Por que eu devo parar de usar copo plástico?
12 de fevereiro de 2021 | Covid-19 Saúde e Bem-Estar Sustentabilidade Responsabilidade Social Instituto Faculdades Faculdade Paraná Destaque
Os copos plásticos descartáveis sempre foram populares, seja por sua praticidade, baixo custo, necessidade ou hábito. Mas seu consumo passou a ser questionado por ser um dos grandes vilões do meio ambiente. Segundo o relatório de 2019 do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico todos os anos.
O grande problema da utilização excessiva do plástico está nos impactos deixados no meio ambiente. O plástico é composto por um material derivado do petróleo, uma matéria-prima não renovável e que envolve uma complexa cadeia de produção, com adição de outros compostos extremamente poluentes. Além disso, é um material de difícil decomposição, podendo ficar de 250 a 400 anos na natureza.
Para a coordenadora do núcleo de Laboratórios da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Rosinei do Vale, o copo de plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente. Para ela, a grande dificuldade está no descarte.
“Como o valor agregado do copo plástico para reciclagem é muito baixo, a maioria dos copos consumidos são descartados em aterros sanitários ou lixões, contribuindo dessa forma com a diminuição da vida útil deles e sendo fonte de contaminação ambiental”, garante ela.
Já o analista de Sustentabilidade da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Victor Perez, acredita que a situação ainda é pior, por tais produtos serem de fácil descarte e inutilização. “Pense no uso que você faz de um copo descartável. Em muitas ocasiões, você utiliza ele apenas uma vez, por pouco mais de 5 minutos. Então o destino será a lixeira – reciclável, se tiver a sorte de encontrar alguma”, afirma.
“A proposta do uso único e do descarte imediato resulta em uma demanda intensa e constante pela produção de novos copos descartáveis e gera uma montanha de resíduos desnecessários diariamente”, explica Perez.
Além disso, o Brasil, além de ser um dos países que mais produz lixo, recicla muito pouco. Do valor total, apenas 1,28% são efetivamente reciclados. Ainda de acordo com o estudo do WWF, cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana.
Diante desse cenário, a conscientização é o caminho para a redução do uso dos copos de plástico e para a redução dos impactos ambientais. “Precisamos repensar e, gradativamente, eliminar a utilização de itens que são desnecessários e que tenham a vida útil muito curta, como copos descartáveis, sacolas de mercado, entre muitos outros”, destaca Perez.
Mudança de comportamento
Entre algumas das formas práticas para contribuir para a redução da utilização de descartáveis feitos de plástico, estão a utilização de garrafinhas e squeezes; a substituição de sacolas por bags ecológicas e canudos de plásticos por produtos biodegradáveis e reutilizáveis; e a aquisição de produtos que tenham refil. Nos últimos anos, diversas cidades brasileiras criaram leis específicas que proibiam a utilização de descartáveis de plástico e colocavam a obrigatoriedade da utilização de materiais biodegradáveis.
Além disso, após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia da covid-19, entidades vinculadas aos órgãos da saúde emitiram várias orientações a respeito dos hábitos a serem evitados, como o compartilhamento de objetos pessoais.
“A covid-19 tem como uma das fontes de contaminação o contato com objetos ou superfícies contaminadas pelas mãos que, levadas à boca, aos olhos ou ao nariz, podem provocar a doença. Portanto, o uso individual da garrafa reutilizável pode contribuir para a redução da disseminação do vírus”, pontua Rosinei.
Sob esta lógica, a FEMPAR e as demais unidades do Mackenzie têm procurado promover a conscientização de seus alunos para que haja a redução da utilização de produtos à base de plástico, principalmente dos copos descartáveis. A meta é reduzir gradativamente a utilização dos copos de plástico nas áreas administrativas, laboratórios e áreas comuns. Além disso, a instituição busca pesquisar sempre novas formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Desde o ano passado, por exemplo, a FEMPAR promove uma ação realizando a distribuição de canecas reutilizáveis para incentivar os cuidados pessoais contra a covid-19 e também para incentivar o menor consumo de copos recicláveis. “Essa ação será contínua com todos os ingressantes. Além disso, a Direção iniciará uma campanha de conscientização com os colaboradores técnicos-administrativos para uso racional de copos descartáveis”, complementa Rosinei.
Notícias Relacionadas
Mackenzie entre empresas de destaque em gestão de Pessoas em 2020
Premiação do Grupo Gestão RH aponta as 46 organizações de excelência no ano
Covid-19
Ricardo Viveiros, um jornalista “estranho”
Conheça a trajetória do jornalista, professor, escritor e empreendedor mackenzista que completa 55 anos de carreira
Cultura
Hospital Evangélico Mackenzie amplia número de leitos de UTI para Covid
São 51 leitos disponíveis para a população de Curitiba
Covid-19
Cuidados necessários para se manter alerta contra a covid-19
Aumento no número de casos torna necessário recordar cuidados básicos
Faculdades
Humans of Mackenzie: “ser professor é ser feliz”
Conheça a história de Ítalo Francisco Curcio, coordenador do curso de Pedagogia
Cultura
Matrículas abertas para cursos de Pós-Graduação EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Não perca a chance de investir em sua carreira
Universidade
Pós-Graduação em Relações Institucionais e Governamentais está com inscrições abertas no Mackenzie Brasília
Curso capacita profissionais para atuação em um dos setores com mais espaço no mercado de trabalho e maior importância para o amadurecimento da…
Faculdade Brasília
Conheça a nova Revista Mackenzie Digital
Ágil, dinâmica, interativa e responsiva, a nova publicação passa agora a ser mensal
Atualidades
Hospital Evangélico Mackenzie incentiva doação de sangue para salvar vidas
Podem doar pessoas que estiverem bem de saúde, com mais de 51 quilos e que tenham entre 18 e 59 anos
Saúde e Bem-Estar
5 dicas para dormir melhor
Existe a posição certa para dormir? Entrevistamos a professora Marília Rezende, especialista do sono, para saber como ter uma boa noite de descanso …
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa