Reflexão crítica é a essência da Educação Transformadora
03 de agosto de 2020 | Atualidades Acadêmicos Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
Começou nesta segunda-feira, 03 de agosto, o I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e realizado on-line. Voltado para professores e profissionais da área educacional, o evento discutiu mudanças de paradigma impostas pela pandemia da covid-19 e a necessidade de uma Educação Transformadora.
A primeira palestrante do evento foi a professora da University of Columbia, nos Estados Unidos, Victoria Marsick, que abordou os conceitos relacionados à Educação Transformadora. Para ela, toda transformação está relacionada a um processo de avaliação de significados, conceitos e situações que vivemos.
“Algumas das premissas e a forma que entendemos as coisas costumam acompanhar o contexto que vivemos, mas podemos ter interpretações erradas. O aprendizado transformativo nos leva a questionar essa interpretação anterior e criar um novo entendimento da experiência de cada um para guiar as nossas ações no futuro”, afirmou a professora.
Por isso, para Marsick, a reflexão crítica é a essência da Educação Transformadora, que é a “consideração ativa, persistente e cuidadosa de qualquer premissa de conhecimento dentro das bases que a apoiam para conclusão que levam”. De acordo com ela, esse período de pandemia levou professores ao redor do mundo a se transformarem para se adaptarem ao ensino on-line. “Nesse processo, a gente começa a transformar nossas referências ou os significados dentro dos quais criamos as nossas perspectivas”. explicou.
O Fórum vai até o dia 07 de agosto e, ao longo do evento, serão tratados diversos assuntos relacionados à Educação e Transformação.
Abertura
A cerimônia de abertura oficial do evento contou com a presença on-line de autoridades mackenzistas da Universidade e também do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).
O Chanceler do Mackenzie, Reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, afirmou que a aprendizagem só é possível se os educadores forem transformados e viverem em um constante processo de reflexão crítica. “Jesus chama educadores a serem instrumentos de transformação. Ninguém educa se não for educado e ninguém transforma se não for transformado”, declarou.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que também esteve presente na abertura do Fórum, saudou os professores com uma mensagem de incentivo para o começo de semestre, após o período de adaptação aos novos processos de aprendizagem com as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus. “Estamos mais fortes, sem as surpresas que nos foram aparecendo e exigindo modificações em nossas práticas”, afirmou o reitor.
Ainda estiveram presentes no evento, o Diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura do IPM, José Francisco Hintze; e a Pró-Reitora de Graduação, Janette Brunstein.
Notícias Relacionadas
Palestra on-line discute o preparo dos professores em cenários disruptivos
Encerramento do I Fórum de Aprendizagem abordou transformações e desafios na área da educação brasileira
Covid-19
Universidade prorroga período de renovação de matrícula EaD
Alunos da graduação têm até o dia 07 de agosto para realizar o processo
Notas e Esclarecimentos
Painel internacional aborda aprendizagem transformadora no ensino superior
Professores de diversos países debateram sobre os dilemas atuais no meio educacional
Pesquisa e Inovação
Especialização em Tecnologias de Software é novidade na Pós-Graduação do Mackenzie
Tecnologias emergentes e transformação digital fomentam novo curso
Universidade
Escritor premiado será o próximo convidado do Diálogos
Um dos maiores nomes da Literatura Contemporânea Cristovão Tezza estará na live da Pós-Graduação em Letras
Cultura
Em ranking latino, Mackenzie é a melhor universidade privada em São Paulo
Ao todo, foram avaliadas 166 Instituições de ensino em toda América Latina
Acadêmicos
Conheça os novos cursos da Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização
Matrículas abertas para diversas opções nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas
Acadêmicos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa