
Por que inundações são cada vez mais frequentes nas cidades?
19 de março de 2025 | Arquitetura Engenharia Cotidiano Destaque
Os desastres naturais de grandes proporções, causados pelo aquecimento global, como as secas e inundações, estão cada vez mais frequentes, causando consequências nas cidades brasileiras e no cotidiano da população. O fenômeno das inundações é resultado do extravasamento da água de determinado corpo hídrico para sua planície, entre outros motivos, pelas chuvas volumosas. Suas causas antrópicas, isto é, pela ação humana, incluem assoreamento dos rios, remoção da mata ciliar e impermeabilização do solo nas cidades.
De acordo com estudo desenvolvido por pesquisadores das universidades de Bristol, na Inglaterra, e Cardiff, no País de Gales, em parceria com a ONG internacional WaterAid, aproximadamente uma em cada cinco, o que representa 17%, das cidades estudadas experimentam a intensificação de secas e inundações, e 20% das cidades testemunharam grandes mudanças de um extremo ao outro.
O livro “Por que as cidades inundam? Dos fenômenos naturais à construção dos desastres”, publicado pela Editora Mackenzie e escrito pelos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Afonso Celso Vanoni de Castro, Pérola Felipette Brocaneli e Antonio Eduardo Giansante, oferece uma análise abrangente sobre os desastres naturais causados pelas inundações urbanas no Brasil.
Ao investigar desde o ciclo hidrológico natural até as complexas interações entre a urbanização e o meio ambiente, a obra revela como a ação humana exacerba esses fenômenos naturais. Os autores guiam o leitor por uma compreensão profunda e necessária desses desastres.
O professor do curso de Arquitetura da UPM e um dos autores, Afonso Celso, explica que recursos hídricos são as soluções adotadas para as infraestruturas urbanas e supressão de vegetação que ampliam as consequências das mudanças climáticas em todo o mundo. Mas, segundo o especialista, há iniciativas que podem mudar esse cenário, como a atuação na superfície das cidades, onde as chuvas caem com um novo sistema de infraestrutura verde para controle do escoamento, redução de impactos e tratamento das águas pluviais.
A estratégia é retardar o escoamento, espalhar e ampliar a infiltração, reduzindo volume e velocidade e, assim, diminuir risco de impactos. “São Paulo levará muito tempo para corrigir esses problemas históricos. É fácil estragar, agora corrigir requer muito esforço”, completa o professor da Engenharia Civil da UPM e autor da obra, Antonio Giasante.
Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e leia um trecho do livro “Por que as cidades inundam? Dos fenômenos naturais à construção dos desastres”. Para comprar o livro físico, acesse aqui.
Notícias Relacionadas

UPM EaD participará do 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
Evento terá como tema a internacionalização do Ead
Universidade

Mackenzie Rio: Canto coral traz benefícios ao corpo e mente de alunos
Atividade contribui para aumentar a autoconfiança, reduzir a ansiedade e o stress
Faculdades

Conheça os novos cursos on-line e gratuitos do Mackenzie
Cursos são voltados para mackenzistas e comunidade externa
Universidade

Hackathon 2025 bate recorde de empresas e se torna a maior edição da história
Evento tem como objetivo desafiar os estudantes a desenvolverem soluções criativas para problemas reais, conectando a academia ao mercado e…
Nossos Talentos

Preservação ambiental aplicada na área da Farmácia é tema de palestra no Mackenzie
Evento faz parte da celebração de 20 anos do curso
Acontece no Mackenzie

Educação Ambiental: alunos do Colégio Mackenzie interagem com animais silvestres
Evento ensina alunos sobre biodiversidade e respeito à natureza
Acontece no Mackenzie

Onda de calor: desafios e estratégias para enfrentar as altas temperaturas
Especialistas do Mackenzie exploram aspectos de saúde, meio ambiente e econômicos
Economia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa