Professora da FDir é premiada na Alemanha por tese de doutorado
31 de outubro de 2024 | Nossos Talentos Universidade Destaque
A professora Fabiana Oliveira Pinho, da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu o prêmio Kieler Doctores Iuris, na Alemanha, por sua tese de doutorado “Menschenwürde als Topos im Völkerrecht: Eine Untersuchung zur juristischen Argumentation auf supranationaler Ebene aus rhetorisch-empirischer Perspektive”, em português Dignidade Humana como "topos" no Direito Internacional: uma investigação da argumentação jurídica no plano supranacional a partir de uma perspectiva tópico-retórica.
A tese, publicada pela editora Duncker & Humblot, em 2023, tem o propósito de sustentar que a dignidade humana pode ser considerada como topos – elementos determinantes para a construção de argumentos que se orientam pelo problema – na prática jurídica internacional, possibilitando o uso no processo argumentativo do discurso jurídico.
Também são analisados casos julgados pela Corte Europeia de Direitos Humanos (CtEDH), no qual os destinatários são indivíduos e Estados, e casos julgados pela Corte Internacional de Justiça (CIJ), que busca solucionar conflitos apenas entre Estados.
Fabiana diz ser uma grande alegria receber o reconhecimento pelo trabalho feito com dedicação e por tanto tempo. “O percurso até o prêmio Kieler Doctores Iuris foi desafiador, desde a escolha por elaborar a tese em língua alemã, até a decisão incorporar as críticas que recebi da banca examinadora na versão publicada da tese, mesmo após a sessão de defesa e a aprovação”, detalha.
“A minha tese de doutorado dá corpo ao enfrentamento do direito como prática argumentativa. Esta perspectiva está presente na forma pela qual elaboro as aulas e apresento o raciocínio jurídico aos discentes como a estruturação de um percurso argumentativo”, disse Fabiana.
A professora conta que “nesses primeiros meses como docente da Faculdade de Direito, encontrei espaço e suporte para desenvolver esta perspectiva do direito como prática argumentativa sem restrições” e, pela oportunidade, agradece as docentes Bianca Richter e Márcia Alvim, e o diretor da FDir, Felipe Chiarello.
Sobre o prêmio
Concedido anualmente pela associação alemã Kieler Doctores Iuris e.V, a premiação tem base em indicações do decanato da Faculdade de Direito da Universidade de Kiel aos doutores que obtiveram a nota máxima na escala alemã de avaliação (summa cum laude), tanto pelo trabalho escrito submetido à banca examinadora quanto pela defesa da tese em sessão pública.
Notícias Relacionadas
Universidade Mackenzie conquista o Estadão Marcas Mais
Pesquisa aponta as marcas pelas quais os brasileiros demonstram preferência
Universidade
Universidade Mackenzie tem cinco cursos com nota máxima no Guia Quero Estadão
Notas refletem o compromisso da Universidade com seus alunos
Destaque
IV Semana Jurídica termina com palestra de Alexandre de Moraes
Ministro do STF debateu Direito Eleitoral e extremismo no universo digital
Universidade
Faculdade de Direito recebe homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo
Honraria foi entregue por conta do aniversário de 70 anos da unidade acadêmica do Mackenzie
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa