Reforma tributária e reformulação do Pacto Federativo no Brasil
29 de outubro de 2019 | Atualidades Ética e Cidadania Para Sempre Mackenzista Responsabilidade Social Universidade Campus Higienópolis Destaque
A necessidade de revisão na tributação brasileira foi o tema central da discussão do V Congresso Internacional de Direito Tributário, que começou nesta segunda-feira, 28 de outubro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis. Além das possibilidades de Reforma Tributária, o debate envolveu também a reformulação do Pacto Federativo.
De acordo com a professora da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, Fúlvia de Gioia, o debate sobre a Reforma Tributária é um imperativo do contexto brasileiro atual. “A tributação no Brasil é uma carga elevadíssima no contexto social e econômico brasileiro. Por isso, a necessidade de se pensar e repensar a estruturação do sistema tributário brasileiro é extremamente complexo”, disse a docente, organizadora do evento, que é realizado pelo grupo de pesquisa Pacto Federativo, Tributação e Financiamento dos Direitos Sociais.
Neste contexto de mudanças, o Pacto Federativo também deveria ser revisto. Este pacto diz respeito à estrutura de arrecadação administrativa do Estado brasileiro, em que existe um equilíbrio entre os entes federados - União, Estado e Município. Esta distribuição é importante pois deixa evidente como será elaborado o orçamento para que o imposto do contribuinte seja investido em serviços públicos.
Na abertura do evento, as reformas tributárias que estão em discussão no Congresso Nacional foram debatidas pelo professor emérito da UPM, Ives Gandra Martins, e pelo presidente da Associação Brasileira de Advocacia Tributária, Marcelo Campos.
Em sua palavra, Martins tratou sobre como a burocracia que condiciona a casa tributária dificulta o desenvolvimento da economia nacional. Para o professor emérito, o Estado brasileiro possui privilégios onerosos e utiliza boa parte da carga tributária. “Existe uma necessidade de lancetar essa condição dos brasileiros que são detentores de poder e que vivem como senhores feudais, em detrimento de como vivem milhões de brasileiros”.
Para o professor, as reformas tributárias que estão no Congresso Nacional apenas simplificam a burocracia, porém aumentam a carga tributária. “O que menos se cuida nas propostas é exatamente em como reduzir esses privilégios”, declarou.
Já Campos defendeu que qualquer reforma tributária deve melhorar a questão da segurança jurídica. “Significa saber o que se paga de imposto, quanto e para quem. Essas questões precisam estar melhores delimitadas pela legislação”, disse.
Notícias Relacionadas
GEMMACK é homenageado após conquista do primeiro lugar em competição
Também foram realizados dois painéis relacionados à formação do novo profissional do Direito
Atualidades
Alunos do Mackenzie Campinas têm artigos aprovados em evento internacional
Estudantes de Engenharia de Produção farão apresentação de artigos na Universidade de Oxford, no Reino Unido
Acadêmicos
Evento no Mackenzie discute inovação e tecnologia nas cidades
Encontro continua até o dia 01 de novembro
Eventos
Faculdade Mackenzie Brasília realiza debate sobre reforma tributária e os desafios da economia digital
Evento é gratuito e acontece dia 17 de outubro
Atualidades
Prevenção à corrupção e Reforma tributária em pauta
Segunda parte do evento de inauguração do Mackenzie Integridade contou com a presença do ministro do STF, Alexandre de Morais
Atualidades
Mackenzie lança Centro de Estudos Avançados de Políticas de Integridade e Políticas Públicas em São Paulo
Autoridades públicas marcam presença no evento inaugural
Ética e Cidadania
Debates Para a Integridade na América Latina
Evento discutiu a corrupção no mundo dos negócios
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa