Programa Mackenzie de Inclusão participa de evento do Ministério Público do Trabalho
30 de novembro de 2020 | Eventos Instituto Destaque
O Programa Mackenzie de Inclusão (PMI), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), participará do evento virtual Reconecta - Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem como tema a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.
Lançado em 2018 pelo MPT no Espírito Santo em uma iniciativa estadual, o programa terá sua primeira edição nacional e virtual entre os dias 03 e 05 de dezembro, com transmissão gratuita no YouTube do MPT. A participação do Programa Mackenzie de Inclusão será dia 05, às 16h, no painel: Boas Práticas Empresariais, com a apresentação de cases de inclusão bem sucedidos.
A programação contará, ainda, com a presença de empresas, procuradores e servidores do MPT, representantes de órgãos locais e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em workshops, atividades e debates sobre saúde, emprego, moradia, educação,inovações em tecnologia assistiva e pesquisas científicas relacionados às pessoas com deficiência. Segundo informações divulgadas no site do Ministério, o Reconecta tem o objetivo ampliar e fortalecer o processo dessas pessoas, em diferentes segmentos da sociedade.
Trajetória de inclusão
Desde sua fundação, o Mackenzie entende sua responsabilidade social, não discriminando gênero ou classe social. Com base nesses princípios, como explica Cristiane Lico Pieroni, responsável técnica pelo PMI da Coordenação de Gestão por Competências (CGCOM), o Programa de Inclusão foi estruturado com ações que fortalecem e valorizam a história da instituição, com objetivos de promover a igualdade de oportunidades, respeitar as diferenças, desenvolver colaboradores, estimular a autonomia, melhorar o clima organizacional, valorizar a qualidade de vida no trabalho e ampliar a participação social.
Sobre as dificuldades a serem enfrentadas para garantir uma sociedade mais igualitária, Cristiane pontua a importância das políticas afirmativas, como a Lei nº 8.213, conhecida como Lei de Cotas, criada em 1991 com o intuito de assegurar o direito ao trabalho às pessoas com deficiência. Se a empresa tem 100 ou mais funcionários, deve contratar um percentual de 2% a 5% de pessoas reabilitadas ou com deficiência.
“Ainda existem muitas barreiras para serem superadas. Considero a atitude das pessoas como um dos principais empecilhos”, destaca ela.
Segundo Cristiane, vivemos em uma sociedade que faz julgamentos das pessoas de acordo com suas características, em todos os ambientes, seja organizacional, familiar e/ou social.
“Nossa responsabilidade, enquanto instituição de ensino, é contribuir com ações que possam romper paradigmas e introduzir novas formas de pensar as pessoas com deficiência em todos os espaços”, completa Cristiane.
Para que o processo de inclusão aconteça nas empresas, os profissionais precisam refletir individualmente, ter mais empatia, consciência sobre o tema e buscar conhecer mais sobre as deficiências.
“A convivência contribui significativamente no dia a dia para aumentarmos a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho”, explica Tiara Rabaglio Peres, coordenadora da CGCOM.
Ainda segundo ela, o Mackenzie tem como foco a pessoa, com “suas potencialidades e competências. Proporcionar autonomia, para que sejam capazes de produzir é muito importante”, finaliza.
Programação
No primeiro dia, o Reconecta acontece das 10h às 21h, entre as atividades do dia, os participantes poderão saber mais sobre desenho universal, acessibilidade e adaptação razoável e o direito à Saúde, Habilitação e Reabilitação, incluída a Profissional.
Já no dia 04, das 10h às 21h, o evento realizará salas de diálogos sobre moradia para pessoa com deficiência, reconhecimento da capacidade civil e avaliação biopsicossocial. No último dia, das 10h às 18h, entre as mesas de diálogos estão: “Mulheres e Meninas com Deficiência” e “Controle Social e Políticas Públicas”.
Serviço
Reconecta - Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade
Data: de 03 a 05 de dezembro
Horário: dia 03 - das 10h às 21h
dia 04 - das 10h às 21h
dia 05 - das 10h às 18h
Transmissão: acompanhe aqui
Participação do Mackenzie: dia 05, às 16h
Notícias Relacionadas
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Como atuar para uma sociedade mais inclusiva?
Apesar do significativo crescimento das PcDs no mercado de trabalho, ainda há um longo caminho a ser percorrido
Atualidades
Faculdade de Computação e Informática realiza evento sobre desenvolvimento Low Code
Encontro on-line tem como parceira a startup OutSystems
Pesquisa e Inovação
Mack BSB Lives 23 discute colaboração para o combate à corrupção
União entre poder público e iniciativa privada, com práticas de transparência e ética, são o tema do evento desta semana
Faculdades
Mackenzie lança pós-graduação Educação Executiva focada em ambiente corporativo
Serão realizados dois encontros para apresentar novos cursos
Universidade
A prática de desenhar e o desenvolvimento da criatividade das crianças
Nos primeiros anos, as garatujas devem ser estimuladas
Colégios
Conheça as diferenças entre EaD e ensino remoto
Graduação EaD Mackenzie está com as inscrições abertas
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa