualidades Mundo Destaque
À medida que adentramos o ano de 2024, o mercado financeiro se prepara para uma série de transformações marcadas por inovações tecnológicas, desafios geopolíticos e mudanças regulatórias. Para entender o que está por vir nesse cenário, conversamos com o economista da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), professor Josilmar Cordenonssi, que compartilha insights sobre as tendências que podem redefinir a economia nos próximos meses.
O especialista aponta para o Digital Real X (DREX) como a grande inovação tecnológica de 2024. Indo além das moedas virtuais, o DREX é um sistema baseado em blockchain, prometendo reduzir os riscos em transações de ativos. Ele ainda destaca as novas modalidades do Pix, como compras parceladas, e uso internacional, como um possível caminho nas transformações tecnológicas.
O economista destaca a modernização significativa que a tokenização representa para os negócios no Brasil. “É uma revolução na forma de realizar transações financeiras. Ao reservar o dinheiro na forma de tokens, vinculados a documentos e acordos, as transações tornam-se mais seguras, eficientes e menos burocráticas”, afirma.
A mudanças nas regulamentações, como os limites de juros para o crédito rotativo do cartão de crédito, também apresentam novidades neste ano. Agora, a dívida não pode acumular mais do que 100% de juros. Cordenonssi explica que comercialmente, isso pode levar os bancos a restringirem o acesso ao cartão de crédito. “Por outro lado, novidades como o Pix parcelado podem concorrer diretamente com o cartão de crédito, mas com comerciantes assumindo custos financeiros e riscos de inadimplência", analisa.
O especialista frisa que o ponto mais fraco desta evolução tecnológica é o usuário pessoa física. Uma vez que estas tecnologias são muito novas, os usuários não estão familiarizados e são presas fáceis de estelionatários digitais. “Hoje o maior risco não é o hacker que vai acessar as contas bancárias das pessoas e fazer transferências instantâneas para paraísos fiscais. O risco maior está na vulnerabilidade dos usuários”, analisa.
Segundo Cordenonssi, também é preciso prestar atenção nos conflitos geopolíticos que têm ocorrido pelo mundo, já que eles impactam diretamente as cadeias produtivas globais. Ele destaca o nearshoring e o friendshoring, (ações que encurtam as cadeias produtivas para países próximos geograficamente ou politicamente) como tendências promissoras diante dessas transformações.
Para ele, o Brasil, distante desses conflitos e com uma matriz energética limpa, pode se destacar mundialmente ao se beneficiar dessas práticas, atraindo investimentos para setores como o de energia limpa.
Notícias Relacionadas
Liberalismo e Protecionismo no Cenário Global de Incertezas será tema do VI Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica
Evento contará com apresentação de pesquisas científicas e palestras técnicas
Economia
Dicas para manter a organização financeira em meio à crise do coronavírus
Pandemia deve provocar grave crise econômica e agora é um bom momento para se resguardar
Covid-19
II Fórum de Liberdade Econômica debate valores morais e propriedade privada
Christopher Lingle discute legislação e Estado de Direito
Economia
IoT – Tendências e transformações dos negócios
Evento em parceria com a Faculdade de Computação e Informática discute tecnologia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa